Powered by vBulletin

Acidente - Mitsubishi Motorsport - ITAIPAVA-RJ

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 30/09/2010, 22:32
    Mauro.SB
    :pensativo: Talvez o próprio desejo da família ? Conheço várias que se puderem pagar para não aparecer o fariam...

Entendo a preocupação de todos, mas creio que o melhor seja atuar pra frente e exigir deste tipo de organização mais segurança, sob o risco de boicote se nada for feito.

Infelizmente discutir o passado não vai adiantar, Brasileiro tem memória curta... O melhor a fazer é exigir muito mais deles daqui pra frente para que isso não ocorra mais, e principalmente não se bote em risco mais vidas valiosas.

Esse tipo de prova é uma diversão, por mais que exista competição a intenção não é um evento para 100% de pilotos profissionais, por isso cabe cada cuidado com segurança que for preciso... Mas só os participantes unidos poderão impôr isso !

Abraço,
  • 30/09/2010, 22:40
    Davi Gonçalves
    Citação:

Postado originalmente por Fernando Massad Ver Post
    ELES, da Mit, não falarem nada é até compreensível, até porque não têm obrigação legal.............. mas têm obrigação MORAL.......

O que causa mais indignação é o fato da IMPRENSA estar toda calada. Tá todo mundo de boca amarrada............ Porque?????

Joga no Google o fato e não sai nada....

Há pouco tempo tivemos um acidente semelhante, que graças a Deus não resultou em morte(s), mas envolveu toda uma família, fato exaustivamente discutido aqui no fórum. Naquele episódio uma série de reportagens foram feitas e veiculadas, e trazidas pra cá também.

De fato, nesse triste episódio causa estranhesa o silêncio, não da organização, mas da imprensa de uma forma geral, porque não houve nenhuma divulgação do ocorrido.

A indignação da família, neste aspecto, além de compreensível, é absolutamente LEGÍTIMA.

Qual a razão do silêncio??????

Exatamente...
    No caso do acidente com a familia de Jundiai na cidade de Serra Negra foi o maior alvoroço com as TVs (BAND SBT EPTV(globo)).
    Prefiro nem comentar os bastidores deste acidente de serra negra (participei de alguns momentos burocraticos).
    Mas neste caso de Itaipava que infelizmente houve uma vitima fatal cade a midia?? cade o sensacionalismo que fizeram no caso de Serra Negra???
    Sera que Mit. não esta tentando abafar o caso??
    Esta mais do que na hora de expor o que ocorreu com nosso colega para evitar que outros colegas ou até nos mesmos não soframos graves acidentes como estes.
  • 30/09/2010, 22:56
    MARIO ALMEIDA
    Moça ???? Nossa, que ridículo esse cara. Meu Caro, críticas e busca de respostas são formas de encontrar maneiras de se evitar novas ocorrencias e minimizar sofrimentos futuros, são caminhos e ações a serem tomadas pelos responsáveis e organizadores destes eventos afim de evitar que pessoas como o Roberto morram ou no mínimo saiam feridos de um evento que deveria ser de festas e comemorações. Tbem Sou irmão do Roberto e nossos questionamentos não são feitos para tirar proveitos dos erros e com isso sair beneficiados de alguma forma disso tudo, se é que isso é possível, mas sim tentar de alguma forma confortár-nos diante de tantas interrogações como: O Sr Lourival Roudan disse a Polícia no local do acidente ( eu estava lá ) que a prova possia médicos, mas Kd ???? A estrada no local do acidente não tinha marcas de jeep, considerando que já haviam passado 25, afinal o Roberto era o 26º. Quem deu o óbito ao meu irmão ??? Foi ele ou foi o navegador ??? eles tem autorização e habilitação pra isso ??? O corpo ficou das 9 hs até as 16 hs no Sol, Kd o resgate ??? A Mit, como chama um dos que postaram ( ridículo ), mas a Empresa tem conhecimento de todos os fatos ??? SERÁ QUE O LOCAL DO ACIDENTE ERA MESMO ROTA DA PROVA ??? Dúvidas como essa tem que ser esclarecidas, é o mínimo que se pode fazer e não ficar como Sr Lourival, no local da tragédia, ao lado meu irmão morto no meio do mato, onde eu também estava, sem saber de nada e dizendo: "Eu cheguei depois, não sei, não sei, cheguei e não entendi". Ultima pergunta: Que organizador é este ??????????
    Obrigado pelo espaço e por permitir que em nome da família sejam feitos estes questionamentos e desabafos. Não queremos nada, apenas a clareza e transparencia dos fatos, pois se estas respostas troxessem meu irmão de volta, iria onde quer que fosse pra buscá-las. Somos nós que vendo o sofrimento de Mãe, Pai, Irmãos, filhos e esposa, no risco de perder mais pessoas diante de tanta tristeza. Por favor, sejam humildes suficientes pra usar dos erros uma forma de otimizar futuras competições. Já fui navegador e sei o que estou dizendo. Um afogamento talvez não seria possível o salvamento, pois o óbito é rápido, mas em outras situações um profissional qualificado pode salvar vidas, inclusive dos que criticam o post de minha irmã.
  • 30/09/2010, 23:57
    Fernando Massad
    Mário, quem já passou por dor semelhante sabe bem o que vcs da família estão sentindo, e sabe tb o quanto é difícil aceitar essa situação.

