
Postado originalmente por
ale_ralves
Bem, meus amigos,
Acredito que a recomendação de trocar do fluído ATF do câmbio AT a cada 40000Km e utilizar única e exclusivamente o tal castrol TQMSPIII vem de razões comerciais entre castrol e Mitsubishi.
Penso isso pelo seguinte:
No caso do intervalo de troca, se consultarmos, por exemplo, a tabela:
http://www.brasilautomatico.com.br/si/site/0704 , veremos que o prazo de troca para um ATF sintético como o Dexron III sintético é de 100.000Km, além disso atualmente já estão sendo produzidos veículos que dispensam a troca do ATF a qualquer tempo, então pensar em trocar um óleo de 1ª como esse TQM a cada 40000Km totalmente desnecessário.
Outra coisa, se olharmos no manual e em adesivos pelo carro veremos recomendações veementes para não se utilizar outro óleo diferente do TQM da Castrol (R$ 70/litro). Pois bem, se olharmos o manual de manutenção da Pajero Pinnin que é o nome da IO/TR4 na Europa e tem exatamente o mesmo câmbio das Tupiniquins veremos que se recomenda o uso do Dexron e no próprio parafuso de dreno do câmbio de nossas Pajeros tem a inscrição DII de Dexron II (Olhem!).
[]'s
e que venham as pedradas!