x
Convex Datacenter
Página 40 de 69 PrimeiroPrimeiro ... 303132333435363738394041424344454647484950 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 469 a 480 de 828
  • #469
    Usuário
    Entrada
    16/06/2015
    Local
    Umuarama/PR
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0



    Olá amigos,

    Comprei uma Dakar 2010/2011 com 80 mil km e estou com dúvidas sobre o diesel a ser utilizado.

    Sei que esse assunto já foi tratado em vários tópicos aqui do fórum, mas não achei nada específico sobre a Dakar. Venho utilizando o diesel s-10 e o carro se comporta bem, mas notei vários relatos de proprietários de Pajero Full que dizem que o s10, por ter menos lubricidade, acaba prejudicando a bomba injetora.

    Alguém sabe se esse problema ocorre também com a Dakar? Nas viaturas fabricadas após 2012 o uso do s10 é obrigatório, mas e nas anteriores? É melhor usar o s500 ou dá pra usar o s10? Como os amigos têm feito?

    abraços,

    Marcelo

  • #470
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Meu caro amigo Marber ...

    Primeiramente, seja bem vindo ao fórum ... e parabéns pela aquisição ... você está muito bem “montado”!!!! ... sua viatura está novíssima ... com 80.000 kms é um bebê ainda ... e tem muito sentido a sua preocupação ...

    Sou proprietário de Pajero Full e sei da insegurança que está passando pela sua cabeça quanto à escolha do diesel ... e não posso me furtar a tentar ajudá-lo ... acho que isso é fácil de resolver ... espere, que outros colegas do forum, além de mim, e até bem mais experientes, vão tranquilizá-lo, quem sabe até acrescentando, retocando ou corrigindo algumas considerações que citarei abaixo ... você vai ver que o ponto forte deste forum é a solidariedade, além, é claro, do vasto conhecimento que muitos daqui tem e sentem prazer em compartilhar ...

    Pois bem ... vamos lá ...

    Primeiramente, fique tranquilo quanto à bomba injetora ... sua viatura (tal como a minha) não tem bomba injetora, pois é dotada do sistema common rail (se, por ventura, você não sabe como funciona, depois, com mais tempo, procure saber) ... portanto, você não tem que se preocupar com o S10 neste sentido ... OK? A bomba de alta pressão do sistema common rail adaptou-se bem com o S10 ... pelo menos a gente não vê reclamações ...

    Após o lançamento do diesel S10, o que a gente observa é que alguns proprietários de viaturas fabricadas antes de 2012 se mantiveram no uso do S500 ... outros, migraram para o S10 por acreditarem nas propriedades dele ... desses que migraram para o S10, alguns acreditam que sua lubricidade é suficiente para prover os motores de suas viaturas do desempenho que necessitam ... outros, pelo sim, pelo não, colocam aditivos suplementares (a exemplo de um tal Teccom 10 Road), por acreditarem que tais aditivos irá melhorar a lubricidade do S10, além de trazer outros supostos benefícios para o motor ...

    O assunto que tem “rolado” é que muitos mecânicos estão aventando que estão recebendo em suas oficinas muitas viaturas modernas, já common rail, de 2008 para cá e que utilizam o S10 ... e que estas viaturas estão apresentando problemas em bicos injetores ... e alguns estão atribuindo isso à baixa lubricidade do diesel S10 ... entretanto, não há provas concretas de que o S10 seja, verdadeiramente, o “vilão da história” ...

    Temos um caso interessante e recente de um colega do fórum que utilizava S10 na Triton 2009 dele, a qual acabou apresentando problemas de bicos (teve que trocar todos) ... só que ele utilizava pouco a viatura, de forma que, a causa do problema pode ter sido várias (oxidação do diesel com o decorrer do tempo de armazenamento dentro da viatura dele ou má lubricidade do S10) ... pelo sim, pelo não, ele resolveu optar pelo uso do aditivo Teccom 10 e aboliu o uso do S10, vindo a utilizar o S500 ...

    Quando puder, dê uma lida na “saga” dele ... vale a pena, pois é muito interessante! Veja os links abaixo:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...do-quente.html (Triton Diesel perdendo força e falhando um pouco quando quente)
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...-entupido.html (Triton Diesel continua perdendo as Forças... To achando que tem algo entupido!!)
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...-que-me-f.html (Quem aqui usa Diesel S-10?? Teve problemas nos bicos? Parece que foi isso que me F!!)

