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  • #1

    Frontier e as normas do PROCONVE L6.




    Em meio a concorrentes reestilizadas e, muito em breve, novas, restou à Nissan Frontier manter ao menos um bom conjunto mecânico. Agora a Frontier é a única picape com motor adequado às nomas do PROCONVE L6, que entrará em vigor a partir de 2.013, que exige emissão máxima de 1,3 g/km de monóxido de carbono e 0,08 g/km de óxido de nitrogênio. Além de estar 32% mais potente e com torque até 26% maior, a picape está até 10% mais econômica em estradas e 9% em ciclo urbano.
    A Nissan foi buscar na Europa a tecnologia para adequar o motor YDK 2.5, 16 V turbodiesel às normas, e envolveu também um ganho de potência e uma reorganização na gama de versões. As opções XE 4×4 e SE Attack 4×4, por exemplo, passaram de 144 cavalos a 4 mil rpm para 190 cv a 3.600 rpm, enquanto a LE 4×4 e a LE Attack 4×4, com 172 cv a 6 mil rpm, também foram para 190 cv. As outras versões da linha, que desenvolviam 144 cv a 4 mil rpm (XE 4×2 e SE 4×2), pularam para 163 cv a 3.600 rpm.

    A norma brasileira Proconve P7, que regulamenta as emissões para veículos pesados novos foi estabelecida pelo Conama já entrou em vigor no País agora em 2012.
    Já o Proconve L6, é uma norma voltada para veículos leves e tem previsão de vigorar no Brasil a partir de 2013.

    RESOLUÇÃO CONAMA Nº 415, DE 24 DE SETEMBRO DE 2009 Ministério Público - RS - Meio Ambiente

    Dispõe sobre nova fase PROCONVE L6 de exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores para veículos automotores leves novos, importados e de fabricação nacional de uso rodoviário.Considerando os princípios da educação e informação ambiental,
    expressos no art. 225, § 1o, inciso VI da Constituição Federal;
    art. 9o, inciso XI, da Lei no 6.938, de 1981, e no Princípio 10 da
    Declaração do Rio de Janeiro de 1992;
    Considerando a necessidade de promover a conscientização
    da população, com relação à questão da poluição do ar por veículos
    automotores.
    PROCONVE L6:
    I - monóxido de carbono (CO): 1,30 g/km;
    II - hidrocarbonetos totais (THC), somente p/ veículos a gás
    natural: 0,30 g/km;
    III - hidrocarbonetos não metano (NMHC): 0,05 g/km;
    IV - óxidos de nitrogênio (NOx): 0,08 g/km;
    V - aldeídos (CHO) p/ ciclo Otto: 0,02 g/km;
    VI - material particulado (MP) p/ ciclo Diesel: 0,025 g/km;
    VII - monóxido de carbono em marcha lenta p/ ciclo Otto:
    0,2% em volume.

    Anthom

  • #2
    Me informaram que para atender o protocolo PROCONVE L6 ou EURO V, esse motor YDK3 2.5 16V tem duas EGRs para o resfriamento dos gases e diminuição das emissões de NOx, e o filtro catalisador DPF.

    Anthom

  • #3
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    Pois é, mas cadê o diesel para isso? Comprei uma SE ATTACK 11/12, e o manual recomenda combustível diesel cetano 50 ou superior, que não tem aqui em Brasília. Tenho abastecido como o novo S-50, mas o cetano ainda é 46.

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Me informaram que para atender o protocolo PROCONVE L6 ou EURO V, esse motor YDK3 2.5 16V tem duas EGRs para o resfriamento dos gases e diminuição das emissões de NOx, e o filtro catalisador DPF.

    Anthom

    Na verdade, "EGR" é a denominação para motores dotados com sistema de recirculação de gases. Os novos motores Euro V de alta rotação, utilizam este sistema para não depender do "Arla 32", que faz o tratamento pós-queima. No sistema EGR, parte dos gases de escape são resfriados e devolvidos á câmara de combustão, reduzindo em nível aceitável o Oxido de Nitrogênio.
    Inclusive, neste sistema, a utilização do diesel com alto teor de enxofre, é muito mais prejudicial que no sistema "ASR" (com Arla 32).
    Quando o enxofre é queimado, torna-se Dióxido de enxofre. Quando devolvido á câmara de combustão, a segunda queima tornando o Anidrido Sulfuroso, é altamente corrosivo. para se ter uma idéia, esse componente é a fórmula do ácido sulfúrico. Em curto prazo, você tem a sedimentação das válvulas, perdendo taxa de compressão. A médio prazo, danifica o pistão.
    CUIDADO COM PAPO DE VENDEDOR DIZENDO QUE VEÍCULO 2012 PODE USAR QUALQUER DIESEL!!

  • #5
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    Duvida, dizem que as fabricadas apartir de 2012, a minha é modelo 2012, é a mesma coisa ?? no que se diz recomendações do S50.

    E porque somente os 2013, que vem com um filtro a menos, então não seria esse modelo que somente poderia usar o S50.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por WILSON BRUNO MULLER Ver Post
    Pois é, mas cadê o diesel para isso? Comprei uma SE ATTACK 11/12, e o manual recomenda combustível diesel cetano 50 ou superior, que não tem aqui em Brasília. Tenho abastecido como o novo S-50, mas o cetano ainda é 46.
    Palhaçada isso. Pelo que sei só o Diesel Podium da Petrobras atende. Mas é mais dificil de encontrar que cabeça de bacalhau.

    Tem esse localizado da Petro, em Porto Alegre ainda não têm esse combustível. Já é complicado achar o S50 que tá no mercado desde 2009, imagina esse.
    Petrobras - Localizador de postos

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