x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Samuel Dias
    Entrada
    10/02/2016
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 33

Esse fórum está ficando cada vez mais cômico. Os caras soltam o "sinto" e o carro "puxa o freio de mão", e eu que invento coisas
    Desculpem, amigos, foi a última resposta, é que fui acusado injustamente
    Prometo ficar só aqui, mas se vierem perturbar, desculpem, não vai ter outra votação, vou fazer o que tiver que ser feito... passear com a minha super Frontier

A Frontier é cheia de surpresas, tem tecnologia e custa barato, acho que por isso tanta gente fica irritadinha com ela. E o melhor, nada de recalls, nem "brancos", para quem sabe o que é isso. Só doidos que não dão manutenção nela reclamam (e a fábrica responde isso apesar que tem gente que não vê as respostas", tem os malucos que usam ARLA e diesel adulterados e aí ela reclama mesmo, mas problemas pontuais, nada de problemas "seriais", e tem gente que acho que nem lê direito o que compartilha.
    Vamos torcer que a nova Frontier venha ainda mais tecnológica para ensinar para as concorrentes o que é tecnologia de verdade.
    Tá na hora de descabinar, ops...descabeçar alguns por aí... não serve pra nada mesmo...
    Cadê o vídeo que o Edumar disse que ia compartilhar hoje no YouTube? Eu vi alguns trechos e gostei muito, Novamente vai mostrar o quanto só falamos verdades aqui

Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 190
    Citação Postado originalmente por Davidnissan Ver Post
    Pessoal,

Agora queria uma dica, principalmente do amigo Nicolas. Quandos vocês viajam para regiões muito frias, onde chega a ter neve, como Chile e Argentina, você adicionam algum aditivo no líquido do radiador? Vocês têm alguma dica para lugares muito frios, como algum tipo de corrente ou procedimento para fazer com o carro?

As poucas vezes que fui para a Argentina foi no verão, dessa vez quero ir no inverno, mas não muito ao sul, no máximo Bariloche.
    Os líquidos atuais para radiadores, fornecidos pelas concessionárias nas revisões já são lubrificantes, anti-ferrugem, anti-fervura e anti-congelantes.
    Servem perfeitamente para trafegar nas regiões mais frias da América do Sul.
    Se você não faz revisões na concessionária, existem outras marcas de aditivos que cumprem com estas funções.
    Uma delas, com preço bem justo, é o da Radiadores Visconde.
    Vendem no Mercado Livre.
    Quando comprei, eu pesquisei no INMETRO.
    Tem análise de várias marcas, falando as propriedades de cada produto.
    Tentei anexar o arquivo, mas deu erro.
    Pesquise na internet por NBR 13.705-1996.
    Será bem útil.

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Agradecimentos: 125
    Samuel, o que eu percebo é que, por falta de conhecimento, razões culturais, isolamento, ou mesmo preguiça de ler ou entender as coisas, até por incapacidade mesmo, muitos conceitos são realmente distorcidos aqui.
    Coisas que são bem compreendidas lá fora, aqui é um mistério para boa parte das pessoas. Há uma ignorância no entendimento e na compreensão das questões mais básicas. Por conta disso surgem estas coisas de ARLA ser desenvolvido para "reduzir CO2", de comportamentos bizarros de carros quando soltam cinto de segurança, sobre efeito novidade, sobre conceito de multilink, de entendimento sobre o que é um recall, etc. O pior é que você explica, e o cidadão continua insistindo no seu entendimento errado, como se ele estivesse realmente certo.

Tenho um migo que diz que o pior cego é aquele que não quer enxergar, mas pior do que ele é o ignorante que não quer aprender. No fundo é a mesma coisa, mas a complementação do ignorante é para que ele entenda a primeira parte
    Mas eu vou te dizer uma coisa, de todos que falam bobagens, talvez uns 5 ou 10% admitam o erro, o restante insiste nele. Veja a dificuldade que eu tive pra colocar na cabecinha limitada de alguns o que é um efeito novidade, o porque da Frontier ter suspensão multilink, etc. Se é que eu consegui mesmo, porque às vezes eu acho que tem gente que ainda não entendeu nada.

Deixe-me te ajudar um pouco sobre esse assunto de recall. Vou tentar usar instrumentos de convencimento que estejam ao alcance de qualquer um, para nunca dizerem que inventamos coisas ou que nos chamem de mentirosos apenas porque eles sim, possuem uma limitada capacidade de compreensão.

