
Postado originalmente por
alexcfer
Acho que a galera está fazendo confusão aqui...
DIFERENCIAL todo carro tem, o que a TR4 tem que a Sport não tem é a TRAVA do diferencial central.
Tudo que falaram sobre não fazer curva não procede, tanto em HI quanto em LO. Isto porque o carro não tem TRAVA de diferencial, portanto as rodas giram independentes.
Carros com TRAVA no diferencial, apenas quando a trava está ATIVADA, giram as rodas ao mesmo tempo e, portanto, não podem fazer curvas em terreno de boa tração. Isto vale para:
Trava no diferencial traseiro: as duas rodas traseiras giram ao mesmo tempo
Trava no diferencial dianteiro: as duas rodas dianteiras giram ao mesmo tempo
Trava no diferencial central: os dois eixos (dianteiro e traseiro) recebem a mesma força
Alguns dos 4x4 vendidos no Brasil tem LSD, que é um sistema que evita que uma roda gire completamente livre. De qualquer forma isto não é uma TRAVA, portanto as rodas ainda assim podem girar em velocidades diferentes. Os únicos carros com trava que me recordo são alguns Mitsubishi com trava no diferencial central e a Amarok, que tem trava no traseiro. De qualquer forma elas são ativadas sob demanda e é possível usar o 4x4 sem a trava.
CONTUDO, ao alterar a alavanca do 4x2 para o 4x4 o ideal é manter o volante reto caso o carro esteja em movimento, assim você evita o estresse desnecessário por peças movendo em velocidades diferentes.
Espero ter ajudado.