Caramba,corajoso hein...uma vez andei a 160 km/h e qdo vi o conta giros,reduzi na msm hora.
Versão Imprimível
Diesel Power, nossa SW4 tem 87cv mesmo, está no documento, pois o motor é Japonês, o motor que tem 77cv é o Argentino, que equipa as caminhonetes a partir do ano 97 ou 98, se não me engano.
O que "ferra" nosso motor é não ter turbo, aí pra retomadas o bixinho demora de pegar embalo, em subidas então, dá vontade de parar o carro e empurrar com a mão huashuashuasas
Só dá certo se vier com o motor cheio, mas quase sempre tem o cara que pensa 10 vezes antes de ultrapassar e fica trancando a pista dupla ¬¬"
Nisso o motor perde o embalo e já era.
Com o turbo isso se resolve tranquilamente?
E Marcelo, a quantos RPM fica em 160km/h?
Eu sei que eu perguntei pro meu primo:
Jhonny(apelido dele, na verdade o nome é João Luiz), quanto vocês colocaram vindo pra cá?
Ele disse:
Po Igor, a gente colocou uns 170km/h nela.
Eu achava que essas HPE, mesmo as 2002/03 tinham o motor igual ao das Sport HPE, que tem 141cv, mas elas possuem 95cv e com o POWER ligado, 118cv, pelo que entendi, e mesmo assim a bixinha voa baixo, muito boa mesmo!
Ouço falar muito mal das Sport HPE, com relação a aquecimento e tal, vejo várias na oficina que a gente deixa nosso carro(apesar de ser especializada em Toyota, muitos deixam as L200 e Pajero lá), e quando vejo no papel que fala o problema do carro, a maioria das vezes é aquecimento.
Essas HPE 02/03 não tem problema com isso não?
Meu tio nunca reclamou disso, mas sei lá, sempre é bom ter mais opiniões.
Valeu aí gente!
Abração!
Igor
Ah.....eu achei no ML um kit SPA com turbina T2(no site da SPA eles recomendam uma SPA 1350, que tem a válvula wategate incorporada) por 1780 reais. Com frete incluso(que passa dos 250 reais) mais a válvula wastegate(que custa uns 200 reais, segundo o vendedor), ele disse que fecha em 2100 reais.
Vale a pena um kit desses?
Aí eu teria de pagar a mão de obra, que segundo o dono da oficina é 450 reais, só que como a gente deixa o carro lá há bastante tempo, ele disse que faz por menos.
Diesel Power, nossa SW4 tem 87cv mesmo, está no documento, pois o motor é Japonês, o motor que tem 77cv é o Argentino, que equipa as caminhonetes a partir do ano 97 ou 98, se não me engano.
Então me desculpe, realmente pensava que a potência era a mesma. Obrigado pelo esclarecimento.
Com o turbo isso se resolve tranquilamente?
Sim. O motor se transforma, e somado a curta relação você praticamente não precisa mais reduzir.
Essas HPE 02/03 não tem problema com isso não? Não é comum.
Ah.....eu achei no ML um kit SPA com turbina T2(no site da SPA eles recomendam uma SPA 1350, que tem a válvula wategate incorporada) por 1780 reais. Com frete incluso(que passa dos 250 reais) mais a válvula wastegate(que custa uns 200 reais, segundo o vendedor), ele disse que fecha em 2100 reais.
Vale a pena um kit desses?
Muitos mecânicos utilizam esta turbina (T2) no Toyota 3L, fica muito bom, pois por ser pequena "sopra" desde baixas rotações. O colega de fórum EduardoToyota turbinou a SR5 dele na Turbo Center de Erechim-RS, e a turbina utilizada foi a T2, ficou muito satisfeito com o resultado.
A T2 é comumente empregada em motores 1.000 cm3 ciclo otto.
Mas vale lembrar, regule a pressão máxima de trabalho em 0,8 kgf/cm2, pois assim terá uma boa relação entre desempenho e durabilidade do motor.
Abraço.
PS.: Em relação a L200 andar mais que a Hilux, mesmo as GLS com 87 cvs andavam MUITO mais, a HPE então, nem se compara. MAs depois de turbinada a Hilux anda junto da HPE com Power ligado.
