Tem como tirar umas fotos? eu só ainda num troquei os da L aqui, por que to com a palio parada esperando a peça chegar, a flauta dos bico, quando botar ela pra rodar, paro a L, e abro o dif..
:concordo:
Versão Imprimível
Troquei todos, segundo o mecânico tava a maior bagaceira, ele colocou os bixados em uma caixa para eu poder fotografar depois, o carro sai a manham. O mecânico rodou o diferencial sem os eixos e disse que estava rodando macio e sem folga, assim não precisa trocar os do diferencial (disse ele), o teste drive só sai amanham.
Anexo 300093Anexo 300094Anexo 300092
Carlos dá uma olhada no cardan grande e tenta empurrar ele para cima, se ele subir muito o problema é o rolamento Rei no meio do carro, ele é chumbado em um anel de borracha preso por dois parafusos, eu troquei aqui em casa mas tive que tirar o cardam todo (facim).
Amigo Aurélio, e como foi pra colocar o anel depois do rolamento, aquecendo ou na prensa?? o rolamento central eu já troquei uma vez, e o cardãn não tem esse jogo de folga, creio que esteja que nem o seu caso hehe.
O esperto do mecanico desmontou os dois eixos e mandou para um torneiro que comeu o eixo no torno, desbastando a bucha velha com a ferramenta(vide), ai trocou o rolamento centrando-o no torno (assim fica perfeito), tocou fogo com massarico até ficar quente (não vermelho), ai encaixou no eixo e colocou a trava rápidamente. mergulhou o eixo numa bacia com agua. e pronto, tá como nas fotos.
Notei que ele deu uma camada de graxa depois de esfriar, não pude tirar foto do processo, ele me explicou verbalmente como aconteceu.
No manual de serviço fala para comer com o esmeril, mas tem que ter cuidado para não comer o eixo, no torno não tem risco.
Então, pra ir pro torno ta foda, hehe, comprei uma furadeira de bancada pra furar este anel, e tem um outro problema, se quando colocar o novo rolamento, o anel precisa entrar lá com 4000kg e ter o aperto final de 7000kg, e aquecendo ele quando o anel entrar no eixo e esfriar a posição do freno fica certa??
Recebi o carro de volta, realmente não havia nada no diferencial, que maravilha, em fim o silêncio voltou a reinar na cabine, aquele ronco estava me incomodando. como troquei todos de uma vez foi um baque, a direção e o freio não trepidam mais e eu não sinto ronco algum na traseira.
Peguei os rolamentos dianteiros velhos, os trazeiros que eu queria mesmo ver, ficaram com o torneiro. e não me deram, assim sendo não vou poder fazer a pericia deles. A troca ficou em 540,00 mais as peças, a loja "light" me deu um orçamento inicial de 350,00 mas na hora de pagar cobrou + 100 do torneiro, graxa, óleo de freio e por ai vai..., não tem jeito é tudo igual. Ha! levaram uns litrinhos de disel tambem (aqueles para lavar as peças, rsrsrs).
Na proxima eu mesmo troco os da frente e retiro os eixos trazeiros para trocar no torneiro, assim eu só pago os 100,00.
Carlos, na furadeira não vai dar não, é muito grosso e você pode atingir o eixo, tem que ser com uma politriz disco de corte ou desbaste dependendo do angulo. na hora de colocar o anel você pode aquecer e medir com um paquimetro de metal para ver se entra, lembre-se que tem uma travinha depois do anel, assim se ele não entrar direito você não consegue colocar a trava e aquecer para tirar e acertar não vai dar, a operação é de uma única chance.
Ha! quando o anel está quente ele fica com uma folga radial de 1mm, assim colocando o eixo virado para cima, você coloca o anel no eixo e solta lá de cima mais ou menos aprumado e ele vai cair direto no lugar certo, foi o que disse o torneiro, mas sei não, é melhor vc procurar um.
Sem duvidar da sua capacidade inventiva eu tenho um boa oficina em casa e acabei mandando fazer por via das dúvidas.
HUSAHUASHUASHU rapaiz, eu sou maluco, mas muito obrigado pelas dicas, Se ele não encaixar certo, vou fazer logo uma prensa pra dá esse aperto que falta pra ficar bom UHSAHAHUSHUUHSA magaiver eu mano SASAHUASHUAS.
Sacangem, vou arrancar os dois eixos, se eu ver que o negocio é feio, vou levar pra trocarem HEHEHE
:concordo:
se rancar o eixo e levar para trocar e tiver tempo, dá até para acompanhar a troca, é rapidinho, ai vc volta e reinstala, acho que é a melhor opção, eu tambem sou meio magaiver, mas o problema é que não resolve misturando shampo com detergente, só com torno ou prensa hidraulica e esmerilhareira, falta ferramenta.
Pessoal, não suportando mais o terremoto que o carro fazia era horrivel:putz: fora o barulho que também :evil:.
Então já suspeitando do coxim da caixa de marcha, fui lá e fiz isso ai que esta nas fotos hehe:shock:
E também por causa dos parafusos que prendem a caixa no fixo estarem quebrados fiz esse novo apoio e olha, o parkinson sumiu e o barulho foi junto:dance::dance::dance:.