x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
    Usuário
    Entrada
    08/08/2010
    Agradecimentos: 0

Dúvida com o cambio auto da TR4

Pessoal,

Esse final de semana, precisei subir uma estradinha bem inclinada... geralmente em um carro manual normal eu subiria de primeira e segunda.

Fui subir com a TR4 auto e coloquei no 1 e no 2 a tração deixei no 4x2 mesmo pois estava tranq. mas ao chegar ao topo o carro estava com aquele cheiro de embreagem queimada...

O que eu fiz de errado ?

Qual seria o certo ?

Reparei que fiz a subida toda na faixa de 2400RPM +/- tanto no 1 como no 2.

Alguma dica para não ter o tal cheiro ou para tratar melhor o carro nessa situação ?

Obrigado e abraços!!
    Fernando

Qual o tipo de piso ?
    Terra ?

O Cheiro de embregem em teoria só deveria aparecer se vc forçou munto a mesma

Se o terreno era escorregadio e com grande aclive poderia ter colocado na Reduzida
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

Usuário Avatar de drezter
    Entrada
    22/09/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por fpbastos Ver Post
    Pessoal,

Esse final de semana, precisei subir uma estradinha bem inclinada... geralmente em um carro manual normal eu subiria de primeira e segunda.

Fui subir com a TR4 auto e coloquei no 1 e no 2 a tração deixei no 4x2 mesmo pois estava tranq. mas ao chegar ao topo o carro estava com aquele cheiro de embreagem queimada...

O que eu fiz de errado ?

Qual seria o certo ?

Reparei que fiz a subida toda na faixa de 2400RPM +/- tanto no 1 como no 2.

Alguma dica para não ter o tal cheiro ou para tratar melhor o carro nessa situação ?

Obrigado e abraços!!
    Fernando
    Bom dia, fpbastos

Eu uso o limitador de marchas somente em descidas. Sua função é o uso do freio motor. Em subidas, além de desnecessário, pode submeter o motor a rotações não desejadas.

Abraços
    4X4 Brasil
    SW4 - TRATOY

Usuário
    Entrada
    09/03/2011
    Se foi a primeiríssima vez, alguns componentes largam cheiro quando esquentam (coisas pintadas, escapamento etc.)

Tomei um susto em situação semelhante, olhei tudo umas 10 vezes, conferi se não havia um freio preso, transmissão vazando etc. etc. aí na segunda metade da subida já foi passando o cheiro.

Citação Postado originalmente por drezter Ver Post
    Eu uso o limitador de marchas somente em descidas. Sua função é o uso do freio motor. Em subidas, além de desnecessário, pode submeter o motor a rotações não desejadas.
    Em subidas ingrímes e/ou longas, travar o câmbio em marchas inferiores previne que ele se esforce trocando de uma marcha pra outra, acima e abaixo.

O dia que por descuido deixei o da TR4 em drive e subi uma longa serra com estrada de terra, tive que parar no final porque estava fritando o câmbio (ele pisca o "D" quando está sobreaquecido).

Nosso amigo fez o certo botando em "1". O que pode ter acontecido é que eu não faço idéia.

Os fluídos do câmbio estão com a troca em dia ?

Usuário
    Entrada
    08/08/2010
    sim, tudo em dia... e não piscou o D ...

Usuário
    Entrada
    23/07/2010
    A minha AT também já aconteceu isso sem superaquecer o cambio. Acredito que seja normal, cheiro dos componentes, pintura, etc.
    Na situação eu não pude usar a reduzida pois haviam trechos de concreto em curvas e fui de primeira a 3000rpm mesmo.

Usuário
    Entrada
    26/08/2009
    Local
    Piracicaba/SP
    e ae galera...

a minha também, uma vez na trilha subiu um pouco de cheiro de queimado, e era somente um atoleiro pequeno

abraços
    Rica
    Rica_Ferreira
    PIMENTA - SAVANA Vermelha 11/11 - "original" - Guincho MXV 12000

Usuário Avatar de leojaz
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Rio/Fortaleza/Brasília/RJ
    Agradecimentos: 5
    Se o D não piscou já é um ponto positivo, e como vc disse que não passou de 2400RPM acredito que não chegou nem perto de comprometer algum item mecânico. Deve ser o que ja relataram acima, cheiro de algum resto de fluido aquecido. A TR4 aguenta muita condição severa de uso, não será uma subidinha em 2400rpm que irá causar problemas.

Já aconteceu comigo de piscar o D, parei e desliguei o carro, aguardei 30min e voltei a andar, direto para css. Estava tudo normal.
    Carregando...

Usuário
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Rio de janeiro/RJ
    Acho que a "economia" do manual não compensa ao conforto do AT (seja antiquado ou um tiptronic). Naõ tem preço.
    Quanto "andar mais" acho que deve fazer muita diferença se comparar com um carro esportivo. Todo mundo fala que a TR4 não anda muito mesmo (por sua característica)... Assim, é melhor andar com conforto!
    Abs.

Usuário Avatar de rbata
    Entrada
    25/08/2010
    Local
    interior sp/
    Agradecimento: 1
    Uma coisa estranha que eu reparei no câmbio da TR4...

