Há mais ou menos um mês atrás comecei a escutar um barulho típico de folga na caixa de direção, mas, seguindo conselhos, fiz uma séria de investigações e nada. Não era suspenção, calço, pinça de freio...nada. Depois de muito fuçar levei a uma loja especializada em direção hidráulica e pimba, folga na caixa de direção. O cara é amigo do meu mecânico e imagino que ele não está de má fé, porém, o preço da brincadeira não está nada engraçado. Ele tá me cobrando 800,00 R$ para fazer o reparo da caixa. Liguei para a MIT para me informa melhor e disseram que eles não fazem reparo em caixa de direção, a conduta lá seria a da troca da ciaxa. Aí pasmem, sabe quanto custa uma caixa de direção na MIT? 3.500,00 R$. Em fim, deixei o carro na loja de direção hidráulica e estou rezando para que realmente essas 800 pratas resolvam o problema, até porque eu fui bem enfático nesse ponto, oitocentos paus tem que curar até hemorróida rsrsrrs. Pregunta: alguém já passou por algo parecido?
Minha gente, vale ressaltar também que os caras me garantiram que não houve nenhuma influência do lift sobre o acontecido, foi desgaste natural da peça. O cara da direção hidráulica me disse que isso acontece nos carros de pessoas que têm o hábito de esterçar toda a direção até travar no limite, dando aquela pancada. Acho que antiga dona foi uma dessas rsrsrsrs. Dica: quando formos comprar uma tr4 usada é só pedir para o antigo dono fazer uma manobra que necessite de todo o jogo do carro, se ele girar todo o volante até travar é melhor ficar cabreiro rsrsrsrr.
normalmente esses carros tem regulagem na caixa... não conheco especificamente a tr4, mas sei que muitos carros tem!
por duas vezes (com carros diferentes) já condenaram minha caixa de direção....
e é a balela de sempre, tem que recondicionar a caixa de direção ou então trocar tudo....
e sempre orçamentos que extrapolam qualquer logica de "apertar parafuso"
até que nos manuais de serviço achei o parafuso e a contra-porca em que se faz a regulagem da folga da caixa e pimba! tudo voltou ao normal.....
a grosso modo é isso:
existe uma esfera na ponta do parafuso que mantem a pressão sobre a rosca da caixa.... logo quando o material desgasta vc tem que "aproximar" mais a esfera.
normalmente esses carros tem regulagem na caixa... não conheco especificamente a tr4, mas sei que muitos carros tem!
por duas vezes (com carros diferentes) já condenaram minha caixa de direção....
e é a balela de sempre, tem que recondicionar a caixa de direção ou então trocar tudo....
e sempre orçamentos que extrapolam qualquer logica de "apertar parafuso"
até que nos manuais de serviço achei o parafuso e a contra-porca em que se faz a regulagem da folga da caixa e pimba! tudo voltou ao normal.....
a grosso modo é isso:
existe uma esfera na ponta do parafuso que mantem a pressão sobre a rosca da caixa.... logo quando o material desgasta vc tem que "aproximar" mais a esfera.
espero que seja isso.
Pois é parceiro, os caras fizeram o tal reparo na caixa de direção e eu morri em 800 paus. O barulho realmente acabou mas te confesso que achei muito caro, mas muito mesmo. O que mais me deixa puto é que os mecânicos estipulam o valor desse reparo de acordo com o preço da ciaxa de direção, ou seja, a mão de obra dispensada para reparar uma tr4 e a mesma para reparar um gol. Mas vai ver se a do golzinho é 800 paus, se for 150 é muito. Valeu mesmo pela dica, vou ficar mais esperto daqui em diante.
Mas Pelo Menos Uma Coisa Boa Disso Tudo, A Viatura Parou De Trepidar Quando Passa Dos 100 Km/h. Agora Acredito Muito Que O Problema Da Trepidação é Da Caixa De Direção.
Não deve ser não, a minha tinha esse problema e era zero. Resolvi fazendo o balanceamento corretamente na GBG do RJ. Foi feito colocando o chumbo no vão central da roda e não pelas laterais, de resto foi tudo como sempre naquela máquina q gira e indica onde colocar os chumbos. Andei 1600km numa viagem pra minas fiz várias trilhas e voltei numa boa, sem trepidação(100,110,120 km/h).
Abç
Não deve ser não, a minha tinha esse problema e era zero. Resolvi fazendo o balanceamento corretamente na GBG do RJ. Foi feito colocando o chumbo no vão central da roda e não pelas laterais, de resto foi tudo como sempre naquela máquina q gira e indica onde colocar os chumbos. Andei 1600km numa viagem pra minas fiz várias trilhas e voltei numa boa, sem trepidação(100,110,120 km/h).
Abç
Padeiro,
O balanceamento que vc fez foi o com as rodas no lugar, sem tirá-las do carro?