x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 24 de 24
  • #13
    Usuário
    Entrada
    22/07/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    216
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por Anderson07 Ver Post
    Amigo uso essas velas delphi a mais de um ano, e agora que o carro ta ruim pra pegar, na verdade coloquei-as em marco do ano passado, rodei quase 40 mil km entao acho que ja se pagaram, eu paguei 240 por elas na epoca,era bariga verde no assunto, mas ate hoje ta blz, eu so viro a chave duas vezes e ela pega de primeira, eu ja estava cotando comprar umas velas novas, mas eu creio que pelo valor e pelo tempo elas já estao mais que pagas, vejo muitos ai com problemas com vela aquecedoras, essas podem ate nao ter a durabilidade e a qualidade da original ou da bosch mas porem gostei, sem contar que ja passaram de um ano e tao todas certas, nunca tirei nem pra conferir.

    abraços
    Concordo com você Anderson, se durarem 1 ano elas se pagam de boa! Não sei se tens pratica com compras no Mercado livre mas se tiver pode comprar sem medo desde link que passei em minha mensagem, o vendedor é super correto e pratico nas negociações!

    Abraço!

  • #14
    Usuário Avatar de Anderson07
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    36
    Posts
    181
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por evertonpoa Ver Post
    Concordo com você Anderson, se durarem 1 ano elas se pagam de boa! Não sei se tens pratica com compras no Mercado livre mas se tiver pode comprar sem medo desde link que passei em minha mensagem, o vendedor é super correto e pratico nas negociações!

    Abraço!

    Vou contatar o vendedor, Obrigado pela dica, assim eu nao usei as velas originais, mas eu gostei da delphi e uma marca boa no mercado, mas eu gostei bastante, até estao funcionando de boa, eu que nao criei coragem ainda pra tira-las e averiguar como estao, para saber se realmente preciso troca-las, mas enfim ja sao praticamente 2 anos, e nenhum tipo de problema, a unica coisa que faco e virar a chave duas vezes e pega igual cataro na parede kkkkkkkkkk

    abraços

  • #15
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    36
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Anderson07 Ver Post
    até estao funcionando de boa, eu que nao criei coragem ainda pra tira-las e averiguar como estao, para saber se realmente preciso troca-las
    Anderson você não precisa tirar as velas para testá-las, na verdade é priciso tirar apenas a chapa que distribui a tensão nas velas assim você testa uma a uma, e com um cabo e um multímetro é possivel testar as velas sem tirar do cabeçote.

    []s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #16
    Usuário
    Entrada
    09/10/2009
    Local
    Barbacena/MG
    Idade
    49
    Posts
    493
    Agradecimentos: 0
    Bom, da ultima vez que comprei (MitRoubo) estava R$ 490,00, mas já tá fazendo 5 anos. Putz dura muito!
    E pega de primeira sempre.

  • #17
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    36
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Também já usei as originais e duraram muito (vários anos) em compensação as xing ling já chegou a queimar em uma semana...

    []s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #18
    Usuário Avatar de cbridi
    Entrada
    12/10/2004
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    Idade
    54
    Posts
    1,071
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Anderson você não precisa tirar as velas para testá-las, na verdade é priciso tirar apenas a chapa que distribui a tensão nas velas assim você testa uma a uma, e com um cabo e um multímetro é possivel testar as velas sem tirar do cabeçote.
    []s
    Explica aí leobnaval, para um leigo, qual o procedimento para testar? Verificar a amperagem ou a tensão?

    []'s
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

  • #19
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    36
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por cbridi Ver Post
    Explica aí leobnaval, para um leigo, qual o procedimento para testar? Verificar a amperagem ou a tensão?

    []'s
    1º passo é verificar se está chegando tensão na chapa distribuidora de tensão que fixa os polos superiores das velas aquecedoras, então com um multímetro você mede a tensão entre a chapa e o polo negativo da bateria, esse teste serve para verificar a fiação, contatos e relé de partida:
    Com o motor desligado e chave fora do contato (pré-aquecimento) não deve ter tensão alimentando as velas
    Com a chave na posição pré-aquecimento e/ou motor frio ligado após a partida deve ter cerca de 12V, note que é normal as velas manterem aquecendo até por alguns minutos após a partida.