Rapaz,sabe que nem lembro qtos giros estava mas era muito proximo da zona vermelha,vc tira que a 110-120 km/h o giro ja esta a 3000-3100 rpm.
Valeu Diesel!
Cara, depois que a gente turbinar nossa Sw4, ela vai andar junto com a HPE?
Se andar, meu Deus, a gente vai ficar super satisfeito.
Se colocar uns 0,8kg de pressão, não vai ter problema com aquecimento nem nada não?
Ah.....meu pai queria saber algo assim:
Um carro com turbo a 0,6kg + intercooler, "equivale" a um carro somente turbo com quantos kg(no turbo)?
Abração!
P.S: Fiquei super feliz de saber que ela vai andar junto com a HPE, é quase inacreditável.....
Ah.....Acho que só não vai andar junto de final, pois a L200 dava 170km/h segundo meu primo, a nossa deu no máximo 160km/h, e em descida.
Com o turbo, ela vai chegar na final na hora que quiser não é?
Pois atualmente, pra ela chegar a 145~150 precisa ter muuuuita reta....
Desculpa tantas perguntas, muito obrigado por responder tudo Diesel Power!
P.S2: As GLS andam mais por serem mais leves, com certeza, e também por terem turbo, aí dá um torque muito melhor, apesar delas terem a mesma potência....
Não consegui editar a mensagem anterior, aí vai post duplo....
Outra coisa que meu pai ainda está receoso, é que ele perguntou a uns mecânicos na oficina, e eles disseram que não colocariam, que o motor não é feito pra isso, que iria forçar e tal.
Isso foi há uns meses atrás....
E aí, o que dizer pra convencer ele?
Que força o motor, já ouvi inúmeras respostas dizendo que se colocar uma pressão de até 0,8kg não força nada, mas sei lá, o que falar com ele?
Acho que vou mandar ele ler as diversas respostas que li aqui rsrsrsr
Anda junto com a HPE sim. Muitos mecânicos dizem que não é recomendável turbina-lo, devido a sua alta taxa de compressão, por ser originalmente aspirado. Mas tantos outros motores turbinados tem taxa elevada, como por exemplo o próprio 4D56 da Mit. Quanto convencer, isso é fácil, basta ver a grande quantidade de proprietários de Toyota que turbinaram a milhares de km e rodam satisfeitos até hoje!
Envie MP ao Sergio Holanda (perfil público: http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=9881) e ao Eduardo Toyota (perfil público: http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=11891) perguntando o que acharam do veículo depois de turbinado, e quanto tempo faz que realizaram o serviço. Você verá a plena satisfação.
Quanto ao intercooler, ele pode trazer um ganho de até 20% (eu disse até) em relação ao mesmo motor apenas turbinado.
Em relação a pressão, 0,8 é uma pressão segura.
Depois de turbinada, você deve cuidar com as altas rotações, que serão atingidas facilmente. Por exemplo, hoje você não consegue viajar em velocidade cruzeiro de 130 km/h, pois sempre tem um morro ou algo do tipo, depois de turbinada ela subirá muito bem também, com isso o motorista pode manter rotações elevadas por um longo período de tempo, e isso sim é prejudicial ao motor.
Portanto, para ter um motor saudável e durável, o que mais vai importar é o motorista. Utilizar a potência extra apenas quando necessário, em ultrapassagens e subidas. Viajando normalmente, mantenha a mesma velocidade cruzeiro utilizada antes de turbinar (110, 120 km/h), para manter as rotações mais baixas (ou não tão elevadas). E claro, somando tudo isso a manutenção PREVENTIVA.
Caso realmente queira manter velocidades mais elevadas, coisa que não aconcelho por tratar-se de um veículo alto e com pouca estabilidade, a única solução é a troca da relação dos diferenciais.
Abraço.
A manutenção a gente sempre dá praticamente em dia, isso podemos ficar tranquilo, só vai ter que manerar um pouco mais o pé né rsrsrsrsr
A velocidade final dela está ótima, não queremos mais que isso não :D
E sobre o ganho do intercooler, fiquei com dúvidas:
O ganho é em cima da potência total do carro, exemplo:
Aspirado tem 87, com turbo vai pra uns 96, com intercooler, o ganho é em cima dos 96cv ou em cima dos 9cv ganhos com o turbo?
P.S: Sobre mandar a MP, eu tenho falado bastante com o Sérgio Holanda, mando mensagens na conta do youtube dele, ele só me falou resultados positivos!
E olha que ele colocou 1,2kg na dele!!!! Mas aí já força muito, quero colocar no máximo 0,8kg, que como você disse, não força o motor.
Ah.....tem como colocar a turbina no coletor original?
Pois meu pai tava pensando em pegar uma turbina T2 separada(comprar somente ela) e pegar o coletor de algum carro turbo original de fábrica no ferro velho, será que dá certo? O bom é que gasta menos.....Ah....essa turbina que falei, a T2, aguenta 0,8kg numa boa né?
Abraço!
O ganho do intercooler é sobre a potência total. Por exemplo, a S-10 até 2000 era equipada com um motor Maxion 2.5 de 95 cvs. A Ranger com o mesmo motor, porém intercoolado possuia 115 cvs.
Provavelmente sua SW4 com 0,8 kgf/cm2 irá render perto de 110 a 120 cvs. Com a adição do intercooler vai para algo próximo de 140 cvs. Essa é outra dica, quer ter certeza dos ganhos, realize teste em dinamômetro de rolo antes e depois da preparação (mata a cobra e mostra o pau).
Quanto ao coletor de exaustão, tem que ser específico para ela. Nenhum coletor de outro veículo irá servir. Não tem jeito, ou manda fazer sob medida ou compra um kit específico novo, o que na minha opinião vale mais a pena, pois existem kits prontos por preços atraentes.
No coletor original tamém não dá.
Abraço.
Hum....vou falar com meu pai então, o kit completo(menos válvula wastegate e frete) tá saindo por 1780 reais no mercado livre, vou ver por quanto o dono da oficina consegue o kit pra gente.
E cara, de 87cv pula pra isso tudo?
O que me preocupa é a embreagem, tem que mudar algo, ou deixa original mesmo?
Só com o turbo já tá ótimo então, com o intercooler a gente vai gastar no mínimo uns 1000 reais a mais não é?
Fora que ele corre muito risco de estragar, pois o único lugar pra colocar é na saia dianteira né....
EDIT: Falei com meu pai e ele ficou com medo, acha que uns 110cv é muito pro carro, tem medo do motor não aguentar.
Mas é só ir testando, coloca uns 0,5kg, se achar que precisa mais um pouco, aí vai aumentando, até a margem máxima né?
E cara, de 87cv pula pra isso tudo? Sim. Dependendo do acerto.
O que me preocupa é a embreagem, tem que mudar algo, ou deixa original mesmo? A maioria do pessoal utiliza a original e não tem problemas. Mas com certeza a vida util da embreagem será reduzida.
Só com o turbo já tá ótimo então, com o intercooler a gente vai gastar no mínimo uns 1000 reais a mais não é? Sim. Mais ou menos R$ 1.000, a não ser que encontre um intercooler usado em desmanches, que costuma ficar em R$ 250,00.
Fora que ele corre muito risco de estragar, pois o único lugar pra colocar é na saia dianteira né.... Não. A maioria coloca sobre o motor e abre um scoop no capot.
EDIT: Falei com meu pai e ele ficou com medo, acha que uns 110cv é muito pro carro, tem medo do motor não aguentar.
Mas é só ir testando, coloca uns 0,5kg, se achar que precisa mais um pouco, aí vai aumentando, até a margem máxima né? Sim, mas 0,8 é uma pressão segura.
Dá uma olhada no tópico que o Eduardo abriu, falando sobre esse assunto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=51553
Abraço.
Valeu Diesel, vou falar com ele e mandar ele ficar tranquilo com relação a isso!
O Sérgio disse que turbinando nosso carro, ele chega a ficar mais forte que as 3.0 turbinadas de fábrica.
Abraço
P.S: Sobre colocar o intercooler, a gente pode dar uma olhada em ferro velho, se sair por um preço bom, a gente pode até colocar, mas aí colocaríamos na saia mesmo, não queremos modificar a lataria não.