Carlos,
A minha é manual, já até pensei em mudar mas os inconvenientes que encontrei me deixam na duvida.
De ré não funciona a tração, se for tracionar para descer montanha mais pesado é o mesmo que nada, se entrar em um rio e a automática estiver travada você sói vai descobrir lá dentro(sem chance de sair sem guincho. já a manual tem o inconveniente de ter que descer do carro para acionar, mas é infalivel.
e ai continuo na dúvida......
Manter ligado direto vai fazer o cardan pequeno rodar o tempo inteiro, ela vai gastar mais combustivel, mas é feito para durar o mesmo tempo do diferencial, ou seja você pode ficar na Amazonia com ela ligada direto uns....digamos 10 anos. (trocando óleo regularmente)
Carlos,
A minha é manual, já até pensei em mudar mas os inconvenientes que encontrei me deixam na duvida.
De ré não funciona a tração, se for tracionar para descer montanha mais pesado é o mesmo que nada, se entrar em um rio e a automática estiver travada você sói vai descobrir lá dentro(sem chance de sair sem guincho. já a manual tem o inconveniente de ter que descer do carro para acionar, mas é infalivel.
e ai continuo na dúvida......
Não entendi bem, Aurélio. Isso aí são características da tração automática, ou seja, sem o sistema de roda livre?
A roda livre automatica é igual aquelas catracas de bicicleta, quando você pédala para frente ela traciona, mas se rodar para tráz ela fica livre e o pedal roda em falso, já a mecânica, se acionada, você pode rodar para frente ou para traz que ela traciona para frente ou para traz, desacionada ela roda livre o tempo inteiro, não tem tração dianteira alguma mesmo se voc engatar na cabine. é 95% isso.
O sistema de roda livre existe nas "roda livre automáticas", basta você não acelerar (mesmo com tração acionada na cabine) que a tração fica solta como se estivesse pedalando para traz na bicicleta, a viatura vai no embalo, "banguela".
NA RL manual se você desativar a roda livre na roda, o cardanzinho vai ficar rodando conforme a roda rodar (está travado), assim sendo se você engatar a tração na cabine a força vai ser jogada na roda dianteira seja para frente ou para traz ou até mesmo na banguela reduzindo a velocidade com um freio motor nas 4 rodas.
A HPE e a GLS podem ser compradas na loja sem roda livre (a roda fica travada o tempo inteiro) e nunca fica livre, mas você tem que pedir isso, pois elas vem de fabrica com roda-livre automática.
De ré não funciona a tração, se for tracionar para descer montanha mais pesado é o mesmo que nada, se entrar em um rio e a automática estiver travada você sói vai descobrir lá dentro(sem chance de sair sem guincho. já a manual tem o inconveniente de ter que descer do carro para acionar, mas é infalivel.
e ai continuo na dúvida...
O que não existe? descer tracionada com a automática engatada já fiz o teste e não funciona mesmo, não é novidade que quando as automáticas travam na forma livre a tração fica ineficás.
Agora eu é que fiquei na dúvida, me conta o que você sabe, posso estar enganado esse tempo todo.
Sim, as GL possuem roda livre manual, vai lá na roda e trava ou destrava a tração, como o amigo Aurélio falou, as automaticas ficam acionadas direto, aumentando o consumo, mas como nem tudo tem seu lado ruim, não tem o problema de descer do carro pra poder acionar, só ligar a tração no cambio que ela já trava direto.
Então quer dizer que na HPE, eu só tenho tração nas 4 andando pra frente? Acho que tem algum engano aí, pois certa feita numa ladeira molhada e muito íngreme ela começou a patinar pra subir de ré, quando engatei a tração, ela subiu tranquila.
Então quer dizer que na HPE, eu só tenho tração nas 4 andando pra frente? Acho que tem algum engano aí, pois certa feita numa ladeira molhada e muito íngreme ela começou a patinar pra subir de ré, quando engatei a tração, ela subiu tranquila.
Quanto a ré eu tenho dúvidas, pois eu já vi algumas funcionando em L200 HPE sim, pode ser que as que andei estavam bixadas ou algo parecido, mas quanto a confiabilidade lamento, mas descordo nesse ponto do Paulo, bem, acho que quando novas não devem dar problemas mesmo. Eu mesmo já pensei e ainda penso em colocar uma automática. Bom mesmo deve ser a ativada por solenoide.
Quanto a ré eu tenho dúvidas, pois eu já vi algumas funcionando em L200 HPE sim, pode ser que as que andei estavam bixadas ou algo parecido, mas quanto a confiabilidade lamento, mas descordo nesse ponto do Paulo, bem, acho que quando novas não devem dar problemas mesmo. Eu mesmo já pensei e ainda penso em colocar uma automática. Bom mesmo deve ser a ativada por solenoide.
Amigo Aurélio, quando está tudo acionado, a roda livre na roda travada e a caixa de transferencia engrenada em 4x4, ela tem que ter tração tanto andando pra frente quanto andando de ré.
Hoje deu uma chuvada da porra aqui em Belém, novidade isso auhaau, e quando dava pra correr engatava a tração e quando estava em baixa velocidade voltava pra 4x2, coisa maravilhosa de ser acionada por solenoide. e também, quando uso a reduzida pra subir aqui na garagem ela fica travada mesmo dando ré hehe