Mas pode ter certeza que a unanimidade do fórum preferiria que este tópico não existisse, que não existisse a situação que o originou.

Lembre-se de que não cai uma folha de uma árvore sem que seja da vontade de Deus.
    Seu irmão cumpriu a missão dele e hoje, tenha certeza, está bem melhor que ontem.

Sinceramente, desejo que Deus dê forças a todos vocês da família para superarem, com amor no coração, esse momento que a gente sabe, tão difícil...
  • 01/10/2010, 00:51
    Théo_Augusto
    Citação:

Postado originalmente por MARIO ALMEIDA Ver Post
    Moça ???? Nossa, que ridículo esse cara. Meu Caro, críticas e busca de respostas são formas de encontrar maneiras de se evitar novas ocorrencias e minimizar sofrimentos futuros, são caminhos e ações a serem tomadas pelos responsáveis e organizadores destes eventos afim de evitar que pessoas como o Roberto morram ou no mínimo saiam feridos de um evento que deveria ser de festas e comemorações. Tbem Sou irmão do Roberto e nossos questionamentos não são feitos para tirar proveitos dos erros e com isso sair beneficiados de alguma forma disso tudo, se é que isso é possível, mas sim tentar de alguma forma confortár-nos diante de tantas interrogações como: O Sr Lourival Roudan disse a Polícia no local do acidente ( eu estava lá ) que a prova possia médicos, mas Kd ???? A estrada no local do acidente não tinha marcas de jeep, considerando que já haviam passado 25, afinal o Roberto era o 26º. Quem deu o óbito ao meu irmão ??? Foi ele ou foi o navegador ??? eles tem autorização e habilitação pra isso ??? O corpo ficou das 9 hs até as 16 hs no Sol, Kd o resgate ??? A Mit, como chama um dos que postaram ( ridículo ), mas a Empresa tem conhecimento de todos os fatos ??? SERÁ QUE O LOCAL DO ACIDENTE ERA MESMO ROTA DA PROVA ??? Dúvidas como essa tem que ser esclarecidas, é o mínimo que se pode fazer e não ficar como Sr Lourival, no local da tragédia, ao lado meu irmão morto no meio do mato, onde eu também estava, sem saber de nada e dizendo: "Eu cheguei depois, não sei, não sei, cheguei e não entendi". Ultima pergunta: Que organizador é este ??????????
    Obrigado pelo espaço e por permitir que em nome da família sejam feitos estes questionamentos e desabafos. Não queremos nada, apenas a clareza e transparencia dos fatos, pois se estas respostas troxessem meu irmão de volta, iria onde quer que fosse pra buscá-las. Somos nós que vendo o sofrimento de Mãe, Pai, Irmãos, filhos e esposa, no risco de perder mais pessoas diante de tanta tristeza. Por favor, sejam humildes suficientes pra usar dos erros uma forma de otimizar futuras competições. Já fui navegador e sei o que estou dizendo. Um afogamento talvez não seria possível o salvamento, pois o óbito é rápido, mas em outras situações um profissional qualificado pode salvar vidas, inclusive dos que criticam o post de minha irmã.

A decisão de escrever este post não foi fácil, visto que envolve sentimentos e pensamentos muito discrepantes entre todos nós.

