como eu havia insistido na consulta ao SAC da MT hoje recebi esta resposta ridícula:
(deve ter uma equipe de genios trabalhando neste tal de SAC)
Prezado Senhor, Agradecemos o envio do seu e-mail.
Em atenção ao mesmo segue abaixo as informações necessárias, para maiores informações solicitamos que entre em contato com uma de nossas concessionárias.
Essa resosta vai de encontro ao manual que mostra que o torque máximo é atingido com gasolina a 2250rpm. Aqui eles estao colando a 4500rpm. Veja quanto amadorismo da MIT.....E agora quem diz o que é o certo de fato??? O chapolin colorado?
Essa resosta vai de encontro ao manual que mostra que o torque máximo é atingido com gasolina a 2250rpm. Aqui eles estao colando a 4500rpm. Veja quanto amadorismo da MIT.....E agora quem diz o que é o certo de fato??? O chapolin colorado?
verdade: entao eles reconhecem o erro do manual, sem, por outro lado admitirem isto formalmente.
E inclusive no próprio site da MIT eles falam que "com gasolina a agilidade é ainda maior (comparando com a descrição do desempenho a alcool) 135cv com torque máximo de 20kgf.m a 2250rpm"
Ainda me questiono o que é o certo de fato...De onde entao que eles tiraram essa informacao?
O que é estranho é que quando a TR4 era só a gasolina ela tinha 18kgfm de torque@4500 rpm, quando passou a ser flex no modelo 2008 que possui tb seguia a mesma lógica da 2010, 18 kgfm @2250 rpm (gasolina) e 19kgfm @4500 rpm (etanol). Entao o que será o certo? Se esses motores sao fabricados na MIT do japao entao só eles devem saber ao certo....
Postado originalmente por marceloelihimas
drbart,
acho que o engano ocorreu até dentro da mt, entre departamentos.
a minha tr4 é 2010, tá com 5mil km e já usei alcool, gasolina e mistura dos dois. não dá pra perceber este torque todo a 2250 rpm.
Marketing, nada além disso... Quer dizer que esse motor 2.0 "flex" tem 140cv e tem tanto torque quanto um Jetta 2.5 de 170cv? Só se vcs acreditam em duendes e papai-noel...
Se forem botar num dinamômetro de vergonha, é capaz do torque SER O MESMO de quando o motor ainda rodava apenas na gasolina!
GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A
Até acredito que seja puro marketing, alias não apenas o valor de torque mas tambem da potencia, ainda não acredito nos 140cv...
Mas em relação as comparações, se todo mundo estiver falando a verdade, a diferença de numeros se daria pelo fato do motor de um e outro servirem pra coisas diferentes.
Por exemplo no jeta vale mais ter potencia do que torque, pra isso eles usam comandos/acerto de injeção diferente para conseguir uma potencia mais alta mas sem ter tanto torque, no caso da TR4 é o contrario, comandos/acerto para tirar mais torque e menos potencia.
Tem um exemplo muito bom, o velho guerreiro 4.1 da GM, no omega ele tinha 168Cv e nem lembro mais quanto de torque, na silverado o mesmo motor mas com comandos/acerto diferentes tinha 130 e alguma coisa Cv mas um torque maior e numa rotação menor, tudo vai de acordo com a proposta do veiculo.
Claro que isso tudo só encaixa se todas as montadoras, no caso miti, estiverem falando os numeros corretos, eu sinceramente tenho minhas duvidas com relação a isso...
Na verdade olhei no manual da minha TR4 2010 e a informacao é a seguinte:
gasolina 20kgf.m@2250 rpm
alcool 22kgf.m@4250 rpm
No site offical da marca tem que esse torque é de 4500 rpm e não 4250 rpm com etanol. Mas os dados a gasolina são os mesmos.
Acho que vou mandar um email para o pessoal da Mit do Japao que só eles devem saber mesmo....
