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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
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    Dúvida com o cambio auto da TR4




    Pessoal,

    Esse final de semana, precisei subir uma estradinha bem inclinada... geralmente em um carro manual normal eu subiria de primeira e segunda.

    Fui subir com a TR4 auto e coloquei no 1 e no 2 a tração deixei no 4x2 mesmo pois estava tranq. mas ao chegar ao topo o carro estava com aquele cheiro de embreagem queimada...

    O que eu fiz de errado ?

    Qual seria o certo ?

    Reparei que fiz a subida toda na faixa de 2400RPM +/- tanto no 1 como no 2.

    Alguma dica para não ter o tal cheiro ou para tratar melhor o carro nessa situação ?

    Obrigado e abraços!!
    Fernando

  • #2
    Qual o tipo de piso ?
    Terra ?

    O Cheiro de embregem em teoria só deveria aparecer se vc forçou munto a mesma

    Se o terreno era escorregadio e com grande aclive poderia ter colocado na Reduzida
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #3
    Usuário Avatar de drezter
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    Citação Postado originalmente por fpbastos Ver Post
    Pessoal,

    Esse final de semana, precisei subir uma estradinha bem inclinada... geralmente em um carro manual normal eu subiria de primeira e segunda.

    Fui subir com a TR4 auto e coloquei no 1 e no 2 a tração deixei no 4x2 mesmo pois estava tranq. mas ao chegar ao topo o carro estava com aquele cheiro de embreagem queimada...

    O que eu fiz de errado ?

    Qual seria o certo ?

    Reparei que fiz a subida toda na faixa de 2400RPM +/- tanto no 1 como no 2.

    Alguma dica para não ter o tal cheiro ou para tratar melhor o carro nessa situação ?

    Obrigado e abraços!!
    Fernando
    Bom dia, fpbastos

    Eu uso o limitador de marchas somente em descidas. Sua função é o uso do freio motor. Em subidas, além de desnecessário, pode submeter o motor a rotações não desejadas.

    Abraços
    4X4 Brasil
    SW4 - TRATOY

  • #4
    Citação Postado originalmente por drezter Ver Post
    Eu uso o limitador de marchas somente em descidas. Sua função é o uso do freio motor. Em subidas, além de desnecessário, pode submeter o motor a rotações não desejadas.
    Em subidas ingrímes e/ou longas, travar o câmbio em marchas inferiores previne que ele se esforce trocando de uma marcha pra outra, acima e abaixo.

    O dia que por descuido deixei o da TR4 em drive e subi uma longa serra com estrada de terra, tive que parar no final porque estava fritando o câmbio (ele pisca o "D" quando está sobreaquecido).

    Nosso amigo fez o certo botando em "1". O que pode ter acontecido é que eu não faço idéia.

    Os fluídos do câmbio estão com a troca em dia ?


  • #5
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    sim, tudo em dia... e não piscou o D ...

  • #6
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    A minha AT também já aconteceu isso sem superaquecer o cambio. Acredito que seja normal, cheiro dos componentes, pintura, etc.
    Na situação eu não pude usar a reduzida pois haviam trechos de concreto em curvas e fui de primeira a 3000rpm mesmo.

  • #7
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    e ae galera...

    a minha também, uma vez na trilha subiu um pouco de cheiro de queimado, e era somente um atoleiro pequeno

    abraços
    Rica
    Rica_Ferreira
    PIMENTA - SAVANA Vermelha 11/11 - "original" - Guincho MXV 12000

  • #8
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    Se foi a primeiríssima vez, alguns componentes largam cheiro quando esquentam (coisas pintadas, escapamento etc.)

    Tomei um susto em situação semelhante, olhei tudo umas 10 vezes, conferi se não havia um freio preso, transmissão vazando etc. etc. aí na segunda metade da subida já foi passando o cheiro.

  • #9
    Usuário Avatar de Periquitooffroad
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    Citação Postado originalmente por fpbastos Ver Post
    Pessoal,

    Esse final de semana, precisei subir uma estradinha bem inclinada... geralmente em um carro manual normal eu subiria de primeira e segunda.

    Fui subir com a TR4 auto e coloquei no 1 e no 2 a tração deixei no 4x2 mesmo pois estava tranq. mas ao chegar ao topo o carro estava com aquele cheiro de embreagem queimada...

    O que eu fiz de errado ?

    Qual seria o certo ?

    Reparei que fiz a subida toda na faixa de 2400RPM +/- tanto no 1 como no 2.

    Alguma dica para não ter o tal cheiro ou para tratar melhor o carro nessa situação ?

    Obrigado e abraços!!
    Fernando
    Existe no cambio A/T uma cinta com material identico ao material de embreagem do cambio mecânico. Serve para travar o giro do conversor de torque com o giro do motor. Chamado função Lockup. Se trocou marcha de 1a para 2a acelerando, a função lockup estava em uso e houve sim desgaste da cinta. Quando em D a ECU do cambio controla a troca de marchas e a função lockup, evitando que a queima da embreagem aconteça. Quando realizar a troca, fazer tirando o pé do acelerador e esperar o engate para acelerar em seguida.

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