Tinha decidido não me manifestar, mas achei isto impossível diante das dúvidas da família. Então a decisão de escrever este post é, primeiro, de tentar ajudá-los a entender a perda de um ente da família. Se eu conseguir isto, mesmo que de forma superficial, acho que cumpro um pouco da obrigação que todos nós temos com relação ao respeito ao próximo e à verdade.

Eu estava na prova. Era o carro 17.

Há quase 5 anos participo de provas da MMS. E, APENAS para que meus comentários não pareçam - ou sejam recebidos como de alguém inexperiente, digo que sou o atual campeão da categoria Graduados, e pratico este esporte desde 1989.

As afirmações abaixo são fatos:

O trecho do acidente fazia sim parte da prova, visto que os carros de trás percorreram o mesmo trajeto, e em função da topografia não existia outra possibilidade de trajeto;
    Choveu muito durante a noite;
    O trecho alternava entre seco e muito liso (especialmente curvas);
    Naquele momento a prova era muito sinuosa. Não posso afirmar especificamente do trecho do acidente;
    O trecho 32 (proximidade do acidente) foi mostrado no briefing de sexta (obrigatório para as duplas), inclusive com a foto da referência;
    O ultimo pc registrado pelo gps do Roberto foi no trecho 30 (PC no. 7) Média 48. km=3,740.
    O Roberto passou perto de 1 segundo atrasado.
    O Roberto não passou no PC no. 8. km=4,306.
    O GPS pode dizer exatamente qual a velocidade/local na hora do acidente;
    Pela afirmação de outro carro, que vinha pouco atrás, existia uma marca na estrada.
    Mostrava um rastro em direção ao barranco, uma rodada e apontava para o rio;
    Entretanto existe a possibilidade de ser da pajero que parou para ajudar;
    Este mesmo competidor avisou uma picape da organização que estava logo a frente gesticulando, com o braço esquerdo para fora do vidro, que alguém tinha rodado lá atrás;

A partir de agora são considerações minhas, diferente do relatado acima.

Com relação ao que o Fred disse: que percorreu o trecho em um gol, andando a 50/55km/h: Parabéns!!!! Pela primeira vez, em quase 5 anos, ouvi o piloto dizer que "tiraria o pé", pois estava "receoso" pois nosso carro teimava em escorregar para bem perto (centímetros) do barranco/rio. Tração e reduzida ligadas.

Quando chegamos no evento, parecia tudo normal: almoço e música rolando.

Particularmente acho que a prova deveria ter sido cancelada a partir do momento da confirmação da tragédia. Para ser honesto com minha consciência, me retirei.

Ainda com relação ao que já foi dito aqui: SIM! estamos a toda hora sujeitos aos riscos, seja quando atravessamos a rua, ou quando andamos em rodovias. Seja quando pulamos de para-quedas ou quando estamos nestes rallys....

Mas acredito que estes riscos não precisam ser potencializados!!!! Não é porque vamos pular de para-quedas que vou sem capacete ou vou desprezar os ventos...

Não é porque já estou numa rodovia perigosa que vou andar sem cinto...

Não é porque estou num rally que preciso passar num trecho liso e com pirambeira de mais de 30m.... E todos que praticam este esporte sabem: quando o totem apita, não importa o que está do lado.

Acredito que ser diretor de prova carrega consigo muito mais responsabilidades do que levantar, medir e colocar pc´s. Muito mais do que fazer "pegadinhas" para testar os navegadores... Muito mais do que fazer briefing ou analisar recursos....

Ser diretor de prova também é apropriar os riscos, mas principalmente, tentar minimiza-los... Deixando apenas aqueles intrínsecos ao esporte, analisando-os levando em conta até mesmo os fatores externos (choveu muito a noite)...

Se não fosse a tragédia, afirmaria que a prova estava ótima! E não perderia nada se eventualmente tivessemos trechos de deslocamento com radar sempre que se vislumbrasse risco sério aos competidores.... Embora pareça fácil este discurso neste momento dificilimo, estou tranquilo com minha consciência porque sempre cobro muito das provas que participo, o aspecto segurança.... Existem muitas provas por aí que pareça que querem medir a coragem dos participantes, e não a regularidade. Não estou falando da MMS!

Pois é necessário lembrar que, nos últimos tempos, a MMS vinha aprimorando seus quesitos de segurança nas provas, em especial os "bumps", as saídas "cegas" ou médias reduzidas nos cruzamentos....