Vou começar jogando a expressão "recall" no Google, deixando que a inteligência artificial dele nos responda, para ser a mais imparcial possível, e ainda assim me usando de uma fonte externa com capacidade de entendimento e reposta.

Esta é a resposta do Google, de sua inteligência artificial para responder à dúvida. Será que alguém tem alguma dificuldade para fazer isso? Impressionante!

Vamos interpretar isso para facilitar a vida de quem não consegue:
    1. Existe realmente uma "coisa" (pra facilitar o entendimento) chamada de "Recall Branco", ou seja, não é nenhuma invenção (O Google reconhece e define a expressão)
    2. Esse recall difere daquele que muitos conhecem mais "popularmente" por ser uma classificação diferente de recall ("O recall branco é diferente do recall normal")
    3. Esse recall não é divulgado publicamente ("conhecendo o risco, o fornecedor não realiza o recall de acordocom os preceitos legais, mas procede ao reparo do produto ou serviço defeituoso de forma velada, semcomunicar às autoridades, à coletividade de consumidores e, por vezes, sem o conhecimento dopróprio consumidor adquirente do produto envolvido.")
    4. O recall "normal" é divulgado publicamente e obrigatório quando envolve segurança ("obrigatório para defeitos que envolvem segurança")

Tudo isso eu não inventei, está na resposta acima.

Dificuldade até aqui: "Zero", pura leitura e entendimento. Mas vamos colocar que algumas pessoas tenham um grau maior de dificuldade, um "Dez"por exemplo, porque não entendeu nada. Acho que agora deve ter compreendido alguma coisa.

O texto que você divulgou ontem foi perfeito, mostrando também o que é recall branco e ainda compartilhando um link de um órgão governamental envolvido também com relações com o consumidor: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos...fornecedor.pdf
    Mais confiável do que isso...

"Há circunstâncias ainda, em que, conhecendo o risco, o fornecedor não realiza o recall de acordocom os preceitos legais, mas procede ao reparo do produto ou serviço defeituoso de forma velada, semcomunicar às autoridades, à coletividade de consumidores e, por vezes, sem o conhecimento dopróprio consumidor adquirente do produto envolvido. A doutrina convencionou chamar talprocedimento de “recall branco”, prática prevista, inclusive, como infração penal, no artigo 64 doCódigo de Defesa do Consumidor."

Para qualquer pessoa com um entendimento até abaixo do mínimo acho que isso seria bastante compreensível, pois basta ler, não precisa nem interpretar de tão claro que são os textos.
    "conhecendo o risco, o fornecedor não realiza o recall de acordo com os preceitos legais", ou seja, é um recall, mas não como determina o ordenamento jurídico, mas é um recall "velado" como bem esclarece o texto (expressão dele). Vão continuar negando agora?

O desanimador é ver que ainda existe gente que, mesmo com uma explicação dessas, ainda sai procurando notícias de recall em sites de anúncios de recalls, do jeito mais convencional, limitado e restrito possível.
    Mas, o sujeito ainda pode dizer: "ahhhhh... mas você disse recall, não recall branco". Recall é um substantivo, e o branco um adjetivo, uma qualidade do primeiro, uma variação, não um objeto (um elemento) novo. Aulas de português... caímos aqui na definição inicial.

O recall branco é uma modalidade antiga, nenhuma novidade até aqui. Conheço isso há décadas desde quando trabalhava em montadoras.
    A legislação exige que as montadoras façam o recall público sempre que o vício (ou defeito) represente um risco à saúde das pessoas. Porém, essa interpretação é facultada ao fornecedor do bem ou serviço, e nem sempre ele reconhece (ou quer reconhecer na grande maioria dos casos) esse risco "A observância de casos concretos tem demonstrado que nem sempre o fornecedor reconhece, deiniciativa própria, a periculosidade apresentada por seu produto ou serviço" (Extraído do mesmo documento que você divulgou)

Por conhecimento prático, de quem trabalhou em montadoras, elas evitam a todo custo emitir recalls. Algumas como a Ford são conhecidas por essas omissões, e já foram muitas vezes acionadas ou compelidas a fazer recalls inclusive por exigência de órgãos públicos, lembrando que nos Estados Unidos ela, ainda assim, é líder de recalls.

Isso não é uma novidade para quem conhece os números desde 2010:

Por conta disso, ela tenta evitar a divulgação de recalls, principalmente no Brasil, onde ainda busca uma recuperação da sua imagem depois que suas fábricas chutaram o país numa vergonhosa operação.