    Se estiver tudo funcionando corretamente, pode passar para a 2ª etapa para aferir as velas individualmente.
    Para isso precisa retirar a chapa que liga os polos das velas e o cabo de alimentação, para testar elas uma a uma.
    Este teste pode ser feito de várias formas, vou citar 3 modos sendo o 1º mais simples e menos preciso e o 3º o mais confiável e preciso pois afere a resistência da vela:

    1- com o auxilio de um cabo, ligar uma ponta no pólo positivo da bateria e a outra ponta encostar no polo superior da vela aquecedora que está instalada no cabeçote (é importante a vela estar instalada pois o negativo da vela é a carcaça dela que está aterrada e também tomar cuidado para não encostar a ponta do cabo usado para o teste nas peças do motor e carroceria pois poderá causar um curto-circuito)
    Ao triscar o cabo positivo no polo superior da vela ela deve gerar pequenas faísca que significa que tem contato elétrico, fazendo isso sabemos que a vela não está queimada (se não sair faísca a vela tem grande chance de estar queimada).

    2- com uma cabo instalado uma lâmpada 12V entre as pontas, colocar uma ponta no pólo positivo da bateria e a outra ponta no pólo superior da vela a vela, a lâmpada deverá acender indicando que a vela não está queimada, se não acender verifique encostando os polos do cabo na bateria se a lâmpada acender desse modo e não acender quando encostado na bateria (positivo) e poló superior da vela, significa que a vela está queimada.

    3- Este teste precisa ser realizado usando um multímetro e medindo a resistência da vela, a resistência das velas aquecedoras da L200 devem ser por volta de 1,0 ~ 1,3 ohm (depende da marca e qualidade da vela). Qualquer valor muito abixo ou acima indicará vela com defeito.
    Uma ponta de prova deve ser encostada no sextavado de instalação da vela ou no corpo inferior dela e a outra ponta do multímetro no polo superior onde é roscada a chapa de alimentação.
    Também pode se conferir a continuidade entre os polós da vela para ver se ela não está queimada, simulando os teste acima (sem valor de resistência).

    E por fim se a vela estiver ruim pode se retirar ela para fazer uma inspeção visual, visto que se for aferido a resistência e estiver ok não tem motivo para retirar elas.

    As chaves utilizadas para retirar a porca da chapa de alimentação geralmente é uma 7 mm, que fixa os pólos superiores das vela visto que ele possui rosca m4, já o corpo da vela e cabeçote são rosca m10 passo 1,25 e a chave para retirar e instalar as velas geralmete é a 12 mm (velas xing ling as vezes podem ser 11 mm).

    O torque recomendado de aperto da vela aquecedora no cabeçote é de 15 Nm. E não é recomendado usar qualquer tipo de material como teflon ou algo do tipo na rosca da vela até porque o uso de teflon poderá eliminar ou reduzir a área de contato do corpo da vela com a carcaça (aterramento) da vela causando má funcionamento.

    []s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #20
    Usuário Avatar de cbridi
    Entrada
    12/10/2004
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    Idade
    54
    Posts
    1,071
    Agradecimento: 1
    leobnaval!
    Muito grato pela aula, ou melhor, pelas aulas, torque, chaves, tudo. Valeu mesmo!

    []'s
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

  • #21
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    36
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Valeu Bridi, espero que ajude você e muito outros foristas e visitantes.

    []s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #22
    Usuário Avatar de Anderson07
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    36
    Posts
    181
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    1º passo é verificar se está chegando tensão na chapa distribuidora de tensão que fixa os polos superiores das velas aquecedoras, então com um multímetro você mede a tensão entre a chapa e o polo negativo da bateria, esse teste serve para verificar a fiação, contatos e relé de partida:
    Com o motor desligado e chave fora do contato (pré-aquecimento) não deve ter tensão alimentando as velas
    Com a chave na posição pré-aquecimento e/ou motor frio ligado após a partida deve ter cerca de 12V, note que é normal as velas manterem aquecendo até por alguns minutos após a partida.

    Se estiver tudo funcionando corretamente, pode passar para a 2ª etapa para aferir as velas individualmente.
    Para isso precisa retirar a chapa que liga os polos das velas e o cabo de alimentação, para testar elas uma a uma.
    Este teste pode ser feito de várias formas, vou citar 3 modos sendo o 1º mais simples e menos preciso e o 3º o mais confiável e preciso pois afere a resistência da vela:

    1- com o auxilio de um cabo, ligar uma ponta no pólo positivo da bateria e a outra ponta encostar no polo superior da vela aquecedora que está instalada no cabeçote (é importante a vela estar instalada pois o negativo da vela é a carcaça dela que está aterrada e também tomar cuidado para não encostar a ponta do cabo usado para o teste nas peças do motor e carroceria pois poderá causar um curto-circuito)
    Ao triscar o cabo positivo no polo superior da vela ela deve gerar pequenas faísca que significa que tem contato elétrico, fazendo isso sabemos que a vela não está queimada (se não sair faísca a vela tem grande chance de estar queimada).

