Que tal checar os pistons da pinça do freio. As vezes eles ficam folgados e apresentam ruídos semelhantes.
Versão Imprimível
Que tal checar os pistons da pinça do freio. As vezes eles ficam folgados e apresentam ruídos semelhantes.
Caros colegas,
Marcos, não pode ser na pinça do freio pois o barulho só aparece com tração na roda.
Segui o conselho do Paulo CW e fui dar uma olhada na Meireleserv (retifica de homocinética). O lugar é pequeno e quem trabalha é o próprio Meireles (Jair). Ele me explicou como é feita a retifica. A homocinética lado cambio tem nome. É junta homocinética deslizante. Os componentes (gaiola, anel interno, tulipa) recebem uma tempera por indução, criando uma camada dura com um pouco mais de 3mm.
Ele não acrescenta material na peça (solda) como algumas retificas fazem. Isso destempera o aço e reduz muito a vida útil da peça.
Ele remove as imperfeições tirando material e aumenta o tamanho das esferas (novas) para deixar o conjunto justo novamente. A folga admitida é de 1 centésimo de milímetro. Caso o dano seja muito profundo ele faz a retifica.
Aparentemente o cara manja. Vou fazer o serviço na semana que vem (três horas para desmontar, retificar e montar novamente). Comunicarei os resultados.
Quando o serviço é bem feito, fica muito bom... muitos criticam retíficas pq sabem de historias ou ja fizeram no mexânicu zequinha da esquina... e daí fica uma M... mesmo....
Quando tinha Samurai, até ponta de eixo eu soldei com quem sabe fazer o serviço descentemente e depois fiz muita, muita trilha nervosa e nunca deu problema....
Quanto o cara vai cobrar???
Trezentão. Em duas vezes no cartão.
Legal... depois poste suas impressões e contato do especialista ae...:concordo:
Muito útil este tópico. Estava com mesmo problema. Quando passo pra 4x4 aparece aquele barulho que parece que se está pssando em pedra solta. No meu caso aconteceu depois de trocar a coifa, operação que justamente precisa desmontar essa homocinetica do lado do câmbio.
Eu achava que era apenas erro de montagem - mas provavelmente depois de ter rodado alguns quilômetros, deve er danificado.
Será que alguém indica uma retífica competente no Rio de Janeiro pra esse tipo de serviço??
Poderia ser também em Macaé...
Boa tarde caro Fernando , é um prazer ver que sou bem indicado aqui, mas sai da Galvão Imports e iniciei uma nova etapa na minha vida , montei uma loja para mim e precisando de peças tenho muitas em estoque da linha Mitsubishi , Toyota , Suzuki e Nissan . E o que não tiver procuro no mercado para poder estar atendendo. Segue o meu contato . Loja 31-3357-1953 - Celular - 7813-8590 e ID Nextel - 88*9393 . Um grande abraço.
Nakami,
Já teve solução para seu problema, parece que a minha Pajero esta começando com o mesmo problema.
Nakami,
Sera que vc teve alguma solução pro teu caso. Dê um sinal de vida que é um assunto interessante.
Cesar,
Ainda não. Vamos por partes. Arrumei a homocinética. A Meireleserv faz um serviço rápido e bem feito. Os calos eram bem pequenos e demorou mais para tirar e colocar do que para fazer a retífica. Carro montado dei umas voltas e o barulho parecia ter desaparecido, porém quando eu preciso realmente da força na roda o barulho aparece novamente, porém bem mais suave.
Ao mesmo tempo começou um barulho na suspesão de coisa batendo. Levei o carro na Miltfort aqui de São Paulo para ver o estava acontecendo. Ficou um dia inteiro na oficina e nada de descobrirem o que estava batendo e, quanto ao clec, clec levantaram a hipótese de rolamento do diferencial. Nessas e descobri que de tanto por e tirar a homocinética o retentor do diferencial tinha ido para o saco e vazou todo o oléo. Como eu estava andando em 4x2 não tive consequências aparentes.
Veja como são as coisas. O barulho da suspensão vinha de barra de torção. A bucha estava totalmente folgada. Como todo o conjunto é muito justo, ninguém tinha percebido o problema. Com a folga da barra, quando o carro traciona na frente ele tira a geometria ideal e pode ser este o problema do clec, clec. Claro que haviam calos na homocinética e o barulho mudou após a retifica. Ficou mais suave. Mas o problema parece ter sido originado pela folga da barra.
O mecânico percebeu que alguém, algum dia, foi montar a barra de torção e, como a bucha entra muito justa, o cara "afinou" ela para facilitar o serviço. Pura ignorância.
Deixei para arrumar esta semana. Amanhã ou sexta ele fica pronto eu conto o que aconteceu. Se não for esta folga...
Abraço a todos,
troca as buchas e verifica o cabo do velocimetro