Powered by vBulletin

Os novos motores diesel só suportam S10 e S50?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123
  • 09/08/2014, 16:20
    WaltinhoFinger
    Caros,

Em relação ao uso do diesel s10 ou s50, na Frontier (a minha é 2013), me aconteceu o seguinte e recebi as seguintes informações.

Relatei que faria uma viagem para o Uruguai e que talvez não desse para completar a viagem sem reabastecer. Tendo em vista que no Uruguai é difícicil encontrar o s10 ou s50, perguntei ao mecânico se na frontier poderia ser colocado diesel comum...

Ele disse que o recomendável é o uso do s10 ou s50, mas que em alguma eventualidade, poderia ser utilizado o diesel comum, entretanto, ocorreria o seguinte:

- se andasse muito, poderia ocorrer um saturamento nno filtro ou catalizador (não sei se entendi direito) e a picape acenderia uma luz indicativa no painel. Quando isso ocorresse, ela entraria em um modo de segurança, com velocidade limitada em torno de 100 km horários. Tambem sairia uma fumaça pelo escapamento.

- deveria então, terminar a viagem sob essas condições e logo em seguida, abastecer todo o tanque com diesel s10 ou s50 e andar por uns 20/30 minutos em velocidade mais constante em alguma rodovia. Com isso, a própria picape "limparia" o acumulo e o motor voltaria ao normal.

- me disse que não eram todas as picapes que teriam essa condição e que em algumas teria que ser feita uma substituição de componentes.

Essas foram as informações que me passaram, acabei por não precisar, pois deu bem certinho a ida e volta (em torno de 900 km), sem precisar abastecer...

Será que não estácorreto esse posicionaento do mecânico?

Abraços.

waltinho
  • 10/08/2014, 10:00
    Atila250s
    Olá Loyer, não gosto muito de me promover, mas para justificar a minha afirmação vou me apresentar. Sou engenheiro mecanico e eletronico, e trabalho há 22 anos com turbinas de diversos fabricantes como GE, RollsRoyce, Solar, etc... O que afirmo é fato, não é achismo. Vc e muitos colegas aqui do fórum na mesma situação que vc tiveram foi muita sorte. Essas turbinas automotivas chegam a rotações na ordem de até 180.000 RPM. Os mancais de deslizamento das mesmas se deterioram muito rapidamente com a sujeira do óleo. Pense bem, se seu carro durar eternamente vc não compra outro novo. Fabricante automotivo só pensa em vender mais carros. Ainda mais no Brasil em que o consumidor vende seu carro com apenas um ano de uso.
  • 10/08/2014, 16:26
    Loyer
    Citação:

Postado originalmente por Atila250s Ver Post
    Olá Loyer, não gosto muito de me promover, mas para justificar a minha afirmação vou me apresentar. Sou engenheiro mecanico e eletronico, e trabalho há 22 anos com turbinas de diversos fabricantes como GE, RollsRoyce, Solar, etc... O que afirmo é fato, não é achismo. Vc e muitos colegas aqui do fórum na mesma situação que vc tiveram foi muita sorte. Essas turbinas automotivas chegam a rotações na ordem de até 180.000 RPM. Os mancais de deslizamento das mesmas se deterioram muito rapidamente com a sujeira do óleo. Pense bem, se seu carro durar eternamente vc não compra outro novo. Fabricante automotivo só pensa em vender mais carros. Ainda mais no Brasil em que o consumidor vende seu carro com apenas um ano de uso.

Quem sou eu para discutir com um engenheiro...
    O que relatei foi por experiencia e continuarei seguindo a recomendação do fabricante, ou seja, troca de oleo a cada 10.000 Km como sempre fiz e nunca tive problemas.
    Sinceramente não acredito que tenha sido sorte chegar aos 200.000 km com turbina original pois já perdi duas numa S-10 com menos de 6.000 km. Acredito muito mais na qualidade de construção do que na sorte...
  • 10/08/2014, 20:26
    Walter da Camper
    Eu sempre achei que a questão da quilometragem da troca do óleo estava mais ligada à perda das suas propriedades químicas do que ao acúmulo de sujeira, já que existe o filtro de óleo que "teoricamente" teria que reter a sujeira.

Citação:

Os mancais de deslizamento das mesmas se deterioram muito rapidamente com a sujeira do óleo.
  • 10/08/2014, 23:51
    WaltinhoFinger
    Galera e em relação aquilo que escrevi, ta certo ou errado?

Abs.
  • 11/08/2014, 05:23
    HERICK
    Citação:

Postado originalmente por WaltinhoFinger Ver Post
    Galera e em relação aquilo que escrevi, ta certo ou errado?

Abs.

No seu lugar eu não colocaria o diesel s500 em hipótese alguma, pois o prejuízo pode ser grande, opinião de quem já presenciou os males causados pelo uso do diesel s500 numa frontier igual a sua ok!
  • 15/08/2014, 16:57
    fpandur
    Sobre o intervalo de troca de óleo, a Nissan indica no manual de manutenção, tanto para o MWM 2.8 mecânico como para o motor da Frontier (eletrônico) a troca com 10000 Km ou 5000 Km quando utilizando em condições severas. Entende-se por condições severas, dentre outras situações, o uso rotineiro em trechos urbanos curtos e engarrafamentos. Assim, entende-se que a troca de 10000 Km é para quem utiliza o veículo de forma predominante na estrada.
  • 18/08/2014, 23:54
    WaltinhoFinger
    Citação:

Postado originalmente por HERICK Ver Post
    No seu lugar eu não colocaria o diesel s500 em hipótese alguma, pois o prejuízo pode ser grande, opinião de quem já presenciou os males causados pelo uso do diesel s500 numa frontier igual a sua ok!

Ok.. sem duvida vou seguir o conselho... hehehe

E sendo assim, como se faz em viagens para o Uruguai ou Chile?

O pessoal que viaja para aquelas bandas será que cosegue s10 por lá? E os camionheiros?

Que bucha isso... Se alguém souber, me dá uma dica, pois estava pensando em fazer uma viagem longa para aquelas bandas... mas não vou correr o risco, se não tiver diesel correto...

Abracos e obrigado pelas dicas.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:18.