
Postado originalmente por
HELSON
cAIO, OBSERVE QUE O HPE É UM "ACESSÓRIO". SAI UM CHICOTE DA CENTRAL E SE CONECTA AO HPE (DESCONECTE-O DO HPE). SAI UM OUTRO DO HPE E RETORNA PARA O CHICOTE MESTRE OU, EM ALGUNS CASOS, OUTRO MÓDULO (DESCONECTE ESSE DEIXANDO O CHICOTE NO HPE E NO LUGAR VAZIO CONECTE O CHICOTE QUE SAI DA ECU, OU SEJA O QUE VC HAVIA DESLIGADO ANTES. RESUMINDO, VC VAI TER EM MÃOS O HPE e UM CHICOTE O DE 26 PINOS. NO MEU CASO, EMBORA O CONECTOR TENHA 26 PINOS, 4 ESTÃO DESATIVADOS, NÃO TEM FIOS CORRESPONDENTES, NA PRÁTICA É DE 22 PINOS.
Quanto ao consumo, a mensagem que mandei ontem perdeu uma parte. com o HPE meu caro fazia 9 km/l, sem ele faz um pouco mais de 7. A justificativa do mecãnico é que o motor menos potente (-20 CV) é mais exigido, faz mais força, por isso gasta mais, conudo, anda do mesmo jeito, só perde nas baixas velecidades (até 60 km/h).
Estou fazendo uma série de teste, mas pretende recolocar o meu HPE.