O problema é que ao deixar os fabricantes decidirem o que é um vício que envolve segurança, isso abre brecha para inúmeras interpretações tendenciosas.
    Um freio de mão que se solta pode ser entendido pelo fabricante como um vício de menor potencial de risco, já que o carro está parado, e não em movimento. Ele pode desprezar o fato de que isso pode causar o movimento de um carro estacionado em via inclinada, ocasionando um atropelamento.

Uma simples peça plástica de proteção de lâmpada do teto que se solta representa um risco de segurança à pessoas? Num entendimento simples não, pois é incapaz de machucar alguém ou de provocar uma falha de segurança no carro. Mas, essa peça caindo pode assustar o motorista, desviar a sua atenção, e ele vir a perder o controle do carro e a sofrer um acidente.
    É um caso extremo? Talvez, mas devemos lembrar que uma grande parcela da população tem fobia de insetos e pequenos animais. Algo "voando" sobre ele pode despertar um grande susto e desviar a sua atenção para compreender o que está acontecendo, já temendo o pior. Veja que é muito complicado definir o que é risco, principalmente quando existem interesses ocultos.

Ao final, o fabricante tenta evitar que essa informação de mais um vício se torne pública, demonstrando ou evidenciando a pouca qualidade dos seus produtos, e assim informa os distribuidores (concessionárias) do problema. As concessionárias esperam então o veículo entrar na sua oficina para uma revisão ou uma manutenção corretiva e já faz o reparo, na maioria das vezes sem comunicar o cliente. Desta forma, ela tenta também amenizar as reclamações e a divulgação pública do problema pelos donos.
    Pior do que isso é quando nem fazem o reparo, e deixam o consumidor vir reclamar e ainda cobram pelo serviço. Preciso dizer quem faz isso?

O recall branco é uma realidade entre todas as montadoras. O problema é como elas o classifica e reagem em relação à ele.

Então, meu amigo, você não está errado em seu entendimento, principalmente quando o fabricante é "pego em flagrante" enviando comunicado de intervenções desta espécie às suas próprias oficinas, quando deveria fazer isso ao mercado para que outras oficinas particulares tivessem também a oportunidade de agir preventivamente. Afinal, não é a prevenção o melhor remédio?

Como age a Nissan? E está aqui o ponto que nos interessa neste tópico relativo à manutenção da nossa Frontier
    A Nissan também faz recall branco, desde que o problema não seja de qualquer risco à saúde.
    Eu tive uma Nissan Frontier 2016 que levei para a concessionária para uma revisão, acho que de 20.000km. Fiquei sabendo que trocaram uma dobradiça ou um pino da dobradiça do capô, sem qualquer manifestação minha. Havia um boletim técnico do fabricante informando que um lote daquele pino saiu ligeiramente mais fino (diâmetro menor), e isso provocava ruídos na frente do carro pela movimentação da peça.
    Porém, quando fui retirar a caminhonete depois de pronta, isso constava na folha de serviços, o que foi feito, o porque do serviço e a referência do boletim interno. Eu tive que assinar estar ciente disso.

A Nissan, ao invés de esconder o problema, ela comunica ao cliente que fez aquela intervenção.
    Agora, vejam que interessante, quando eu insisto que manutenções devem ser feitas em concessionárias. Quando você leva o carro lá, eles colocam de imediato o número do chassis e já identificam a existências destes recalls, tantos os públicos como os brancos, e fazem o reparo gratuitamente, o que você teria que pagar numa oficina particular.
    Já imaginou no caso em que você se manifestou, o proprietário tendo que trocar um motor de uma picape por não saber que existe um recall não divulgado, um vício oculto e conhecido pelo fabricante?

Outra vantagem da Nissan é que qualquer um pode consultar isso. Basta levar o número do chassis à uma concessionária e exigir a informação. Muitos fabricantes não agem assim, nem mesmo uma Toyota que tem a mesma origem japonesa da Nissan. Aproveitando... a falha de estabilidade mais do que amplamente conhecida e pública da Hilux já não era motivo de um recall? Veja como o nosso consumidor é atrasado demais, e já deveria ter exigido isso há muito tempo, ou deixado de comprar o modelo até que isso fosse realmente resolvido.

