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Hybrid View

  • #1
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    27/07/2007
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    Coluna central de direção Pajero Full 98




    Pessoal,
    Tenho uma Pajero FULL GLS-B 1998 5P, já faz uns 2 anos. Logo que comprei, senti que a direção trepidava muito e fui fazer balanceamento. Descobri que o braço pitman tinha ido "pro brejo". Troquei o dito cujo e não adiantou. Levei a vtr ao pessoal da Suspentécnica, a princípio muito profissional, que descobriu que o problema é da coluna central de direção que, devido a idade, já está baleada (com folga nas junções). O problema é que uma coluna nova custa uns R$ 2.500,00, dinheiro que não tenho no momento.
    Há alguns dias, descobri um mecânico especializado em MIT que me disse que o problema poderia ser resolvido mandando "retificar" e trocando o embuchamento de toda a coluna (do volante até a caixa de direção)
    Alguém já passou por isso? Alguém sabe como resolver isso? Estou ficando meio desesperado... o carro não dá balanceamento... é um excelente carro, porém, estou ficando decontente com isso"
    Obrigado e um abraço a todos!!!
    Ronaldo.

  • #2
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    Ronaldo

    Embuchar é comum e fica bom. Meu primo teve esse problema numa 97 e ficou perfeito.
    Na epoca procurando em desmanches uma usada boa custava uns 600,00, tambem seria uma opcao....

  • #3
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    Coluna folgada...

    Bom dia, pessoal.
    Padeço do mesmo problema de folga na coluna de direção. Não tenho sintoma no balanceamento, mas manter uma reta com o carrão tá ficando difícil...
    Nenhum dos especialistas em Mitsubishi daqui de Brasília sequer sugeriu o reembuchamento da peça. Dizem que por ela ser blindada a unica solução é a substituição por outra nova, com preço em torno de R$1.2k e 30 dia úteis de espera pela chegada dela do Japão, pois não existe em estoque no Brasil.
    Alguém poderia sugerir onde a coluna poderia sofrer o reparo, com os possíveis contatos??
    Grato!!!

  • #4
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    03/04/2010
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    ola sou novo por aqui e tive o mesmo problema,pajero sport 2000.
    retirei a coluna inteira e refiz todo embuchamento,tenho uma usinagem,o carrao para direitinho na pista,mas o tec tec no volante ainda continua,deve ser a caixa de direção. vou retira-la pra examinar,ai te aviso.
    grande abraço.

  • #5
    Usuário Avatar de jensen
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    A minha Pajerinho é ano 2000 e também tem um téc téc irritante quando pego algum terreno irregular (ex: costeleta de vaca).

    Com o carro parado, movimentando rapidamente a direção de um lado para outro, também sinto o téc téc e um leve reflexo no pedal do freio. Ou seja, não sei onde esta o problema, mas está claramente "conectado" à direção e ao pedal do freio.

    Será que o meu problema também esta na caixa de direção ? Alguém com problema semelhante retificou e resolveu ?

    Abs e obrigado,
    Pajerinho V6 3500 Top 2000

  • #6
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    tec-tec no volante.

    olá pessoal.
    entao desontei a danada da caixa de direção da pajero,
    ta com folga no setor,rolamentos e bucha de bronze.
    vou refazer tudo pra ver oque acontece.

    se alguem tiver sugestão agradeço.

  • #7
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Volante "travar" não tem muito a ver com folga ou com coluna de direção. Pode ir atrás que é óleo hidráulico baixo, ar no sistema ou problemas na caixa de direção.
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #8
    Usuário Avatar de ZYKAO
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    Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Volante "travar" não tem muito a ver com folga ou com coluna de direção. Pode ir atrás que é óleo hidráulico baixo, ar no sistema ou problemas na caixa de direção.

    Sapo, me expressei mal, são dois problemas distintos.

    O mecanico falou que na caixa é provavelmente desgaste das esferas, andei procurando na Net e não achei nenhum kit de reparo com as esferas, apenas orings.

    O outro problema não relacionado a essa travadinha de direcão é folga na coluna, quando se segura o volante com as duas mãos e movimenta-se para frente e para trás (uma mão por vez), percebesse a folga.

    Não cheguei a retirar o volante para ver se tem alguma bucha ou rolamento logo no comeco da coluna de direcão que poderia causar essa folga.

  • #9
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    Olhei uma Pajero B 1997. Segurei o volante e movimentei como se fosse mudar a posição dele na vertical. o volante sede uns 3 ou 4 cm. A alavanca de ajuste de posição do volante esta na posição travada.
    dirigi o carro e nao notei nenhuma anomalia na direção.

    Como disse, o volante sede uns 3 a 4 cm como se eu estivesse ajustando a posição do volante.

    o que poderia ser? será algum desgante na alavanca que trava a posição apos o ajuste? alguem já desmontou e sabe como é???

    Grato por qualquer informação. Hugo Sérgio - PY4BIE

  • #10
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    folga direção

    Citação Postado originalmente por PY4BIE Ver Post
    Olhei uma Pajero B 1997. Segurei o volante e movimentei como se fosse mudar a posição dele na vertical. o volante sede uns 3 ou 4 cm. A alavanca de ajuste de posição do volante esta na posição travada.
    dirigi o carro e nao notei nenhuma anomalia na direção.

    Como disse, o volante sede uns 3 a 4 cm como se eu estivesse ajustando a posição do volante.

    o que poderia ser? será algum desgante na alavanca que trava a posição apos o ajuste? alguem já desmontou e sabe como é???

    Grato por qualquer informação. Hugo Sérgio - PY4BIE
    a minha esta alem da folga de giro tambem com essa folga de vertical, pelo que percebi parece ser apenas uma mola ali na alavanca do ajuste mesmo, quando seguro a alavanca pressionada pra cima isso para, mas ainda nao me di o trabalho de desmontar pra ver se arumo, se tiver algum ideia com a sua ai da um toque

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