Vc falou tudo!! O ponto é exatamente este que vc colocou ; qual seria a proposta do carro ('' a diferença de numeros se daria pelo fato do motor de um e outro servirem pra coisas diferentes.....por exemplo no jeta vale mais ter potencia do que torque, pra isso eles usam comandos/acerto de injeção diferente para conseguir uma potencia mais alta mas sem ter tanto torque, no caso da TR4 é o contrario, comandos/acerto para tirar mais torque e menos potencia'') foi perfeita sua descriçao.
Quanto a questao dos cv nao duvido que chege a 140 cv até porque nao seria nada de exepcional ( veja que os carros nesse patamar como o GVIII tem os mesmos 140 cv e 18.7kgf.m de torque, ou seja comparando com os dados a gasolina da nova TR4 ela teria um pouco mais de 1kgf.m de torque e 135cv, e com etanol teria 5cv a mais).
Quanto a questao da confiabilidade dos dados, acho que como qualquer produto eles devem ter que passar por certificacoes para comprovar o que estao vendendo , nao creio que seja tao fácil eles simplesmente inventarem dados de um motor e sair vendendo ......
Até porque se fosse para ''inventar dados'' a MIT inventaria de motores como o 3.5 V6 FLEX da Triton ou Pajero Sport, que tem 200cv (G)/205 CV(A) que se comparado a outros motores desse porte deixa a desejar em relaçao aos concorrentes do segmento. Veja que o Santa fé da Hyundai tem um motor 3.5 V6 de 285 cv 34kgf.m de torque .... o Sorento da Kia 3.5 V6 tem 278 cv 34,2kgf.m de torque....a diferenca é grande se vc compara com o Pajero Sport 3.5 V6 205 cv 32,3 kgf.m de torque. Fora que ou outros 2 tem muito mas design e outros itens ( mas nao tem reduzida!!) e sao apenas um pouco mais caros....
Apesar de a Mitsubishi ser uma montadora com respeito mundial consagrada nos mais duros Rallys, aqui no Brasil nao se pode negar o amadorismo de muitos que estao por tras dela, vejam essa confusao dos dados do manual por exemplo.....
Sobre não confiar nos numeros, vc deu um bom exemplo, a GV3 tem um motor muito mais moderno que a TR4, com variação no tempo de abertura das valvulas e tudo o mais, o qual ajuda demais na relação de potencia e principalmente torque e mesmo assim tem mais de 1mKgf de torque a menos que a TR4! Se for comparar com a TR4 de 140cv a diferença fica ainda mais esquisita, até pq torque e potencia são 2 grandezas que andam juntas e as diferenças dessas 2 grandezas na tr4 gasolina pra flex são meio desproporcionais.
Tem um outro motor que serve de exemplo, o GM familia 2 que equipa astra/vectra e algumas outras coisas, ele com seus 2 litros e 8v consegue 140cv no alcool, valor até que respeitavel para esse motor e tem "apenas" 19,7 mKgf, digo apenas comparando com TR4, mas já é exatos 1mKgf de torque a mais que o GV3 que tem um motor absurdamente mais moderno! O fato de ter apenas 8v ajuda bastante em conseguir um torque maior, dai a diferença pra GV3. Como a TR4 consegue esses numeros é uma boa pergunta! hehe
Sobre o v6 da miti, talvez ela não botou numeros mais altos justamente pq existem concorrentes e todos eles andam bem mais, então ficaria bem estranho dizer que tem a mesma potencia andando um caminhão a menos. No caso da TR4 não tem concorrente, GV3 pra mim não é concorrente por questão principalmente de preço.
Sobre averiguação, no br que eu saiba não existe nada que vá testar os veiculos para comprovar sua potencia, prova disso é que já tivemos casos de carros serem vendidos com potencia declarada abaixo da real somente para pagar menos imposto.
Fora que medição de potencia é algo complicado, 2 medições uma atraz da outra já da diferença, então o fabricante iria sempre alegar isso, diferenças de temperatura, umidade do ar, etc e tal, ae iriam criar uma margem de tolerância, chuto 10%, pronto em 140cv já dá respeitaveis 14cv, assim sendo toda TR4 saindo com 126cv está de acordo com as regras.
Mas a verdade é que tudo não passa de pura especulação! haha