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  • #1

    Durabilidade dos amortecedores da TR4




    Alguem aí tem algum registro/experiência sobre a durabilidade dos amortecedores originais da TR4 ?

    A minha ano 05 está com 98.000km. Meu uso envolve rotina diária em asfalto, porém com viagens eventuais em trabalho de campo por estradas de terra bem ruins (a última foi pra Coronel Murta em MG, com alguns trechos bem ruins mesmo).

    Embora naquele teste estático de balançar o veículo e checar o funcionamento do amortecedor nao de para detectar nenhum problema, aas vezes percebo um movimento lateral um pouco brusco em curvas no asfalto seco entre 100 e 110km/h, quando pego algum buraco bem no meio da curva.

    Alguém trocou o amortecedor com km próxima a 100k e notou diferença ?

    Direto na MIT eu troco os 4 por pouco menos de 600 reais (fora mao de obra).

    Gui Marques
    Pajero TR4 11 A/T

  • #2
    Recém troquei os da minha com 102k
    Embora os originais não parecessem ruins, após a troca dá p sentir que o carro ficou + firme
    Marcelo Belo - SP
    JEEP - CJ-5 1966 (Chapolim) | JEEP WK Grand Cherokee 5.7 Overland (Fúria)

  • #3
    Usuário Avatar de leojaz
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    minha 05 troquei os dianteiros com 55k e os traseiros ainda não. Hoje com 67k.
    Carregando...

  • #4
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    Cara, a minha 05/06 esta agora com 126k e ate hoje nao troquei. Da pra sentir o carro meio bobo e vou troca-los pois notei um pequeno vazamento nos dianteiros (achei esse topico procurando qual rancho cabe) mas ja vi pessoas aqui trocando-os com 40k. A nao ser que vc faca trilhas muito pesadas, o minimo pra um amortecedor decente durar e de 80k.

  • #5
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    A minha 08/09 com 40mil os dianteiros começaram a vazar. E só rodo em asfalto, nada de brincadeiras mais fortes.

  • #6
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    O balança lateral muito provavelmente deve-se às buchas das barras estabilizadoras trazeiras. Na minha troquei e esse balanço em curva em velocidade mais alta parou.

    Vitor

  • #7
    Minha foi trocado com 87.000 km ta firme ainda tem 104,000km agora
    Paulo Lond.

  • #8
    Usuário Avatar de antoniogeo
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    Citação Postado originalmente por Gui Marques Ver Post

    as vezes percebo um movimento lateral um pouco brusco em curvas no asfalto seco entre 100 e 110km/h, quando pego algum buraco bem no meio da curva.
    Olá Gui,

    Minha TR4 é 05 e ainda nãotroquei os amortecedores.... engraçado é que tambémtenho estes mesmos sintomas no carro, inclusive fazendo curvas em estrada de terra... se tiver um buraco na curva e eu passar nele, sinto este movimento lateral....

    Será que são os amortecedores???
    Pajero TR4 2009 - (PseudoJipe???..)
    antes: TR4 2006; XJ 2000; TR4 2003
    "
    Sou do mundo, sou Minas Gerais."


  • #9
    Usuário Avatar de Maeda
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    Pesquisando no fórum, encontrei este tópico que, mesmo sendo um pouco antigo, traz um assunto interessante.

    Levarei a viatura pra revisão amanhã. Tenho sentido uma pequena transmissão da vibração das irregularidades do piso ao volante de direção. No entanto, o veículo é estável nas curvas. Isso poderia ser algum sintoma de amortecedores cansados? Está com 64k km e é ano 2009.

    Queria tirar esta dúvida antes de ouvir alguma sugestão da concessionária.

    Qual seria um preço justo?

    Abraço
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  • #10
    Usuário Avatar de Maeda
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    O pessoal da concessionária disse que os amortecedores estão bons e as borrachas também. A calibragem se encontra em 26 libras. Mesmo assim, parece que as vibrações menores passam pra direção.

    Trafegar em paralelepípedos é tranquilo. As depressões maiores também não são muito sentidas e o carro é estável nas curvas. Somente as vibrações pequenas é que são sentidas no volante. Alguém se habilita em tirar essa dúvida que tenho? Será que são os amortecedores que estão apresentando sinais de fadiga ou poderia ser algum componente da direção?
    Toyota Bandeirante Jipe Curto
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  • #11
    Usuário Avatar de Sem Loção
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    Senhores, um detalhe...

    As TR4 dos anos que estamos falando, 04, 05, 06 (a minha se inclui) NÃO POSSUEM barra estabilizadora traseira, apenas a dianteira. Sem ela, mesmo com bons amortecedores, o carro é "bambo" mesmo.

    A minha 2006 hoje devido ao lift está inclusive sem a barra estabilizadora dianteira... parece um veleiro de tanto que balança...KKKK mas foi opção minha pra ganhar curso de suspensão.

    POrém, mesmo antes do lift, era bem mais "bamba" que a minha 2011, que tem as barras dianteira e traseiras. OS amortecedores que eu troquei pra fazer o lift estão guardados, segundo o mecânico ainda servem um pouco, tirei com 75.000km originais. MAs realmente notei mais "firmeza" com os amortecedores novos....
    Troller T4 2012 3.0 NGD "Vermeião"
    Ex -Pajero Sport 07 V6 "Petroleira", Pajero Sport 05 TDI "Fubreca" e Pajero TR4 06 "Engraçadinha"

  • #12
    Usuário Avatar de Maeda
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    Olá, Sem loção.

    Agora há pouco eu estava pensando e me ocorreu o seguinte: poderiam as buchas do amortecedor estar gastas e provocar isso? Digo isso porque somente as vibrações pequenas são transmitidas para a direção.

    Bom, se eu resolver comprar amortecedores novos, há alguma indicação?

    Abraços
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