Eu queria sim poder contar muitos problemas que afetam algum modelo de picape, mas não posso. Posso me complicar com isso porque não tenho como provar (ainda). Mas, podem esperar por novidades, aliás, muitas novidades, e infelizmente algumas que não serão divulgadas com a desculpa de "não serem necessárias".

Meu caro Samuel, isso tudo é fato, como sempre fazemos, dizemos e provamos, e qualquer coisa diferente é só interpretação pessoal e equivocada. Como você disse, nós nunca mentimos.
    Clube da Nissan Frontier
    Atuais: Frontier Platinum 2025 e SE 2024
    Antes: Platinum 2024, Platinum 2023, XE 2019, SL 2016, Attack 2015, SL 2015 e S 2015

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Os líquidos atuais para radiadores, fornecidos pelas concessionárias nas revisões já são lubrificantes, anti-ferrugem, anti-fervura e anti-congelantes.
    Servem perfeitamente para trafegar nas regiões mais frias da América do Sul.
    Se você não faz revisões na concessionária, existem outras marcas de aditivos que cumprem com estas funções.
    Uma delas, com preço bem justo, é o da Radiadores Visconde.
    Vendem no Mercado Livre.
    Quando comprei, eu pesquisei no INMETRO.
    Tem análise de várias marcas, falando as propriedades de cada produto.
    Tentei anexar o arquivo, mas deu erro.
    Pesquise na internet por NBR 13.705-1996.
    Será bem útil.
    Que bacana
    Excelente contribuição.
    Essa é a característica principal deste tópico, a informação útil e verdadeira, pesquisada e confirmada. O pessoal aqui é exigente

Aproveitando a oportunidade, e isso vale pra todo mundo que hoje tem ARLA na caminhonete (apesar de que em outras épocas diziam que os motores de suas picapes eram tão tecnológicos que não precisavam disso), tomem cuidado com a qualidade do ARLA que estão colocando em seus carros.
    Eu estava conversando com o pessoal da concessionária uma vez, e eles disseram que inúmeros problemas que vêm ocorrendo no sistema do ARLA tem a ver com produto adulterado ou de baixa qualidade. O sensor que avalia o produto no tanque é muito sensível, ele não perdoa pilantragem.

Para quem gosta de escolher reclamações por aí para tentar convencer que toda picape dá problema, e tem algumas de ARLA, saiba que o problema é externo, não do carro.
    A minha sugestão é usar o produto da Shell, o ARLA 32 Evolux, ou outro de origem certificada. E tomem cuidado com embalagens violadas.
    Recentemente comprei num posto uma latinha de aditivo para S10, e o frentista veio com a lata aberta. Mandei trocar e romper o lacre na minha frente.
    Clube da Nissan Frontier
    Antes: Platinum 2024, Platinum 2023, XE 2019, SL 2016, Attack 2015, SL 2015 e S 2015

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Citação Postado originalmente por Samuel Dias Ver Post
    Desculpem, amigos, foi a última resposta, é que fui acusado injustamente
    Prometo ficar só aqui

É a melhor coisa a fazer.
    Clube da Nissan Frontier

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    mas se vierem perturbar, desculpem, não vai ter outra votação, vou fazer o que tiver que ser feito...
    É a pior coisa a fazer.
    Clube da Nissan Frontier

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Cadê o vídeo que o Edumar disse que ia compartilhar hoje no YouTube? Eu vi alguns trechos e gostei muito, Novamente vai mostrar o quanto só falamos verdades aqui
    Pergunte para o Youtube?
    Tudo agora fere a sua política.
    Mas já resolvi e vou publicar novamente logo.
    Clube da Nissan Frontier

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Citação Postado originalmente por AdalbertoST Ver Post
    dá uma vontade de comprar mais uma
    É isso o que eu ia dizer
    Vai que a Honda feche a Nissan ou a Nissan crie um modelo mais "popular", perdendo as suas boas qualidades... o negócio é estocar
    Estou brincando, pode esperar só coisas boas, inclusive do novo Kicks que vem aí. Já tem concorrente preocupado com as novidades dele. Será mais um grande lançamento da Nissan.
    Tenho certeza que a Nova Frontier que vem aí terá soluções bem interessantes, apesar do modelo atual ainda superar as concorrentes em tecnologia e confiabilidade.
    Clube da Nissan Frontier

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Citação Postado originalmente por Davidnissan Ver Post
    com a ajuda do pessoal do grupo do frontier no whastapp,
    .....
    A grande questão foi que o sensor que fica logo após o filtro tem uma sensibilidade excepecional e ao sinal de umidade ele protege o motor de uma maneira tão eficiente, que mesmo com toda a água que eu peguei, não tive problema nenhum.

