x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
    Usuário
    Entrada
    13/03/2015
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0

Pajero GLS-B - Motor e Câmbio automático

Boa tarde
    Sou leigo no assunto e peço ajuda.
    Minha Pajero GLS-B 97 está queimando muito óleo ( o nível de óleo desce perceptivelmente se rodar uns 50km. e se passar o dedo dentro do escapamento percebe-se que está cheio de óleo ). Além disso o câmbio automático está ruim. A 3º e 4º só entram quando o motor atinge 4000 rpm e ainda assim só passa se tirar o pé do acelerador. Infelizmente não é o cabo do Kick-down, como já explicado em outro tópico.
    Levei numa mecânica especializada em câmbio automático e recebi orçamento de 4 a 5 mil reais. O que acham? É isso mesmo? Ainda não peguei orçamento pra consertar o motor, mas gostaria de saber se isso é caso de retífica e se alguém sabe o valor aproximado do conserto e se vale a pena.
    Moro no Rio de Janeiro; se alguém souber indicar oficinas de confiança(!) (não aguento mais ser enrolado) eu agradeço.
    Levar em concessionária é furada mesmo? Liguei pra Mit Rio e disseram que só pra diagnosticar o problema custa R$245. Vale a pena? Ao menos numa concessionária me parece que não teria o risco de eu gastar dinheiro e o ainda carro sair ruim... (pois é o que aconteceu comigo em oficinas de pseudomecãnicos...)
    Agradeço quem puder ajudar.

Usuário Avatar de RValle
    Entrada
    01/05/2012
    Local
    Eldorado do Sul/RS
    Agradecimentos: 4
    Amigo, a sua é a gasolina ou diesel? Eu manjo do V6 gasolina, que é o meu. Fazer um V6, só mecânico com culhão pega para fazer. A maioria se caga de medo. Preço pra retífica de um, não sendo na CSS, agora com esse dólar, acho que uns 6 mil reais no mínimo, para vc dormir tranquilo. Diesel deve ser uns 30% mais caro para fazer.

Como tá o nível do óleo da caixa e será que é o original?

Queimando tanto óleo assim, então a fumaceira deve ser bastante, certo? Motor fraco ou está xôxo. Pode ser bastante coisa, até anél de pistão quebrado.

Você até pode fazer o diag na CSS, mas fazer o motor lá vai ficar metade do preço do seu carro, acredite.

Para os confrades ajudarem, passe mais informações do teu carro.

Abraços,
    Toyota SW4 02 1KZTE (Marinete)

Usuário
    Entrada
    13/03/2015
    Local
    rio de janeiro/RJ
    É Gasolina. Motor V6 3000. O óleo da caixa não sei se é original, peguei assim. O nível está normal.
    Não tem fumaceira pelo escapamento, mas tem aquela crosta de óleo por dentro; realmente é estranho. Que pode estar acontecendo? Não sei dizer se o motor está fraco pois nunca dirigi um outro carro de grande porte assim pra comparar. Realmente ele não tem arrancada rápida, mas acho que é normal pois pesa 2,5 toneladas. Em alta velocidade, ele chega a uns 80km/h tranquilo, mas depois disso fica um pouco ruim de desenvolver, mas acho que é por causa de problema do cambio automatico, pois se eu pisar um pouco mais (pra ele desenvolver) a marcha troca por uma menor. Então é difícil passar de 80, 90 km/h. Até fiz uma viagem há umas 2 semanas e forcei um pouco - cheguei a mais de 110km/h, mas ficou forçado.
    Estou receoso de mandar consertar a caixa de marcha e depois não conseguir resolver o motor. Ele liga no estalo. Anda tranquilo, mas esse negócio de baixar o óleo assim, é estranho demais.
    Na concessionária eles são honestos? POde-se confiar nesse diagnóstico? Se for um conserto mais simples, que não precise de retífica, eles vão dizer? Meu problema é que não entendo nada de mecânica e não acho profissional em que possa confiar.
    Obrigado pela ajuda!