    Eu, particularmente, na minha viatura, como só posso utilizar o S10, estou pensando seriamente em utilizar o tal aditivo, pelo menos para “desencargo de consciência” de que fiz algo a mais para a preservação dos bicos injetores da minha viatura ... acredito que, se não fizer o bem que se espera dele, também, mal não fará ... é aquele velho ditado “caldo de galinha e prudência não fazem mal a ninguém” ...

    Agora, se sua viatura está perfeitamente adaptada ao uso do S10 e você está satisfeito com o desempenho dela, não há porque mudar, não é mesmo? ... e, se, numa viagem, porventura, você não encontrar o S10 e for forçado a utilizar o S-500, acredito que valha a pena seguir a regra preconizada no Manual da Metalsinter para os veículos novos: “ ... o motorista deve reabastecer o mais rápido possível, e se possível efetuar uma limpeza” ... acho que, por precaução, mesmo nas viaturas antigas, não é aconselhável ficar misturando os dois tipos de combustível ...

    Portanto, fique tranquilo aí com a sua viatura utilizando o diesel S10 ... esse combustível veio para ficar ... apenas, reflita sobre a lubricidade dele em termos de preservação de bicos injetores ... e aí, a decisão é sua, se coloca, ou não aditivos suplementares (eu colocaria) ...

    Recomendo fortemente a você a leitura dos manuais abaixo:

    http://www.metalsinter.com.br/metals...idas%20S10.pdf
    http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES
    http://www.br.com.br/wps/wcm/connect...df?MOD=AJPERES

    Forte abraço, boa leitura, e espero que tenha bom proveito dela ... e seja feliz com sua bela viatura ...

    E.T.:

    Uma notícia que posso lhe dar a respeito do uso do S500 em viaturas fabricadas antes de 2012:

    Tenho um amigo que tem uma pickup Mitsubishi L200 Outdoor HPE 2.5 4x4 CD T.Diesel Mec ano 2010/2011 ... utiliza a viatura nos trajetos entre seu sítio, cidade (onde trabalha) e viagens ... ele a pegou zerada e sempre utilizou exclusivamente o diesel S500 ... nunca utilizou aditivo ... está, agora, com aproximadamente 102.000 kms ... só manutenções preventivas regulares ... nunca apresentou quaisquer problemas sérios com motor (nem sabe o que é problema com bicos!!!) ...

    Portanto, qualquer decisão que você tomar vai ser boa ... você tem o livre arbítrio para usar tanto o S10, quanto o S500, sem qualquer medo ... e tenha em mente que nenhum deles vai fazer mal à sua viatura, se você tomar os devidos cuidados, tais como: Circular com sua viatura, não deixando o combustível ficar velho no tanque dela; manter sempre o tanque cheio; procurar abastecer sempre num mesmo posto, que seja idôneo e de grande rotatividade de diesel, e em viagens, muito cuidado onde irá abastecer; não abastecer em bombas servidas por tanques onde você sabe que acabou de receber uma descarga de combustível; por precaução, colocar aditivos ao combustível, de caráter limpante e lubrificante; colocar o melhor óleo de motor especificado para a viatura (não economize com isso); se roda pouco, trocar o óleo do motor mais amiúde; não misturar S500 com S10, e se isto acontecer, atentar para o preconizado nos manuais; no caso de mudar de S500 para S10, antes da introdução do S10 proceder a uma limpeza no tanque e toda a linha de injeção de combustível no tanque, incluindo a troca dos filtros; saiba encontrar um bom mecânico de sua confiança (também não economize com isso ... gastar com um bom profissional sempre é um bom investimento, pois haverá o retorno, em dobro, de cada centavo que você gasta com ele), e se ele recomendar uma limpeza de bicos, não se furte a isso; etc.; etc. ... OK?
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #471
    Usuário
    Entrada
    01/01/2014
    Local
    Sinop/MT
    Idade
    49
    Posts
    126
    Agradecimentos: 0
    Olá enasor! O motor da Full 3.2 não é idêntico ao da Dakar /'Triton?
    Realmente ouvi boatos sobre a lubrificação dos bicos da Full, nunca dos nacionais. Na Mitsubishi aqui em Sinop negaram problemas com as duas nesse sentido.
    Abraço!
    4x4