Sempre que chegava numa subida ingrime (asfalto) aqui perto de casa, antes de começar a subir, limitava o câmbio em segunda marcha para evitar que passasse para terceira e perdesse rotação.

O problema é que mesmo em segunda marcha, o carro não tinha força, parecia que o conversor de torque se perdia e girava numa relação mais fraca, no final contas derrubando o carro para primeira marcha.

De uns tempos pra cá comecei a passar pela mesma subida em D (drive), e reparei que o carro mantém uma rotação mais alta em segunda marcha (diferente quando limito manualmente para segunda). Como se a eletrônica do câmbio funcionasse de maneira diferente. Parece que ganhei uns cv´s a mais fazendo isso, muito interessante.

E para ter certeza dessa minha "impressão" fiz o teste no mesmo dia, mais de uma vez, subindo em 2 e em D.... e com certeza ela mantém um giro mais alto quando estou em D, e não cai pra primeira marcha. Porém tb tenho que controlar mais o pé para não deixar subir para terceira marcha.

Alguém já fez esse teste?

Uma outra coisa estranha desse câmbio... quando estou numa descida longa na estrada e deixo o câmbio em D o carro freia levemente... idêntico a um carro de câmbio manual descendo em quinta marcha, ele freia bem de leve... até aí tudo bem... o que não entendo é que numa situação dessas as vezes eu encosto o pé no freio de leve antes de chegar numa curva ou para passar num radar e parece que o carro desengata, como se ficasse em neutro. Assim ele acaba embalando mais e exige uma pressão maior no freio. Quando eu libero o freio, o carro volta a segurar levemente como se voltasse a engrenar.

Usuário Avatar de Sem Loção
    Entrada
    15/02/2011
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por rbata Ver Post
    Uma coisa estranha que eu reparei no câmbio da TR4...

Sempre que chegava numa subida ingrime (asfalto) aqui perto de casa, antes de começar a subir, limitava o câmbio em segunda marcha para evitar que passasse para terceira e perdesse rotação.

O problema é que mesmo em segunda marcha, o carro não tinha força, parecia que o conversor de torque se perdia e girava numa relação mais fraca, no final contas derrubando o carro para primeira marcha.

De uns tempos pra cá comecei a passar pela mesma subida em D (drive), e reparei que o carro mantém uma rotação mais alta em segunda marcha (diferente quando limito manualmente para segunda). Como se a eletrônica do câmbio funcionasse de maneira diferente. Parece que ganhei uns cv´s a mais fazendo isso, muito interessante.

E para ter certeza dessa minha "impressão" fiz o teste no mesmo dia, mais de uma vez, subindo em 2 e em D.... e com certeza ela mantém um giro mais alto quando estou em D, e não cai pra primeira marcha. Porém tb tenho que controlar mais o pé para não deixar subir para terceira marcha.

Alguém já fez esse teste?

Uma outra coisa estranha desse câmbio... quando estou numa descida longa na estrada e deixo o câmbio em D o carro freia levemente... idêntico a um carro de câmbio manual descendo em quinta marcha, ele freia bem de leve... até aí tudo bem... o que não entendo é que numa situação dessas as vezes eu encosto o pé no freio de leve antes de chegar numa curva ou para passar num radar e parece que o carro desengata, como se ficasse em neutro. Assim ele acaba embalando mais e exige uma pressão maior no freio. Quando eu libero o freio, o carro volta a segurar levemente como se voltasse a engrenar.
    rbata,

minha experiência é um tanto semelhante... moro no Buritis em BH e o bairro é só morro... perto de casa tenho que passar numa ladeira que carro mecânico só sobe em 1a. Já vi muito 1.6 refugar ou ter que fritar a embreagem pra subir. A melhor maneira que descobri de subir (e de andar no bairro) é em "D" e com o OverDrive em "off". Parece que assim o câmbio estica mais as marchas (pelo menos é a minha impressão)... qunado saio do bairro, ligo de novo o OD e vou-me embora...

Outra coisa que notei é que se vc faz um kick-down e NÃO mantém o pé embaixo, o câmbio tende a logo passar para a marcha superior (uma medida que visa economia, talvez...) mas quando vc mantém o "pé embaixo", ele estica a marcha (até demais às vezes...)

Mais um porém, e este é uma dúvida de algum tempo... O câmbio funciona de forma diferente com o ar condicionado ligado? Dia desses numa subida longa e íngreme (estrada nova da Ibituruna, em Governador Valadares), estava eu em "D", OD "off" e 4x4H pois era estrada de cascalho e ar condicionado ligado.... Notei que nas partes mais cascudas, mesmo em marchas baixas (1a/2a) a bichinha penava, e dava "saltos", como se de repente liberasse mais potência para o motor (sem mudar a marcha).... resolvi fazer um teste e desliguei o ar condicionado, e ela parou de apresentar este comportamento... Que pasa, afinal?

Sds,

Daniel (SL)
    Troller T4 2012 3.0 NGD "Vermeião"
    Ex -Pajero Sport 07 V6 "Petroleira", Pajero Sport 05 TDI "Fubreca" e Pajero TR4 06 "Engraçadinha"

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem