
Postado originalmente por
Hilario Alencar
Assim falando parece que o Full saiu de linha. Não é nada disso! Apenas a versão GLS não existe mais, você é obrigado a pagar a mais pelos frufrus da HPE, o que significa alguns acessórios opcionais na GLS que na HPE são obrigatórios e você paga por eles, como por exemplo, teto solar. É o mesmo FULL, com todos os opcionais incluidos. Só isso. O problema é apenas de $$$. Agora, na minha opinião, desde 2000 quando o FULL passou a ser monobloco e ter suspensão traseira independente, ele deixou de ser off-road e passou a ser um SUV bonito e caro para se ir ao Super-Mercado...
Ele é muito grande e pesado, não deveria ter deixado de ter chassis, nem eixo rígido traseiro. É comum aqui onde moro ver os FULL de 2000 pra cá, com as rodas traseiras abertas, arriadas, igual Fusca, igual barata pisada. Ele não aguenta seu proprio peso, muito menos o que carrega, muito menos ainda fazendo off-road...
Por isso, a grande opção passa a ser exatamente o novo DAKAR, porque? Porque o Sport não tinha motor confiável nem atual. Essa droga de HPE só serve pra enganar trouxa. Aumentaram a potência (no caso do Sport), aumentando a pressão da turbina, para tirar 150 hp de um motor que foi projetado originalmente para ter 87 cavalos, quando era aspirado, antes de ser turbinado. Depois turbinaram e chegaram a 125 hp. Por último com a super tecnologia HiperPowerEsportationTabajara chegaram a 150 hps. E a durabiliade foi pra onde? Quem o tem há mais de 100 mil kms sabe bem pra onde foi...
Portanto, já que o novo DAKAR tem o novo motor do FULL, de 3.2 cc com comon rail e reais 160 hp, além de chassis e eixo rígido traseiro, passa a ser a solução, a melhor solução pro off-road oferecida pela Mit no Brasil. Welcome DAKAR. Espero um dia poder ter um.