  • #472
    Usuário
    Entrada
    15/09/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    69
    Posts
    56
    Agradecimentos: 0
    Marcelo

    Eu tenho um Van Master da Renault de 2004 2.8 Turbo Diesel. No Rio de Janeiro há mais ou menos 2 anos começo a ter nos postos apenas o S50 e agora somente o S10 eu estou usando esses dois combustíveis no Master sempre com o aditivo Teccom10 sem a menor problema e o desempenho do carro é ótimo.
    Pajero Full HPE 3.2 5P 2014/2014

  • #473
    Usuário
    Entrada
    01/01/2014
    Local
    Sinop/MT
    Idade
    49
    Posts
    126
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ibrahim Ver Post
    Marcelo

    Eu tenho um Van Master da Renault de 2004 2.8 Turbo Diesel. No Rio de Janeiro há mais ou menos 2 anos começo a ter nos postos apenas o S50 e agora somente o S10 eu estou usando esses dois combustíveis no Master sempre com o aditivo Teccom10 sem a menor problema e o desempenho do carro é ótimo.
    Tenho um Tracker 2001 diesel motor Mazda e só uso S10. A única diferença visível é que produz menos fumaça. Não tive nenhum problema no motor nesses 3-4 anos.
    4x4

  • #474
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por André Bussade Ver Post
    Olá enasor! O motor da Full 3.2 não é idêntico ao da Dakar /'Triton?
    Realmente ouvi boatos sobre a lubrificação dos bicos da Full, nunca dos nacionais. Na Mitsubishi aqui em Sinop negaram problemas com as duas nesse sentido.
    Abraço!
    Caro André

    Para as viaturas atuais, o motor diesel das três viaturas do tipo HPE AT são o 4M41 DI-D Common Rail, cilindrada 3.2 ... entretanto, há alguma diferenciação em alguns detalhes, por exemplo, na Potência: Na Full é de 200 CV, enquanto que na Dakar e na Triton é de 180 CV; No Torque máximo: Na Full é de 44,7 KGF.M, enquanto que na Dakar e na Triton é de 38 KGM.M ... Peguei estas informações no site da Mit. Maiores detalhes podem ser vistos lá.

    Quanto aos boatos de bicos detonados, em viaturas common rail, ainda não vi nenhum caso nas novas Fulls. Nas novas Dakar, também ainda não ouvi falar nada ... Tenho visto comentários em Tritons (nosso amigo Inspetor, aqui de nosso fórum foi um dos que tiveram problemas) ... Nosso amigo Caporto também relatou que o mecânico dele informou de casos acontecendo nas Frontier e tb nas Hilux ... Agora, essas informações, realmente, tem vindo de profissionais de fora das css. Acredito que os profissionais das marcas serão mais contidos em admitir isso, até mesmo para não provocarem polêmicas entre a marca que representam e a Petrobrás e, por tabela, com o governo brasileiro, não é mesmo?. Em resumo: Cada um de nós que se cuide!

    Abs.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #475
    Usuário
    Entrada
    01/01/2014
    Local
    Sinop/MT
    Idade
    49
    Posts
    126
    Agradecimentos: 0
    Verdade! Agente que se cuide!
    Até pq o diesel comum, S500, não será mais produzido em breve segundo o dono de uma rede por aqui.

    Quanto as diferenças entre potência eu tinha lido; a minha questão é, não é a mesma estrutura de motor, apenas com programações diferentes?
    4x4

  • #476
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74
    Citação Postado originalmente por André Bussade Ver Post
    ... Quanto as diferenças entre potência eu tinha lido; a minha questão é, não é a mesma estrutura de motor, apenas com programações diferentes?
    Essa eu vou ficar te devendo, meu caro amigo ... vamos aguardar a manifestação de algum colega mais conhecedor para nos informar a respeito ...

