Pela Km atual, que entendi ser uns 80.000 Km´s, era para o óleo velho ainda estar dentro das especificações de uso.
Isto, claro, se ela foi usada de forma normal.
Agora, se houve uso severo, com excesso de carga, arrancadas fortes com giro elevado, trilhas pesadas, é claro que o óleo pode ter superaquecido, perdendo sua funcionalidade, gerando desgaste dos discos de composite.
Com a troca do óleo velho também vai embora o material decomposto.
Um grande problema do óleo velho de câmbio é que ele se torna mais espesso, forçando a passagem entre as peças, provocando dilatação das mesmas.
Com a colocação do óleo novo, mais fino, não ocorre o correto preenchimento e lubrificação.
Por isso, é necessário investigar o histórico de uso da viatura.
Se for este problema, aí é caso de reparo mesmo.
Outra coisa que pode ter acontecido, é a hipótese de colocação de óleo acima do nível máximo.
Nesta situação, depois do óleo aquecido, o excesso de volume provoca espuma, que circula entre as peças, gerando falhas de funcionamento.
Mas, a principal característica de excesso de óleo é gerar pequenos trancos, quando em Drive e parado, como numa sinaleira.
Não sei se o excesso chega a gerar falhas de engrenamento. Acho difícil.
Para finalizar, creio que devas retornar à concessionária.
Em casa verifique o nível do óleo do cambio, já ouvi sintomas parecidos aqui no fórum mesmo. Não me recordo se tratava de óleo acima ou abaixo do nível mas lembro que não estava no nível.
Opa!
Que bom que resolveu.
Mas é digno de registro a incapacidade da concessionária de contar a entrada dos dez litros no reservatório de óleo.
É possível se colocar acima do nível máximo, pois é fácil o óleo velho não ser totalmente drenado, completando-se com o novo e passando do limite.
Agora, colocar abaixo do nível mínimo, realmente, é de se estranhar.
Aproveite bem a viatura.
Por isso oleo do Cambio so troco na CCS.. A responsabilidade é muito alta para economizar fazendo algo fora...
Acabei trocando em uma loja com a máquina de diálise do óleo do câmbio. Ficou metade do preço da concessionária e usando óleo sintético (na cc era mineral).
Fica dica.
Triton HPE FLEX
"... quando vc não compra nada, o desconto é maior..." Julius.
Acabei trocando em uma loja com a máquina de diálise do óleo do câmbio. Ficou metade do preço da concessionária e usando óleo sintético (na cc era mineral).
Fica dica.
em... tenho 2 full, uma a diesel e uma a gasolina.
a full 2008/2009, que tirei zero, está comigo até hoje, 220.000km e troquei o oleo do cambio com 160 mil
demais revisões a cada 10 mil.
para Diesel e coisas gerais tenho mecanico diesel de confiança, que dá de 10 na concessionária (que aliás levam para ele quando não conseguem resolver) manutenção barata....
para o cambio..... especialista...o camarada troca oleo de cambio de caixas automáticas uma 20 ou 30 vezes por dia... melhor que na concessionária... nunca me deu problema...
aliás.. a única coisa que não me resolveram era um barulho que parecia na surdina e ninguém achava nada e o forum aqui me ajudou. alguém postou o mesmo problema e penou para achar... era pivô... meu mecanico jurava que não.. trocamos e era isso mesmo...
Pajero Full 3.2D 2008/2009 - Pajero Full 3.8 2011/2012
Ranger CD 3.0 4x4 3008/2008 - BMW X3 4x4 3.5i 2012/2012
Quando a 4a marcha não entra, pode ser 2 coisas: disco de composite da 4a está queimado, vende-se o kit com todos os discos de composite em torno de 1300 reais, ou a vávula solenóide da 4a está queimada, é um sensor com um chicote que está conectado a caixa de marchas, também custa em torno de 1300 reais. Pois a 4a marcha é a única que entra no automático, a 1, 2 e 3 são mecânicas.
Estou com problema nesse câmbio, não entra a quarta marcha
É a HPE 2.5 - 2005 - L200 Sport 4x4
Dá para perceber que entra mas não fica
O selenoide do Over Drive já está ruim, mas estava direto para funcionar
Estão dando orçamentos muito absurdos para mexer
Alguém tem uma recomendação de oficina ou alguma lugar que faz a base de troca?
Falaram que a 1,2 e 3 desse carro é hidráulico e a quarta é eletrônica.
Alguém sabe ou pode me indicar alguém que não esfole?
Meus amigo tenho uma l200 sport 2005 automática tive um problema , no cambio não entrava a quarta macha , fiz uma viagem longa de 2 dias sem para Air ela ficou sem entra a 4 macha , quando cheguei de volta em meu localandei verificar o cambio mandaram troca o óleo mais o óleo tava escuro Air disse q foi os disco , Air mandei fazer a caixa , Air blz depois de 2 meses esperando o cara fazer ela só andou 15 dias boa voltou para a oficina fez o cambio novamente andou mais 2 meses e do nada não entrou mais a quarta macha mandou compra a selenoide comprei pelo preço absurdo na Net , colocou e nada , abriu novamente conferiu a caixa e nada dentro tudo certo a caixa não comeu os disco e não entrava ficava limitada na 3 macha Air não quiz coloca ela mais ela comprei outra de uma camionete batida coloquei no local e continuou a mesma coisa ainda sem entra a quarta nem da sinal de entra e ela veio completa alguém já teve esse problema .