    2- com uma cabo instalado uma lâmpada 12V entre as pontas, colocar uma ponta no pólo positivo da bateria e a outra ponta no pólo superior da vela a vela, a lâmpada deverá acender indicando que a vela não está queimada, se não acender verifique encostando os polos do cabo na bateria se a lâmpada acender desse modo e não acender quando encostado na bateria (positivo) e poló superior da vela, significa que a vela está queimada.

    3- Este teste precisa ser realizado usando um multímetro e medindo a resistência da vela, a resistência das velas aquecedoras da L200 devem ser por volta de 1,0 ~ 1,3 ohm (depende da marca e qualidade da vela). Qualquer valor muito abixo ou acima indicará vela com defeito.
    Uma ponta de prova deve ser encostada no sextavado de instalação da vela ou no corpo inferior dela e a outra ponta do multímetro no polo superior onde é roscada a chapa de alimentação.
    Também pode se conferir a continuidade entre os polós da vela para ver se ela não está queimada, simulando os teste acima (sem valor de resistência).

    E por fim se a vela estiver ruim pode se retirar ela para fazer uma inspeção visual, visto que se for aferido a resistência e estiver ok não tem motivo para retirar elas.

    As chaves utilizadas para retirar a porca da chapa de alimentação geralmente é uma 7 mm, que fixa os pólos superiores das vela visto que ele possui rosca m4, já o corpo da vela e cabeçote são rosca m10 passo 1,25 e a chave para retirar e instalar as velas geralmete é a 12 mm (velas xing ling as vezes podem ser 11 mm).

    O torque recomendado de aperto da vela aquecedora no cabeçote é de 15 Nm. E não é recomendado usar qualquer tipo de material como teflon ou algo do tipo na rosca da vela até porque o uso de teflon poderá eliminar ou reduzir a área de contato do corpo da vela com a carcaça (aterramento) da vela causando má funcionamento.

    []s
    Obrigado por Responder, eu iria perguntar, vejo que voce tem sua l200 a anos e esta sempre acompanhando os topicos, fico muito grato por sempre que estou em duvidas, vir aqui no forum e sempre contar com a boa vontade de todos amigos, em principal a voce, pois esta sempre presente em quase todos os topicos aqui da comunidade, pelo menos aos que eu li (rsrsr),

    Mas uma vez parabens por sempre ajudar os Foristas.

  • #23
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    36
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Pessoal uma resalva no procedimento para testar a vela aquecedora da L200, conforme o manual da L200 94/... ela pode usar as velas comuns e as de cerâmica, nesse caso os valores de resistência são bem diferentes.

    Portanto, ao aferir a resitência de velas aquecedoras os valores devem ser os seguintes:
    Velas metálicas entre 0,9 ~ 1,1 ohm a temp. de 20ºC
    Velas cerâmicas entre 0,4 ~ 0,6 ohm a temp. de 20ºC

    (essa temperatura não precisa ser precisamente 20º mais é importante que a vela seja aferida a temp. ambiente e que esteja fria, o motor não pode estar aquecido e nem a vela).

    As velas cerâmicas proporcianonam uma performance muito melhor da vela aquecedora, além de tempos de aquecimentos menores.

    VELAS L200 outdoor 2007-teste-vela-aquecedora-l200.jpg
    Fonte da figura: Manual do motor mitsubishi: Engine 4d56 1994 and subsequent

    []s
    4X4 Brasil
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #24
    Usuário Avatar de Anderson07
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    36
    Posts
    181
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Pessoal uma resalva no procedimento para testar a vela aquecedora da L200, conforme o manual da L200 94/... ela pode usar as velas comuns e as de cerâmica, nesse caso os valores de resistência são bem diferentes.

    Portanto, ao aferir a resitência de velas aquecedoras os valores devem ser os seguintes:
    Velas metálicas entre 0,9 ~ 1,1 ohm a temp. de 20ºC
    Velas cerâmicas entre 0,4 ~ 0,6 ohm a temp. de 20ºC

    (essa temperatura não precisa ser precisamente 20º mais é importante que a vela seja aferida a temp. ambiente e que esteja fria, o motor não pode estar aquecido e nem a vela).

    As velas cerâmicas proporcianonam uma performance muito melhor da vela aquecedora, além de tempos de aquecimentos menores.

    VELAS L200 outdoor 2007-teste-vela-aquecedora-l200.jpg
    Fonte da figura: Manual do motor mitsubishi: Engine 4d56 1994 and subsequent

    []s

    Boa, irei testar

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade