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  • #1
    Usuário Avatar de Periquitooffroad
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    Desmontar Volante TR4-2012-08-26-199.jpgDesmontar Volante TR4-2012-08-26-200.jpg

    Para remover a tampa
    -Desconectar a bateria 15 minutos antes.
    -Colocar o volante na posição central
    -Retirar chave da ignição
    -Remover a tampina embaixo do volante e desconectar o socket amarelo do air bag.
    -Folgar completamente o parafuso Alen 8mm (Furo lado esquerdo)
    Puxar o volante.

    Tirar a tampa é fácil, o que não consegui remover o Airbag da Tampa e ter acesso ao "botão" da buzina. Olhei olhei e não vi por onde.
    Como é que faz para retirar o air bag da tampa plástica????

  • #2
    Usuário Avatar de rodrigoscf
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    Essa capinha plastica branca que tem, onde sai o fio amarelo no meio, puxa com cuidado que é de pressão!

    Depois, você terá acesso aos parafusos que soltarão o airbag.

    Retire com cuidado e deixe ele guardado em local seguro, sem acessos acidentais e com a bolsa virada para cima.

    Só mexa nele novamente na hora de reinstalar!

    DICA: faça riscos com caneta de CD ou PILOT para marcar as posições de CADA PEÇA que retirar... A começar pela capinha plástica... Na hora de montar, é meio confuso.

    Exemplo: passe uma linha pegando a capinha e a parte fixa... depois, antes de soltar os parafusos, passe uma outra linha passando do "reator" do airbag para a parte fixa... Faça em outra direção daquela da capa plastica e evite as áreas centrais. Faça retas saindo mais dos cantos... Na hora de montar, vai ficar bem mais fácil !!!

    Bom... depois que tirar a capinha plástica e o "reator", verá que ficará essa peça preta de metal grandona, com os 2 parafusos pra cima nas guias (já sem as porcas). Então, depois que o reator sair, é só puxar a parte preta com cuidado... tem um pouco de pressão também. Dá uma conferida, mas acho que, nesse ponto, não tem mais nenhum parafuso para soltar e ela sair.

    Atrás dela, terá um suporte de plástico, onde a fita fica apoiada... A fita estará por trás dele e você verá somente os conectores. Retire a parte plástica... Restará somente o couro do volante mesmo. Com essa parte plástica, ao virar, verá a fita presa... Retire com cuidado dos pontos de encaixe, para não rasgar...

    Pronto... agora é pegar um estilete bem fino, abrir com cuidado para não atingir a parte metálica, fazer o trabalho e fechar bem com fita adesiva depois, para evitar a entrada de umidade, tudo como no video.

    Abração e boa sorte !


    Citação Postado originalmente por Periquitooffroad Ver Post
    Desmontar Volante TR4-2012-08-26-199.jpgDesmontar Volante TR4-2012-08-26-200.jpg

    Para remover a tampa
    -Desconectar a bateria 15 minutos antes.
    -Colocar o volante na posição central
    -Retirar chave da ignição
    -Remover a tampina embaixo do volante e desconectar o socket amarelo do air bag.
    -Folgar completamente o parafuso Alen 8mm (Furo lado esquerdo)
    Puxar o volante.

    Tirar a tampa é fácil, o que não consegui remover o Airbag da Tampa e ter acesso ao "botão" da buzina. Olhei olhei e não vi por onde.
    Como é que faz para retirar o air bag da tampa plástica????
    4X4 Brasil
    Rodrigo Saint'Clair
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  • #3
    Usuário Avatar de Periquitooffroad
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    Valeu! E que o terror dos vídeos de Air bag foi desestimulante pra ficar cutucando.
    Final de Semana vou tentar arrumar.

  • #4
    Usuário Avatar de rodrigoscf
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    É pra ter cuidado mesmo !!! rs

    E na hora de montar, não esquece de deixar a bateria com os 2 polos desconectados um booommmmm tempo antes de você ir lá encaixar tudo no carro....

    Dê preferência a fazer as coisas a partir do banco do carona, se possível...


    Citação Postado originalmente por Periquitooffroad Ver Post
    Valeu! E que o terror dos vídeos de Air bag foi desestimulante pra ficar cutucando.
    Final de Semana vou tentar arrumar.
    Rodrigo Saint'Clair
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  • #5
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    Galera,

    Esse tal parafuso allen 8mm que solta o volante no meu carro está extremamente duro. Voces saberiam dizer se ele é solto no sentido horário ou anti-horário?

    Grato.


    Citação Postado originalmente por Periquitooffroad Ver Post
    Desmontar Volante TR4-2012-08-26-199.jpgDesmontar Volante TR4-2012-08-26-200.jpg

    Para remover a tampa
    -Desconectar a bateria 15 minutos antes.
    -Colocar o volante na posição central
    -Retirar chave da ignição
    -Remover a tampina embaixo do volante e desconectar o socket amarelo do air bag.
    -Folgar completamente o parafuso Alen 8mm (Furo lado esquerdo)
    Puxar o volante.

    Tirar a tampa é fácil, o que não consegui remover o Airbag da Tampa e ter acesso ao "botão" da buzina. Olhei olhei e não vi por onde.
    Como é que faz para retirar o air bag da tampa plástica????

  • #6
    Usuário Avatar de Rbastos
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    Citação Postado originalmente por LucNeto Ver Post
    Galera,

    Esse tal parafuso allen 8mm que solta o volante no meu carro está extremamente duro. Voces saberiam dizer se ele é solto no sentido horário ou anti-horário?

    Grato.
    Amigo, é rosca direita, ou seja, solta no sentido anti-horário. Deve ter ocorrido alguma oxidação a qual deve estar travando o mesmo, coloque um pouco de spray desengripante no parafuso, ou coloque a chave allen no parafuso e dá umas batidinhas para tentar soltar o mesmo.
    Rodrigo Bastos

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Rbastos Ver Post
    Amigo, é rosca direita, ou seja, solta no sentido anti-horário. Deve ter ocorrido alguma oxidação a qual deve estar travando o mesmo, coloque um pouco de spray desengripante no parafuso, ou coloque a chave allen no parafuso e dá umas batidinhas para tentar soltar o mesmo.
    Valeu, Amigão!!

    Consegui!!! rsrs

  • #8
    Usuário Avatar de Periquitooffroad
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    Para remover a tampa
    -Desconectar a bateria 15 minutos antes. Os dois polos. 1º negativo depois positivo.
    -Colocar o volante na posição central
    -Retirar chave da ignição
    -Remover a tampina embaixo do volante e desconectar o socket amarelo do air bag.
    -Folgar completamente o parafuso Alen 8mm (Furo lado esquerdo)
    -Puxar o volante e levar para bancada.
    -Retirar as duas porcas 10mm para remover a tampa com air bag do volante.
    -Retirar o fio amarelo da capa plástica branca e remover essa capa plástica que esta sobre o cartucho de gas.
    -Remover as 4 porcas 8mm
    -Retirar o cartucho de gás e colocar em local seguro. É ele que explode e infla o airbag.
    -Remover a carcaça metálica que está sobre a bolsa do air bag. É só puxar. Como não tem mais o cartucho de gás daqui em diante o risco acabou.
    -Remover a bolsa do air bag do tampa plástica. Tem várias travas laterais, mas tudo de encaixe. Afasta o plástico e vai levantando o air bag.
    -Puxe a chapa que prende a bolsa do air bag e guarde com cuidado. Ela é bem arrumada e presa.
    -Retire agora a peça marrom que esconde o interruptor da buzina.
    -Faça o reparo e siga a sequência inversa para montar

    Que fizer a desmontagem anote e divulge o número da peça,esta impresso. Esqueci de fazer a anotação.