Usuário Avatar de RValle
    Entrada
    01/05/2012
    Local
    Eldorado do Sul/RS
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por floatbr Ver Post
    É Gasolina. Motor V6 3000. O óleo da caixa não sei se é original, peguei assim. O nível está normal.
    Não tem fumaceira pelo escapamento, mas tem aquela crosta de óleo por dentro; realmente é estranho. Que pode estar acontecendo? Não sei dizer se o motor está fraco pois nunca dirigi um outro carro de grande porte assim pra comparar. Realmente ele não tem arrancada rápida, mas acho que é normal pois pesa 2,5 toneladas. Em alta velocidade, ele chega a uns 80km/h tranquilo, mas depois disso fica um pouco ruim de desenvolver, mas acho que é por causa de problema do cambio automatico, pois se eu pisar um pouco mais (pra ele desenvolver) a marcha troca por uma menor. Então é difícil passar de 80, 90 km/h. Até fiz uma viagem há umas 2 semanas e forcei um pouco - cheguei a mais de 110km/h, mas ficou forçado.
    Estou receoso de mandar consertar a caixa de marcha e depois não conseguir resolver o motor. Ele liga no estalo. Anda tranquilo, mas esse negócio de baixar o óleo assim, é estranho demais.
    Na concessionária eles são honestos? POde-se confiar nesse diagnóstico? Se for um conserto mais simples, que não precise de retífica, eles vão dizer? Meu problema é que não entendo nada de mecânica e não acho profissional em que possa confiar.
    Obrigado pela ajuda!
    Pois é o da 3000 é 150cv se não me engano de cabeça e tem versão com menos e mais válvulas. Realmente ele não é rápido nas retomadas. Com sua caixa zoada então...

Ele não tem mais de duas toneladas não. A duas portas tem 1700 quilos. Quatro portas não deve chegar nos 2000 quilos.

Bom... como não tem fumaça e na descarga tem óleo? Não faz muito sentido isso, pois o que sai na descarga é depois que queimou na combustão do motor. Se sai óleo pela descarga, SIM, ele deve fazer uma fumaceira. Mas ok, isso é só um dos problemas. Você tem dois. Sugiro não pegar estrada com ele assim com o problema no motor e caixa, ok?

Se você pretende ficar com o carro, logicamente vale a pena fazer o serviço.

Pensa assim: se meu carro tá ruim de marcha, mas ele anda e o motor só baixa óleo e consigo andar com ele sem ouvir barulho de máquina de costura quebrada... então primeiro dá uma olhada na caixa e veja o que tem que ser feito. Caixa arrumada, vamos ver o motor. Uma caixa usada de Pajero V6 deve estar uns 5 mil reais, pra vc ter uma noção. Mas pode ser arrumada tranquilamente por bem menos, dependendo do que seja.

Mecânicas de câmbio tem várias que atendem bem a carros importados. Se o mecânico for sério, ele dirá para você usar o óleo de caixa original MIT. SIM, tem que ser o original. Se o mecânico disser que não precisa ser o original, caia fora e veja outro mecânico.

Agora, na CSS eles vão enfiar a faca, não importa o estado do Brasil você esteja. Eu sugiro você esperar até algum confrade daqui indicar um bom mecânico, caso você não conheça algum. Teu carro tem mais de 17 anos e só se você está montado na grana, ok, vá na CSS e faça o pacote completo... uns 15 a 20 mil com caixa e motor feitinhos.

Abração
    Toyota SW4 02 1KZTE (Marinete)

Usuário
    Entrada
    13/03/2015
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Ele tem 12 válvulas. É estranho mesmo esse negócio de baixar o óleo, ter óleo na descarga, mas não sair fumaça. Se eu soubesse que não precisarei retificar o motor, eu consertaria o câmbio; essa dúvida que está me matando. Não quero gastar um dinheirão e ainda ter dúvidas sobre o carro, entende?
    Esse mecânico do câmbio automático (orçamento de 4 a 5 mil) ele é bem falado por muita gente. Fiquei um pouco receoso pelo fato de ele só ter andado no carro e me dado o diagnóstico. Por telefone ele disse que passaria um "scanner" nele; na hora, ele andou uns 5 min. e disse que uma peça de aluminio provavelmente quebrou e está com vazamento interno de óleo, e passou o preço... Fico desconfiado pois a marcha passa precisamente quando atinge os 4000rpm. Sou ignorante em mecânica, mas como uma coisa quebrada, com vazamento, vai sempre(!) passar no mesmo ponto? E o problema é só esse, de esticar muito pra passar a marcha - nada mais.
    Eu andei 1h com ele agora e deitei sob o carro, percebi que os ferros estão com óleo e ouvi também o que parece ser umas goteiras de óleo caindo sobre os ferros. Curioso que não pinga no chão. Mesmo com isso, não é possível baixar tanto o nível de óleo, né?
    Realmente não estou com grana pra mandar fazer na concessionária e fechar os olhos. A idéia de levar lá, seria só pra receber um diagnóstico confiável(??), pois ninguém sabe me dizer o que realmente acontece com o carro. Pois eu não sei o que o carro tem e, por conseguinte, não sei o que fazer com ele...
    #vou aproveitar pra te fazer uma pergunta: quando você viaja e usa muito o freio - p. ex. numa descida de serra - seu freio muda? Nesse carro o freio passa a ficar menos sensível e, se antes ele freava com um leve toque no pedal, nessa hora tem que afundar mais o pé. Ele freia somente quando atinge o final do pedal... Perguntei pra um mecânico na estrada e ele disse que não é nada, é só porque o sistema aqueceu pois eu usei muito o freio... Realmente após uns 30min. parado ele voltou pro normal. Procede esta explicação?
    Valeu. Abraço!