Também é forçoso lembrar que o diretor de prova sempre foi um defensor do uso de capacete, e a não-obrigatoriedade vem de fatores não diretamente a ele ligados, segundo contam os boatos....

Entretanto, obviamente que a MMS não vai sair por aí alardeando o acontecido, ninguém aqui é inocente a ponto de acreditar ou mesmo cobrar isto dela...

Mas segunda feira abri o site da MMS, esperançoso em ver ao menos uma nota ou sinal de luto, mas não encontrei nada disto....

Me confortava achando que a MMS estava dando todas as respostas possíveis à família, mas também pelo que vi, as coisas não estão assim....

Particularmente acho que ela esta equivocada, mas não sou ninguém apto para julgar sua politica de marketing ou de relacionamento/respeito com o consumidor....

Este post, como já afirmei, está sendo dificil de ser escrito, pois tenho receio do caminho que posso tomar este esporte, mas achei que precisava externar minha opinião e meu relato dos fatos que vi...

Meus sinceros pêsames à família.

Théo
  • 01/10/2010, 03:21
    FDeotti
    Citação:

Postado originalmente por Théo_Augusto Ver Post
    A decisão de escrever este post não foi fácil, visto que envolve sentimentos e pensamentos muito discrepantes entre todos nós.

Tinha decidido não me manifestar, mas achei isto impossível diante das dúvidas da família. Então a decisão de escrever este post é, primeiro, de tentar ajudá-los a entender a perda de um ente da família. Se eu conseguir isto, mesmo que de forma superficial, acho que cumpro um pouco da obrigação que todos nós temos com relação ao respeito ao próximo e à verdade.

Eu estava na prova. Era o carro 17.

Há quase 5 anos participo de provas da MMS. E, APENAS para que meus comentários não pareçam - ou sejam recebidos como de alguém inexperiente, digo que sou o atual campeão da categoria Graduados, e pratico este esporte desde 1989.

As afirmações abaixo são fatos:

O trecho do acidente fazia sim parte da prova, visto que os carros de trás percorreram o mesmo trajeto, e em função da topografia não existia outra possibilidade de trajeto;
    Choveu muito durante a noite;
    O trecho alternava entre seco e muito liso (especialmente curvas);
    Naquele momento a prova era muito sinuosa. Não posso afirmar especificamente do trecho do acidente;
    O trecho 32 (proximidade do acidente) foi mostrado no briefing de sexta (obrigatório para as duplas), inclusive com a foto da referência;
    O ultimo pc registrado pelo gps do Roberto foi no trecho 30 (PC no. 7) Média 48. km=3,740.
    O Roberto passou perto de 1 segundo atrasado.
    O Roberto não passou no PC no. 8. km=4,306.
    O GPS pode dizer exatamente qual a velocidade/local na hora do acidente;
    Pela afirmação de outro carro, que vinha pouco atrás, existia uma marca na estrada.
    Mostrava um rastro em direção ao barranco, uma rodada e apontava para o rio;
    Entretanto existe a possibilidade de ser da pajero que parou para ajudar;
    Este mesmo competidor avisou uma picape da organização que estava logo a frente gesticulando, com o braço esquerdo para fora do vidro, que alguém tinha rodado lá atrás;

A partir de agora são considerações minhas, diferente do relatado acima.

Com relação ao que o Fred disse: que percorreu o trecho em um gol, andando a 50/55km/h: Parabéns!!!! Pela primeira vez, em quase 5 anos, ouvi o piloto dizer que "tiraria o pé", pois estava "receoso" pois nosso carro teimava em escorregar para bem perto (centímetros) do barranco/rio. Tração e reduzida ligadas.

Quando chegamos no evento, parecia tudo normal: almoço e música rolando.

Particularmente acho que a prova deveria ter sido cancelada a partir do momento da confirmação da tragédia. Para ser honesto com minha consciência, me retirei.

Ainda com relação ao que já foi dito aqui: SIM! estamos a toda hora sujeitos aos riscos, seja quando atravessamos a rua, ou quando andamos em rodovias. Seja quando pulamos de para-quedas ou quando estamos nestes rallys....

Mas acredito que estes riscos não precisam ser potencializados!!!! Não é porque vamos pular de para-quedas que vou sem capacete ou vou desprezar os ventos...