    Abs.
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #477
    Usuário Avatar de André 1943
    Entrada
    08/03/2013
    Local
    Juiz de Fora/MG
    Posts
    154
    Agradecimento: 1
    Aqui em casa temos uma dakar 09/10 uma triton 10/11 é uma triton 12/13 só usamos s10 pois a dakar quando compramos não tinha ainda no mercado o s10 começou com o s50 e agora só s10. Nunca deu problema a triton 12/13 não conhece outro diesel a não ser o s10 já a triton 10/11 já deu problema por não usar o s10 ou na época o s50.Fazemos todas as revisões na concessionária é sempre abastecemos em postos de bandeira Shell ou Ipiranga e sempre vejo os filtros limpos
    Pajero Dakar hpe ( que máquina)
    Suzuki/GM Tracker 08 o jipinho perfeito
    Ex triton hpe ( coluna não aguentou)

  • #478
    Usuário
    Entrada
    16/06/2015
    Local
    Umuarama/PR
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Caro Enasor,

    Muito obrigado pela aula, você foi muito generoso. Como você rapidamente percebeu, não tenho muita intimidade com mecânica diesel (coisa que estou tentando suprir aqui no fórum). Já havia lido os tópicos que você citou, e por isso fiz a pergunta específica pra Dakar aqui.

    No mais, as Pajero sempre foram um sonho de consumo, desde que vi as primeiras, na década de 90, quando ainda era criança. A Dakar, especificamente, é um desejo que eu tinha desde seu lançamento e que finalmente consegui realizar. Estou muito feliz com o carro, muito confortável, robusto, com espaço interno excepcional, os sete lugares são muito práticos (nesses dois pontos ela deixa a SW4 no chinelo), o carro anda muito bem e transmite muita segurança.

    Sempre tive sedãs, então demorei um pouco a me adaptar com as diferenças do motor a diesel e do carro maior, mas agora não quero mais sair da categoria. A ideia é seguir com esta Dakar e, daqui a alguns anos, pegar uma mais nova ou quiçá uma Full.

    Já encomendei meu Teccom10 para "desencargo", afinal, quero manter a viatura como nova por muito tempo.

    Realmente, este fórum é um show, muita gente boa ajudando aos demais com seus conhecimentos e experiências. Forte abraço!

  • #479
    Usuário
    Entrada
    07/07/2014
    Local
    Vitória/ES
    Idade
    28
    Posts
    137
    Agradecimentos: 0
    Para experiência dos amigos. Pajero Dakar do meu tio. 2008, nunca quebrou 1 parafuso, só revisões e troca de bateria que era original (mes passado).....
    -L200 Triton GLS MT 13/14 Original.
    "Because Im happy with the l200".
    "Surpreendido!"

  • #480
    Usuário
    Entrada
    25/08/2014
    Local
    Manaus/AM
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0
    Olá Pessoal!

    Retirei a VTR da revisão na CS hoje.
    Foi fazer os serviços básicos e a tal da descarbonização... com a lavagem do tanque etc... além de resolver o problema do ar condicionado (post para outro tópico - Agua no interior do passageiro Dakar).
    Como o ano da minha Dakar é 09/10, perguntei sobre o Diesel já que estou usando o S-10. Para a minha surpresa a resposta foi para usar o diesel comum.
    O atendente disse que eles estão tendo muito problema com o S-10. Que está passando muita sujeira pelo filtro. O filtro não fica muito sujo pois os resíduos passam pelo mesmo (????).
    Até em cima do balcão eles deixam uma amostra do diesel S-10 para conhecimento da quantidade de sujeira. Vou postar a foto...

    Isso só aumenta minha duvida sobre o combustível, que acreditava que poderia continuar com o S-10 + aditivo ...

    Alguém teve orientação assim na CS?
    Será que estamos com novas orientações dos fabricantes?

    Ps. Sempre acompanho os tópicos do fórum sobre combustíveis, problemas etc mas não me recordo sobre estas orientações direto das CSs...


    abraços!!


    -s10.jpg
    -s10.jpg
    TRITON DIESEL HPE AT 15/16
    Ex. PAJERO DAKAR A/T 09/10 Diesel
    CRV 4WD 09 - Patroa

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 10
      Última resposta: 15/04/2021, 08:04
    2. Pajero DAKAR V6 FLEX primeiras impressões
      Por tubino no fórum Mitsubishi
      Respostas: 22
      Última resposta: 28/04/2020, 13:07
    3. Impressões da Pajero Full na trilha
      Por lourencobenedetgt no fórum Mitsubishi
      Respostas: 17
      Última resposta: 30/07/2015, 10:42
    4. Mitsubishi Pajero Full HPE DI-D * Minhas Impressões *
      Por Waldir Carlos no fórum Mitsubishi
      Respostas: 114
      Última resposta: 14/12/2011, 17:35
    5. Pajero sport flex v6 2011 - comentários e opinião
      Por ACCACIO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 3
      Última resposta: 15/01/2011, 00:00

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade