Preazados parceiros,

Só quem passou por isso é que sabe do tamanho do problema.

Acordei de madrugada como que assustado e fui para o computador e vi o seguinte E. mail:

" Olá Sr. Ramalho,

Meu nome é Junior e acompanhei o relato do blog do seu filho e várias mensagenns suas nos fóruns sobre a recente viagem ao Atacama.
Eu e minha família estamos em viagem de férias e saímos de carro do Brasil (RJ) dia 03/04 com destino ao Peru. A viagem vinha tranquila ate a regiao de Paso del Jama. Ao descer a cordilheira o carro (uma Pajero 2005) apagou o motor e teve que ser rebocada ate San Pedro de Atacama. Vi vários relatos de panes nos veiculos nos foruns, todos remetendo ao problema da altitude, falta de força do motor etc....Na subida nao senti diferenca de força. O carro subiu normal. Apenas quando paravamos ele ficava meio que engasgando. Mas na descida apagou. Isso foi na sexta passada. Como era feriado nao tinhamos solucao a nao ser esperar. Alguns mecanicos locais olharam o carro mas nada o fez funcionar. Encontramos uns caminhoneiros brasileiros que estavam aparados na aduana que sugeriram colocar o carro numa cegonheira de paraguais e levar para Calama, mas a cegonheira so passou ontem(domingo). Hoje em Calama levamos o carro, que ficou na entrada da cidade num posto, de grua ate a autorizada mitsubishi. Eles atendem muito mal e foi duro conseguir que o mecanico olhasse o carro hoje. O mecanico quebou a cabeça viu varios fusiveis, alarme, etc... e chegou a conclusao que o problema é um sensor da bomba injetora e que teria que retira-la para enviar para santiago fazer o reparo, isso demoraria mais de 10 dias. O chefe da oficina sugeriu que contratassemos um caminhao pra levar o carro ate Santiago, mas ele tambem nao sabe quando vai passar cegonha aqui. A situaçao ta meio complicada. Sei que o Sr. passou por situacao semelhante aqui e se nao fosse pedir muito gostaria de uma sugestao se devo levar o carro a Santiago, como o Sr. levou seu carro ate salta, se ainda lembra de valor, etc... Desculpe a intromissao e o texto logo ".

Ou seja, precisamos ajudar o cara a voltar para casa.

Meu carro é uma Nissan e não conheço a Pajero. Dei uma série de telefones de pessoas do bem que me ajudaram lá em Calama. De manhã ele deve ver sua caixa de E. mail e verá meu recado. Vou enviar outro E. mail mandando ele entrar no forum pois sei o quyanto vale a solidadriedade quando você está a mais de 5000 km de casa.

Fiquem no aguardo do contato dele.

Vamos nos falando.