Alô caros Pajeristas,
Registro aqui o ocorrido com minha Pajero 2.8 TD GLS-B 1998 com 126.853km. Na viagem de retorno ao Monte Roraima RR, percebí consumo de água de refrigeração do motor, observando constantemente o vaso de expansão. (Em viagens longas, tenho por costume verificar tudo que posso a cada parada e muitas vezes só paro para verificação) Pois bem, a água foi sumindo numa média de um 1 litro/500 kms. Por tres ocasiões, a água retornou para o vaso de expansão. Tudo que já foi relatado nesse Forum sobre a questão, ocorreu: fumaça branca, marcha lenta irregular nos primeiros momentos após partida etc... No íntimo já sabia que o cabeçote tinha ido pro "saco". Mas fui levando até chegar em casa, nunca teve super aquecimento, perda de potência, contaminação do óleo, vazamento pelas mangueiras ou aumento de consumo. Já em casa, com o propósito de levar para a oficina, surgiu uma viagem para a baixada santista. Sempre controlando tudo, foi e voltou sem problemas.
Mas, só que agora teve um grande diferencial, a viatura ficou parada tres dias na garagem antes de ser ligada novamente. Verifiquei inicialmete a água, foram mais de 1 litro e meio, só no tradiador e o que aconteceu ao dar a partida? O motor bateu forte, forte mesmo e diminuiu gradativamente após umas 3 ou 4 "pancadas" falhando e ao mesmo tempo toda aquela fumaçeira branca etc...
Como o motor sempre pegou "de prima", nem tive reação para desligar, pois não esperava isso nunca.

Agora a lição que aprendí e compartilho com nossos amigos foristas:
- tinha uma trinca na ante camara do terceiro cilindro.
- a água passava por essa trinca, fluia para a camara de combustão e queimava junto com o diesel.
- com os 3 dias parados logo após subida da serra, foi o tempo suficiente para depositar uma fina lâmina de água sobre o pistão, e ocasionar um princípio de calço hidráulico.

Graças a DEUS, não entortou nem quebrou nada na parte inferior do motor, que após retirada e análise do cabeçote constatamos o relato acima.

Principais custos foram:
. Cabeçote novo MIT R$ 1.800,00 (fabricado na China)
. 8 válvulas R$ 144,00
. Junta de Cabeçote MIT R$ 251,00 (original)
. Junta do Motor MIT R$ 380,00 ( jogo original)
. 4 Vela Aquecedora MIT R$ 972,00 (original)
. Mão de obra remoção/instalação e montagem R$ 1.200,00

Todo o trabalho foi feito na SADY Motores, onde sou cliente a muitos anos pela competência, responsabilidade e profissionalismo. Aprovitamos para uma análise geral do motor e nada mais foi constatado.

Vamo que vamo pro Off Road minha gente...

Abraços,