Usuário Avatar de GUSTA_BTS
    Entrada
    24/10/2012
    Local
    Barretos/SP
    Boa tarde, amigo minha esposa usa uma pajero desta no dia-a-dia, e as vezes viajamos com ela e eu vou dirigindo, ela anda bem a 140 Km\H, até 160 Km\H, (não recomendado) na reta, vc verificou se o botão de "over drive" não está acionado? que faz o cambio trocar as marchar com um giro maior, ou pode ser algum problema relacionado e este botão, a respeito de baixar óleo do motor, a minha não baixa tando assim 0,5 litros a cada 5.000 KM rodado, tem um pequeno, mas pequeno mesmo merejamento no retentor traseiro, que sai para a caixa de cambio, eu ainda não mexi nos retentores da parte da frente do motor, pois o antigo dono já tinha trocado a correia dentada a pouco tempo, e o mesmo mecânico que está continuando a manutenção preventiva dela, disse pra rodar mais um pouco, pra trocar a correia, que já está comprada, e quando desmontar pra trocar a correia já vou dar uma geral nos retentores da frente acho que pode ter algum vazamento por lá tbm, tampa do comando de válvulas, eu iria pra este lado antes de abrir o motor inteiro, o mecânico disse que tinha trocado os tuxos hidráulicos dela tbm a pouco tempo originais, aos 100 mil começa a dar problema, mas não precisou abrir o motor inteiro, verifica esta possibilidade tbm, ela está com 125 mil KM rodado hoje, acho que com 140 ou 150 mil eu troco a correia dentada, pois foi trocada com 100 mil, e dou está geral nos retentores dianteiros, verifica se consegui fazer esta geral na sua agora tbm, abraço

Usuário
    Entrada
    13/03/2015
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Então Gusta_Bts, o meu problema é que não tenho mesmo um mecÂnico de confiança. Nos últimos meses um mecânico mexeu no carro com objetivo de tirar vazamento. Ficou mais de 3 meses com ocarro saindo e voltando pra oficina e o orçamento de R$900 parou em mais de R$3.000, considerando as peças. A última que ele disse é que o comando de válvula estava ruim. COmprei uma nova (R$950) e ele trocou. Junto com isso ele trocou vários retentores ali da frente. Cebolinha de óleo também e mexeu no diferencial. Enfim, não sei se precisava mesmo ou se foi enrolação pra ganhar dinheiro. Ao final de tudo, o carro ficou sem vazar, mas agora parece que já voltou - embora não seja o suficiente pra pingar no chão. A sua acontece esta questão do freio que relatei no post anterior? E o consumo? A minha faz na cidade de 4 a 5km e na estrada consegui fazer o máximo de 7,5km.

Usuário Avatar de GUSTA_BTS
    Entrada
    24/10/2012
    Local
    Barretos/SP
    Bom dia, a respeito do freio tbm percebi isso, na viagem que fiz nela no começo deste ano para Ubatuba e Ilha Bela, o freio qdo quente fica mais "burachudo" mesmo, mesmo usando o freio motor as vezes não tem como ficar sem usar o freio de pé, por ser automática na trilha de castelhanos em Ilha Bela, tem alguns pontos íngremes, que mesmo colocando no over drive as vezes ela vai embalando, não sei se tem uma outra maneira de melhorar o freio motor para estes casos ainda não fui atrás pra conversar com os mais entendidos no assunto, talvez utilizando o cambio em "L" ou "2" possa melhorar em descida de estradas não pavimentadas em má condição, não deixando embalar muito, o consumo está igual ao seu, na cidade com minha esposa está fazendo 300 Km por tanque +- média de 5 KM\L, na estrada consegui fazer no máximo 7,8 Km\L de média ,mas se apertar um pouco fica na média de 6,6 à 7 KM\L de média geral cidade\estrada.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Pajero Sport Hpe 2.8- cambio automatico
      Por Senger no fórum Mitsubishi
      Respostas: 4
      Última resposta: 23/10/2021, 16:04
    2. Câmbio automático Pajero
      Por nelsonnrc no fórum Mitsubishi
      Respostas: 14
      Última resposta: 21/06/2014, 08:28
    3. Cambio Automatico Pajero GLS-B 3.0 98
      Por ldurval no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1