Apesar desta notificação, que faço apenas por cautela, não seria justo de minha parte não destacar que sempre fui muito bem atendido na Via Jap Curitiba. Certamente continuarei recorrendo àquela concessionária para resolver qualquer problema que minha viatura venha apresentar, desde que solucionam este imbróglio e me deem boas explicação sobre o porquê de ser dito que os cabos foram substituídos quando na realidade não foram, claro!
Alguém aqui do Fórum já teve ocorrência semelhante com cabos de ignição da TR4?
Abaixo seguem a notificação e o email:
NOTIFICAÇÃO EXTRA JUDICIAL
Em 29.03.2010, data abrangida pela garantia legal prevista no Art. 26, inciso II, do código de Defesa do Consumidor – CDC, dirigi-me à Concessionária Via Jap, em Curitiba-Pr, para reparo em meu veículo Mitsubishi Pajero TR4 Flex A/T, ano e modelo 2008, adquirido naquela mesma loja em 07.01.2010. O carro apresentava falhas ocasionais (defeito intermitente: ora funcionava perfeitamente, ora falhava) no funcionamento do motor. Ao ser atendido pelo Consultor Cesar, merece destaque a cortesia exemplar dispensada, informou-me este que havia casos de falha deste tipo em razão de defeito de fabricação em um lote de cabos de ignição. Aguardei o atendimento e em pouco mais de meia hora o carro foi-me entregue em perfeito funcionamento, tendo o Consultor me informado que o jogo de cabos havia sido trocado. Frise-se: não foi aberta ordem de serviço interna da concessionária (ao menos não tomei conhecimento) ou emitido qualquer espécie de documento que comprove minha estada na loja ou a instalação de qualquer peça como, por exemplo: nota fiscal. Desloquei-me à minha residência e, no dia seguinte, guardei a TR4 em um estacionamento onde mantenho uma vaga alugada para o terceiro carro da família. Ao desligá-la, no estacionamento, o funcionamento era normal. Passei a semana utilizando outro veículo que disponho. Hoje, domingo, 04.04.10, ao buscar a TR4 no estacionamento e funcioná-la, esta apresentou as mesmas falhas anteriormente verificadas. Qual minha surpresa quando abri o cofre do motor e percebi que os cabos de velas não haviam sido trocados. Há sinais de que alguém mexeu no cabo do primeiro, ou quarto, cilindro (o que fica próximo ao radiador). Como posso afirmar isto? Simples: não lavo motor. Motores dos meus carros sempre estão, no mínimo, cobertos de pó e, no caso em questão, a camada de pó revela que este cabo foi mexido, contudo, está ele coberto de pó nos terminais indicando que ou se trata do mesmo cabo, ou foi substituído por outro cabo já usado. Os cabos dos outros cilindros sequer foram tocados. Amanhã, segunda feira, 05.04.2010, uma semana após a ocorrência narrada e ainda dentro do prazo de garantia legal, irei à Via Jap Curitiba para solução do problema.
Para que dúvidas não pairem quanto à tempestividade em relação aos prazos previstos no CDC, estou postando, na data de hoje, 04 de abril de 2010, cópia desta NOTIFICAÇÃO, e seu email de encaminhamento, no Fórum 4x4 Brasil e, amanhã, entregarei outra cópia na citada concessionária, mediante contra-recibo.
Curitiba, 04 de abril de 2010.
Annibal Bassan Junior,
Consumidor.
.................................................. ..
o email encaminhado ao endereço eletrônico: crm@viajap.com.br
Prezados Senhores,
Em anexo deste email, encaminho-lhes NOTIFICAÇÃO EXTRA JUDICIAL referente a evento ocorrido com o veículo Mitsubishi Pajero TR4 adquirdo conforme Nota Fiscal nº 000.002.513, da Via Jap Curitiba. O objetivo busca o resguardo relativo às normas que disciplinam a Garantia Legal prevista no Código de Defesa do Consumidor – CDC.
Sem mais, despeço-me,
Atenciosamente.
Annibal Bassan Junior,
Consumidor.