Não é porque já estou numa rodovia perigosa que vou andar sem cinto...

Não é porque estou num rally que preciso passar num trecho liso e com pirambeira de mais de 30m.... E todos que praticam este esporte sabem: quando o totem apita, não importa o que está do lado.

Acredito que ser diretor de prova carrega consigo muito mais responsabilidades do que levantar, medir e colocar pc´s. Muito mais do que fazer "pegadinhas" para testar os navegadores... Muito mais do que fazer briefing ou analisar recursos....

Ser diretor de prova também é apropriar os riscos, mas principalmente, tentar minimiza-los... Deixando apenas aqueles intrínsecos ao esporte, analisando-os levando em conta até mesmo os fatores externos (choveu muito a noite)...

Se não fosse a tragédia, afirmaria que a prova estava ótima! E não perderia nada se eventualmente tivessemos trechos de deslocamento com radar sempre que se vislumbrasse risco sério aos competidores.... Embora pareça fácil este discurso neste momento dificilimo, estou tranquilo com minha consciência porque sempre cobro muito das provas que participo, o aspecto segurança.... Existem muitas provas por aí que pareça que querem medir a coragem dos participantes, e não a regularidade. Não estou falando da MMS!

Pois é necessário lembrar que, nos últimos tempos, a MMS vinha aprimorando seus quesitos de segurança nas provas, em especial os "bumps", as saídas "cegas" ou médias reduzidas nos cruzamentos....

Também é forçoso lembrar que o diretor de prova sempre foi um defensor do uso de capacete, e a não-obrigatoriedade vem de fatores não diretamente a ele ligados, segundo contam os boatos....

Entretanto, obviamente que a MMS não vai sair por aí alardeando o acontecido, ninguém aqui é inocente a ponto de acreditar ou mesmo cobrar isto dela...

Mas segunda feira abri o site da MMS, esperançoso em ver ao menos uma nota ou sinal de luto, mas não encontrei nada disto....

Me confortava achando que a MMS estava dando todas as respostas possíveis à família, mas também pelo que vi, as coisas não estão assim....

Particularmente acho que ela esta equivocada, mas não sou ninguém apto para julgar sua politica de marketing ou de relacionamento/respeito com o consumidor....

Este post, como já afirmei, está sendo dificil de ser escrito, pois tenho receio do caminho que posso tomar este esporte, mas achei que precisava externar minha opinião e meu relato dos fatos que vi...

Meus sinceros pêsames à família.

Théo

X2, Théo, X1000. O assunto é delicado, mas precisa ser abordado e discutido, principalmente pelos participantes mais experientes que conseguem falar com mais propriedade.

Reforço dizendo que esperava da Misubishi uma homenagem ao Roberto, algumas palavras que honrassem o atleta que prestigiou a competição e marcou o campeonato com sua vida. Ao final me senti constrangido em saber que estava competindo uma prova em que aconteceu acidente de tal gravidade. A prova deveria ter sido cancelada de imediato.
  • 01/10/2010, 03:43
    FDeotti
    E sobre o navegador, notícias dele? Espero que esteja bem, e que possa esclarecer as dúvidas que restam (porque perderam o controle, como foi o resgate).

Outra coisa: não resta dúvida que mudanças precisam ser realizadas, há um risco no esporte que precisa ser minimizado. A prova é realizada segundo regulamento da CBA, e é esta entidade que deve regulamentar o esporte e definir as regras de segurança. As medidas devem afetar não somente o MMS, mas todo campeonato de regularidade.

Quanto às medidas de segurança, acho que a importância do uso de capacete é inquestionável. E um ponto a discutir é a realização das provas em circuito fechado, como nas outras modalidades de rally. Isto traria maior controle sobre a prova, mais visibilidade e maiores possibilidades de resgate rápido. Em circuito aberto, o resgate rápido é uma questão de sorte. Por outro lado, temos de lembrar da população das localidades por onde passamos, a segurança precisa se extender também a estas pessoas.
  • 01/10/2010, 07:47
    MARIO ALMEIDA
    Pessoal, volto aqui para esclarecer algumas coisas: Não quetiono a vontade de Deus, acredito muito nele e trago a certeza de que meu irmão está num lugar muito melhor agora, é a Fé que trago juntamente com minha família que nos conforta neste momento, Deus sabe o que faz. A ÚNICA coisa que esperamos é clareza das informações, apuração dos fatos de uma forma mais presente.
    Chegar no local do acidente e deparar com aquela situação foi algo sem palavras e só esperamos algum pronunciamento no sentido de esclarecer a situação, o que não pode é ver os organizadores e pessoas que também estavam lá calados. Não recebemos nenhum telefonema, absolutamente nada e estamos utilizando essa forma de contato pra pronunciar nosso indignação diante de tanta omissão. Estou com a planilha da prova em mãos e vou voltar ao local, fazer toda a prova novamente e assim tentar entender melhor os acontecimentos. Mas teria que ser eu ??? Será que é preciso o irmão e irmã "Berrar" neste post a procura de rspostas que deveriam ser dadas sem buscas e sem tanto desgaste ??? Repito, não queremos nada, só entender. Meu irmão tinha uma marca na testa ( Laudo do IML JF ), pode ser que o mesmo tenha batido a cabeça, afinal, naquela curva tinha um buraco e por isso ter saido da estrada, imaginamos isso, mas será que vamos ficar somente na imaginação...
    Obrigado a todos que fazem seus comentários, mas as dúvidas ainda permanecem.
  • 01/10/2010, 08:10
    FDeotti
    Mario, todo competidor carrega 2 rastros, que é um rastreador GPS que grava a posição do carro a cada segundo, com coordenadas, horário e velocidade. Você precisa conseguir este arquivo. Com ele você conseguirá compreender o que houve. Talvez diretamente com a Totem, que fornece o rastro. Se alguém daqui tiver contato na Totem e puder ajudar a conseguir o rastro, acho que será uma grande ajuda à família.

Outro ponto é avaliar o carro, inspecionar a tração, pneus etc.

Mais um detalhe, acho que alguém já citou, é a possibilidade de animal na estrada, nesta prova isto aconteceu bastante, e foi até avisado pelo Lourival na véspera. Mas tenho a impressão de que não era o caso deste trecho, não sei, mas de toda forma vale verificar se há alguma pastagem próxima ao local do acidente.

Esta referência à marca na testa confirma a necessidade do capacete.
  • 01/10/2010, 08:33
    Théo_Augusto
    Bom dia...

apenas para esclarecer um ponto que ficou martelando minha mente nesta noite insone..

Afirmei que em mais de 5 anos esta foi a primeira vez que realmente "aliviamos"...
    Isto certamente representa muito mais acertos do que - talvez - erros...

Ainda, do mesmo modo que o Mario, irmão do Roberto, não questiono a vontade de Deus e acredito incondicionalmente nos seus atos... Neste momento, esta Fé é a única consolação.

Cabe lembrar que, diante disto, nenhuma ação, de nós, mudaria o fim daquele dia.

Esta é a diferença entre ACIDENTE (RISCOS) e FATALIDADES.

Como já disse é um momento muito delicado.

Finalizo por aqui minha participação, em respeito ao momento....

Théo
  • 01/10/2010, 11:46
    MARIO ALMEIDA
    "FDeotti, muito obrigado pelas dicas, por quais caminhos devo percorrer pra tentar encontrar alguma explicação sobre tudo, mas tenho a resposta para algumas de suas duvidas. O GPS indicava 32Km/h e o Roberto estava 1 s atrasado. Isso foi verificado na perícia realizada no carro em JF. Verificaram também barra de direção, freios, pneus, enfim, nada foi encontrado.

Vou voltar ao local do acidente e vou verificar a possibilidade de animal na pista, vou considerar todas as hipóteses possíveis, talvez assim encontremos algumas respostas, mais uma vez obrigado !!!

Realmente, sempre que participei usamos capacete, estranho isso não ser uma exigencia desta vez, espero que se torne uma regra daqui pra frente. Não queremos outras famílias sofrendo no futuro, é muito doloroso.
  • 02/10/2010, 22:36
    MARIO ALMEIDA
    Resposta
    Sr Theo, não acredito muito que vc tenha participado da prova, pelo menos não é o que parece diante de algumas considerações suas, tenho novidades sobre o acontecido e em breve mencionarei as mesmas neste post. Sou irmão do Roberto, algumas pessoas achavam que eu iria me calar sem antes ter certeza dos acontecimentos ???? Engano destes, logo trarei novidades bombásticas... Mentiras são sempre desmascaradas...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 17:23.