    Desmontar Volante TR4-01-volante.jpgDesmontar Volante TR4-02-desconectar.jpgDesmontar Volante TR4-03-volante-removido-.jpgDesmontar Volante TR4-04-soltar-tampa.jpgDesmontar Volante TR4-05-soltar-cartucho-ga-s.jpgDesmontar Volante TR4-06-soltar-cartucho-ga-s.jpgDesmontar Volante TR4-07-carca-air-bag.jpgDesmontar Volante TR4-08-bolsa-do-air-bag.jpgDesmontar Volante TR4-09acesso-buzina.jpgDesmontar Volante TR4-10-pe-desmontadas.jpgDesmontar Volante TR4-101-buzina-tr4.jpg

  • #9
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    Apenas a titulo de informaçao, minha é uma IO 2000 e a chave do volante é uma TORX 40 cm furo no meio.-

  • #10
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    12/05/2013
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    A questão é que a mitsubishi usa um dispositivo diferente pra abrir e fechar contato da buzina. É uma plaquetinha com plástico colada nela, fica algum tipo de líquido entre o plástico e a plaquetinha que faz fechar o contato quando você aciona a buzina.
    Provavelmente esse líquido deve ter vazado ou algo do tipo.
    Minha solução:
    1- desligue o cabo da bateria por causa do air bag
    2- chave alien número 8 pra retirar o volante, é um parafusinho pequeno que fica no volante mesmo.
    3- Retire as peças do volante e grave a posição delas pra não se perder na hora de recolocá-la.
    4- Você verá a plaquetinha com o plástico, ai você tem que tirar ela.
    A partir daqui vou deixar bem claro o que eu fiz e deu certo estava com o mesmo problema na minha.
    5- Peguei uma latinha vazia e cortei ela em 2 partes, na forma da plaquetinha.
    6- Peguei uma espuma mais ou menos do tamanho das duas partes da latinha e não muito grossa, fiz um furo no meio da espuma, mas é um furo mesmo, redondo e coloquei entre as duas tiras da lata.
    7- Recoloquei o plástico duro que fixou a latinha muito bem.
    8- Recoloquei as peças e o volante no lugar, atenção a posição do volante e das rodas.
    9- Liguei a bateria, coloquei o fusível que manda no manual, virei a chave e funcionou perfeitamente, passei na revisão do Detran tranquilo aqui no Rio!!!
    Boa sorte!!
    É garantido

  • #11
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    22/05/2013
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    Estou com o mesmo problema.
    Me corrijam se eu estiver errado, mas não seria o caso de um RECALL?
    Ora, não é um evento isolado. Pelo contrário, parece ser algum bastante comum.
    É um defeito de projeto que independe da conduta do consumidor e prejudica substancialmente a segurança do veículo. (inutilização do airbag e da buzina).
    Sinceramente, parece que é um caso flagrante de RECALL.

    Alguns precedentes de condenação por falha do airbag:

    "RESPONSABILIDADE CIVIL. DEFEITO DO PRODUTO. AIR BAG. DANO MORAL CONFIGURADO. QUANTUM. REDUÇÃO. I - A ré responde objetivamente em virtude do defeito no produto, nos termos do art. 12 do CDC. Hipótese na qual o air bag não funcionou em acidente de trânsito com colisão frontal grave. Ausência de qualquer das hipóteses excludentes de responsabilidade. II - Visíveis os transtornos sofridos pela demandante, a aflição, o desequilíbrio em seu bem-estar, ao não contar com a proteção do equipamento de segurança. Tal sofrimento se constituiu em agressão à sua dignidade. IV - Redução do montante indenizatório, considerando o ato ilícito praticado pela ré, o aborrecimento e o transtorno sofridos pela demandante, além do caráter punitivo-compensatório da reparação. V - Indenização fixada em R$ 10.000,00, consoante os parâmetros utilizados por esta Câmara Cível em situações análogas. APELAÇÃO PARCIALMENTE PROVIDA POR MAIORIA. (Apelação Cível Nº 70048623664, Décima Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Túlio de Oliveira Martins, Julgado em 19/07/2012)"

    APELAÇÃO CÍVEL. RESPONSABILIDADE CIVIL OBJETIVA. ACIDENTE DE CARRO. SISTEMA DE AIR BAG QUE NÃO FOI ATIVADO. IMPACTO FRONTAL. DANO MORAL CARACTERIZADO. VALOR DA VERBA INDENIZATÓRIA MANTIDO. 1. Dispõe o art. 12 do CDC que o fabricante responde pela reparação dos danos causados aos consumidores decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos. E, no parágrafo primeiro, consta que o produto é defeituoso quando não oferece a segurança que dele legitimamente se espera. A responsabilização independe da existência de culpa. 2. Não obstante a não-realização de perícia, pela perda total e venda do automóvel, há prova fotográfica e testemunhal que demonstram, induvidosamente, que o impacto foi frontal.
    3. O autor escolheu adquirir um veículo pagando um preço especial para tanto, para, além de contar com beleza e conforto, ter um elemento diferencial quanto à segurança, que é o air bag. Trata-se de tutela do bem maior que é a vida - vida esta que quase foi posta a perder pela falha naquele item de segurança. 4. Verificados os pressupostos da responsabilidade civil objetiva, deve o fabricante reparar os danos morais causados, consubstanciados na exposição de perigo do motorista e dos tripulantes do veículo pelo não funcionamento do sistema de air bag e na publicidade insuficiente acerca do acionamento do produto de segurança. 5. A verba indenizatória foi estimada em consonância com os parâmetros doutrinários e jurisprudenciais, que levam em consideração a natureza do fato, aqui o risco de exposição à morte, bem como as condições econômicas dos envolvidos. NEGARAM PROVIMENTO À APELAÇÃO. UNÂNIME. (Apelação Cível Nº 70032146961, Quinta Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Luiz Felipe Brasil Santos, Julgado em 28/04/2010)


  • #12
    Amigo, concordo com suas palavras em relação ao recall, é um problema crônico e muitas viaturas apresentam o problema. Vale apenas corrigir que o circuito da buzina é separado do Airbag, ou seja, ao desligar a buzina o airbag ainda continua a funcionar sem problema algum.

    Efetuei o reparo na viatura de um amigo, foi a primeira vez que efetuei, não sou profissional da área, tampouco desejo ganhar dinheiro com isso. O custo de reparo foi 10 reais da silvertape e o resultado foi 100%. Olhando a peça que dá problema fica nítido que o problema acontece pelo desgaste acentuado da resina que impede os dois contatos metálicos de fecharem o circuito, perfeitamente natural do uso. O problema maior mesmo é o preço de reposição do conjunto aqui no Brasil, no mercadolivre o mais barato fica na casa de 300 (com a bolsa inflavel), enquanto que na rede autorizada o preço supera em alguns casos até 20% do valor do veiculo

    A minha ainda nao apresentou o problema e conheço amigos que tem a viatura com mais de 10 anos de uso e nunca tiveram o problema. Embora acredite que seja uma tecnologia frágil esse acionamento da buzina, acredito ser uma longa estrada até alguma comprovação juridica da mesma.


    Em relação ao reparo, acredito ser muito mais vantajoso desmontar o volante e fazer o procedimento completo do que recortar com estilete como o amigo LRCASTRO informa. Principalmente pelo perigo da trajetória que a tampa recortada possa assumir com a explosão da bolsa caso voce venha a colidir o veiculo e segundo por desvalorizar comercialmente o veiculo. Tomando cuidado e prestando atençao ao tutorial aqui do topico mesmo voce faz em casa com poucas ferramentas e pouca pratica. Basta paciencia.


    Abraços!
    Desmontar Volante TR4-2013-06-01-15.59.05-1-.jpg
    4X4 Brasil
    #MIT Pajero TR4 '08 VermelhoBordeaux | A.K.A: Teresinha -[ Lift 1,5'/BF Mud KM2/ Coletor tubular + Escape em 2,5']- Rapaziada Potiguar

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