Postado originalmente por
Leo Couto
Pessoal, minha Pajero estava tendo problemas com as velas de aquecimento que não duravam muito tempo. As originais que são 2 estavam aguentando, mas as paralelas nada resistiam, nas últimas vezes (semana passada) duravam apenas dois dias. Numa destas trocas de velas que mesmo faço, ao debruçar-me sobre a caixa de fusiveis senti que um fusivel estava quente e detalhe o carro estava desligado e motor frio. Chamei um amigo fera em eletrica de carros. Expliquei a ele o acontecido sobre o fusivel e sobre as velas estarem queimando constantemente, e sobre o ar condicionado que ao ser utilizado por mais de 20 minutos aquecia o motor a ponto do ponteiro da temperatura subir rapidamente. Amigos, conclusão em cerca de 40 minutos meu amigo concertou os 2 problemas que a muito já me encomodava (olha o quanto a assistencia correta faz a diferença) já havia ido a outro eletricista mas este é bom de alternador, arranque, luzes. O que ele achou foi: fusível queimado (um fusivel de metal e redondo DENSO) e em curto que não acionava a ventuinha do radiador de óleo do arcondicionado. Por isso o carro aquecia quando usava o ar. "As velas", tem um modulo em baixo do painel utilizado por inumeros acessórios no carro e uma delas cortar a ignição das velas. Identificado o fio e conector desta função ficamos esperando por cerca de 20 minutos e ele não cortou o aquecimento das velas. Sabe lá poderia ficar por 1, 2 horas ou até desligar o carro novamente. Por isso as velas não resistiam. Não sei bem se apenas foi isolado o fio mas agora ao ligar a ignição e esperar a luz do painel apagar para dar a partida no máximo por 15 segundos elas continuam aquecidas.
É isso aí, espero que esta experiência ajude vocês.
Abraços.