Há tempos acompanho o forum, mas agora preciso da opinião dos mais letrados no assunto 4x4:
Comprei uma TR4 manual 2005 recentemente. Sem nenhuma experiência com 4x4, coloquei o carro hoje na beira da praia com areia bastante fofa. Nenhuma encrenca maior eu tive. Andei no modo 4x4 com bloqueio ligado o tempo todo (li no manual que essa seria o modo indicado para a situação).
Ao chegar em casa, notei que quando esterço o volante dá um estalo que antes da aventura não existia...
E isso me trouxe a lembrança de que eu estava andando na praia em linha reta mas com o volante esterçado em 1/4 (se andasse com o volante em linha reta o carro sairia da trajetoria pretendida).
Pergunto: quebrei alguma coisa? forcei demais a caixa de direção?
Há tempos acompanho o forum, mas agora preciso da opinião dos mais letrados no assunto 4x4:
Comprei uma TR4 manual 2005 recentemente. Sem nenhuma experiência com 4x4, coloquei o carro hoje na beira da praia com areia bastante fofa. Nenhuma encrenca maior eu tive. Andei no modo 4x4 com bloqueio ligado o tempo todo (li no manual que essa seria o modo indicado para a situação).
Ao chegar em casa, notei que quando esterço o volante dá um estalo que antes da aventura não existia...
E isso me trouxe a lembrança de que eu estava andando na praia em linha reta mas com o volante esterçado em 1/4 (se andasse com o volante em linha reta o carro sairia da trajetoria pretendida).
Pergunto: quebrei alguma coisa? forcei demais a caixa de direção?
Grato pelos esclarecimentos!
Quando comprei minha tr4 ela dava um estalinho de vez em quando na direçao, meu mecanico arrumou e eu nem lebro o que era, sei que ficou baratinho, tipo uns 70 reais, ele só avisou que talvez a luz do air bag pudesse acender, ai eu teria que pagar um rastreamento para apagar, ms isso nao aconteceu, e o barulho desapareceu. se quizer vou dar uma ligada pra ele pra ver se ele lembra o que era.
Bom, a minha (2005 também) fazia este estalo também.
Na última revisão eles trocaram a bucha que segura a caixa de direção.
A notícia boa é que é bem baratinho, na verdade, se eu bem me lembro, acho que nem me cobraram a tal bucha. A má notícia é que o barulho sumiu por uns tempos, agora apareceu de novo ... parece que é meio crônico, até porque eu já li por aqui que trocaram a bucha nos modelos mais novos.
Olá pessoal, tbm tenho uma 2006 e só depois que comprei percebi uns estalos na direção, específicamente qdo faço curva pra esquerda ou qdo viro o volante pra esquerda e volto rápido. Tbm sinto um "joguinho" junto ao estalo.........já foi feito uma regulagem na caixa mas nao resolveu....alguém pode me dizer o que pode ser??? é mesmo na caixa de direção ou é a tal bucha???? e onde ela fica???
se puderem me ajude....valeu galera...
Tinha na minha TR4 este estalo e certa folga perceptível apenas em manobras, não em trânsito. Numas das idas ao mecânico ele identificou sem eu indicar o problema e disse que apertaria a "rebimboca da parafuseta" da coluna de direção. Depois disto... tudo perfeito! Não estala e a folga desapareceu. Não troquei nada. Verifique com seu mecânico para uma checagem na coluna e cx.
[s]
Fabio TR4 AT 11/12 Azedinha verde ainda original Adora ir pra terra
Olá pessoal, sou novo por aqui e adquiri minha tr4 2006 há pouco tempo e venho consultando o fórum desde então para obter vários tipos de informção, dentre elas o estalo na direção que a minha vinha apresentando. Levei em três lugares diferentes especializados em direção hidráulica e me disseram que tinha que desmontar a caixa de direção pois o problema estaria lá dentro, talvez um dente quebrado ou gasto, e os orçamentos começavam em 400,00 e chegavam a 900,00 só para abrir a caixa. Não contente com o acontecido e como já tinha lido neste tópico que o mesmo problema foi resolvido de forma simples resolvi procurar outras opniões. Fui na Muitsubishi Mogi trocar as pastilhas de freio (160,00 c/ Mão de obra) e comentei com o mecânico chefe. Ele entrou no carro e pediu para que virasse a direção até ouvir o estalo, quando estalou ele na hora falou que era ajuste da braçadeira da direção. Dito e feito, em cinco minutos ele ajustou a braçadeira, não cobrou nada por isso, e o problema foi resolvido. Ponto pra concessionária.
Alguém tem alguma ideia do que pode ser esse estalo?
Abraço,
Leandro
Complementando....isso acontece somente em marcha ré e parece vir do lado do motorista. Já encapei as molas mas parece que o barulho aumentou. Sempre que isso acontece e entro novamente na garagem, a roda do lado do motorista parece estalar novamento. Já ouvi dizerem falar que pode ser: a braçadeira da direção, reaperto, lubrificação, homocinética, folga na caixa de diração, etc. Minha Tracker, certa vez, fez o mesmo barulho...era folga no rolamento.
Hoje sui a autorizada Mit e mostrei o vídeo para eles. Somente olhando os vídeos, eles não quiseram arriscar do que se tratava. Disseram que pode ser a mola ou o rolamento. Eles pediram pra deixar o carro lá alguns dias para uma checagem geral na suspenção e caixa de direção, então marquei para a próxima segunda. Mantenho voces informados.
Esse barulho aparece quando se faz manobras em desníves. Geralmente de marcha a ré. Ou então quando se manobra com a reduzida engatada (por causa do maior arrasto). Não é nada grage e até onde eu sei não é na direção, mas sim na suspensão que o barulho aparece. A minha fazia desde zero. Após a revisão dos 40mil (acho) a concessionária resolveu. Disseram que fizeram o "aperto do cubo da roda"... mas vai saber se foi isso mesmo ou um recall branco ou outra coisa?
Não me cobraram nada por isso e nenhuma peça foi trocada.
Não me lembro de conhcer alguém que tem ou teve TR4 não comentar sobre esse barulho. É item de série...