Esse é um exemplo de tecnologias que vão muito além de uma tela grande e que não são levadas em conta na escolha de um carro.
    ..........
    A ideia de compartilhar é apenas compartilhar mesmo
    É o que falo sobre tecnologia, e funciona mesmo como pode ver. O duro é bater o carro e descobrir que o assistente de colisão não funciona, como estamos vendo acontecer com alguns modelos.
    Mais bacana do que o grupo ter ajudado, é o fato de você ter compartilhado a informação aqui com a gente. Enquanto alguns tópicos são usados apenas para ironias, provocações, sarcasmos e fake news, aqui temos um grupo unido com conteúdo de verdade compartilhado.
    Lembre-se que essa informação que você colocou aqui não vai só ajudar os amigos daqui, mas todo mundo que visitar o fórum buscando essa informação. Jogou no Google, vai cair aqui.

O pessoal chegou a comentar sobre publicar essa informação aqui, está algumas mensagens aí atrás, mas eu cheguei a dizer que eu ia levar a minha para revisão e que ia perguntar sobre o sistema para conhecê-lo mais e compartilhar isso aqui.
    Mas foi legal você compartilhar essa informação, que também mostra o quanto a Nissan não economizou na Frontier, colocando nela tudo o que tem de melhor no mercado.
    Clube da Nissan Frontier

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Citação Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    e ainda tem quem se ilude em acreditar em opção que "valoriza mais".
    Não valoriza e provo isso
    Clube da Nissan Frontier

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Citação Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    O que eu acho que a Nissan deveria fazer era lançar uma versão básica com uma turbina e só aumentar a potência, colocar uma suspensão de feixe de molas, freios a disco só atrás, estribo de plástico, etc... bem ao gosto do povão
    A Nissan já colocou no mercado versão 4x2, não vendeu muito e é bem desvalorizada hoje.
    O púbico da Nissan é um nicho, diferenciado, ele sabe o que quer e não quer pouco não. Pra quem quer qualquer coisa, não faltam opções. Olha a Titano, ela ainda está se ajustando ao número real dela (aquela parte do gráfico que publiquei aqui uma vez), mas se continuar mantendo o bom preço que vem praticando, vai atender muitos gostos. Mas, tem um público que quer Amarok, Triton e Frontier, e não aceita outra. Não adianta criar outras versões delas que não vai rolar.
    A Frontier tem 6 versões, mas todas com a mesma filosofia. Desde a versão S o essencial está lá, freio a disco nas quatro rodas, um sistema de controle de estabilidade que ainda não tem igual aqui, suspensão multilink, etc... A base é igual, vai só acrescentando recursos nas demais versões.
    Clube da Nissan Frontier

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP

Sim, os tempos são outros. A fama de indestrutível migrou da "líder de vendas" para a Frontier.
    O mercado tem afirmado isso. A Frontier é a mais confiável hoje, a que menos apresenta problemas.
    Todo carro pode ter problemas, pode ser o melhor do mundo.
    Alguns problemas são inaceitáveis, recorrentes e graves, e isso não pode acontecer.

A Frontier nesse ponto tem sido vista pelo mercado como a mais tecnológica e mais confiável, o que achavam que seria o contrário, por exemplo, a suspensão multilink, que diziam que não aguentaria nada. O motor biturbo, que falavam que ia viver aberto como o biturbo da Amarok... Mas, é muito raro achar um dono de Frontier que teve alguma problema mais sério com ela.

Você vê no reclameaqui que não tem um padrão de defeitos, mas só um ou outro caso, e percebe que tem muita gente que não dá manutenção, que usa ARLA e diesel ruim, etc... É que os haters não se atentam às reclamações, mas podem ver isso com facilidade.
    Não são problemas recorrentes que até acabam virando recall. Mesmo lá fora, ela tem uma confiabilidade muito grande.
    Clube da Nissan Frontier

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 10 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 10 visitantes)

Tópicos Similares

1. Novo Vitara 4° Geracao 2017
      Por wagner4wd no fórum Suzuki
      Respostas: 303
      Última resposta: 05/08/2025, 16:49
    2. Respostas: 0
      Última resposta: 23/03/2020, 12:32
    3. Respostas: 1
      Última resposta: 09/01/2009, 12:49

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem