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  • #13
    Usuário Avatar de Everton Júnior
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    Citação Postado originalmente por AKPG Ver Post
    Mas Everton, se vc mudar para de 8 pás, não passará a ter problemas?
    Sinceramente nao tenho medo. Aqui mesmo no forum tem relato de Outdoor GLS com 11 pas aquecendo, mas Sport GLS com 8 pas nao lembro de ter visto ocorrencias. Prefiro ter uma helice de 8 pas que nao quebra q rasga meu radiador, á ter uma de 11 pas que pode quebrar, rasgar o radiador e eu nao ver.
    Pajero Full HPE 3.2 3 Doors - 11 A cada dia mais apaixonado por ela!

  • #14
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    23/04/2009
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    Hélice com 11 pás na l200

    Olá amigos. Isto é lei da física. Quanto maior o número de pás, maior o arrasto aerodinâmico da hélice, ou seja, uma hélice de 11 pás "bombeia" mais ar para o motor do que uma de 8 pás. Más aí é que vem o problema: com 11 pás, ao entrar na água, o atrito da hélice com a água também é maior (ela freia mais) e portanto oferece maior risco de se partir do que a de 8 pás que não oferece tanta resistência à passagem da água. Ficou claro ? Espero que possa ter ajudado. Abraço a todos !

  • #15
    Usuário Avatar de Luciano-Luís
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    Li que alguns proprietários pensam em trocar suas hélices 11 por 8, concluíndo que estas não quebram.
    De fato é muito mais difícil de ocorrer esse problema.
    Mas lembro que este componente não é eterno.
    Recentemente troquei a hélice 8 pás da Pajero pois numa manutenção do radiador constatamos 3 fissuras transversáis ao aro.
    Vale a pena fazer inspeções periódicas, especialmente nas viaturas com mais de 10 anos de uso. A vantegem da 8 pás é que sendo clara a fissura aparece mais facilmente.

  • #16
    Usuário Avatar de Everton Júnior
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    Pessoal,
    ontem a helice e o radiador da minha Savana foi embora mais uma vez! Fui atravessar uma barra na praia, nada fundo, tava passando ate buggy, e quebrou todas as pas, rasgando o radiador todo. A sorte é que percebi o barulho da quebra e logo parei o carro.
    Vou exigir a coloçao da helice de 8 pas com o radiador da pajero sport! É um absurdo um carro que é preparado para enfrentar todo tipo de caminho, nao poder passar em aguas!
    Fica ai, novamente, o alerta para os donos de L200 com helice de 11 pas, seja branca ou preta, elas quebram!

    abraços!
    Pajero Full HPE 3.2 3 Doors - 11 A cada dia mais apaixonado por ela!

  • #17
    Citação Postado originalmente por Everton Júnior Ver Post
    Pessoal,
    ontem a helice e o radiador da minha Savana foi embora mais uma vez! Fui atravessar uma barra na praia, nada fundo, tava passando ate buggy, e quebrou todas as pas, rasgando o radiador todo. A sorte é que percebi o barulho da quebra e logo parei o carro.
    Vou exigir a coloçao da helice de 8 pas com o radiador da pajero sport! É um absurdo um carro que é preparado para enfrentar todo tipo de caminho, nao poder passar em aguas!
    Fica ai, novamente, o alerta para os donos de L200 com helice de 11 pas, seja branca ou preta, elas quebram!

    abraços!
    Bom minha Sport HPE 04 tinha apenas 8 pás e guentava o tranco do aquecimento e também não me preocupava em passar em poças dágua.

    Abs,
    Marcello Ladeira
    Pajero Full 2005 2p (+BF MUD)

  • #18
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Teve algumas Rangers com esse problema e descobriram que era o material e não a questão de 8 ou 11 pas.

    trocaram o fornecedor e resolvido.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #19
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Ressurgindo o tópico das cinzas... quais os possíveis materiais utilizados na confecção de uma hélice dessas? Ou todas são plástico ou algum tipo de composto plástico?

    É pq adquiri uma hélice nova de 8 pás, feita para Ranger/S-10/L200 e que é fabricada utilizando Nylon.

    Se eu não estiver enganado, essa hélice nova teria uma certa vantagem em termos de resistência comparada com o plástico?
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #20
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Se vc tiver sorte de achar alguma Ranger 3.0 2006 das primeiras que não tenha trocado a Helice é do material ruim.

    Após 2007/8 mudou o material, fornecedor ... essas coisas
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  • #21
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    Cool Ainda bem que achei esse tópico!

    Pessoal,

    tive esse mesmo problema agora no carnaval. Estava em Barreirinhas, indo para Jericoacoara e passei por um alagado (que nem era tão fundo!!) com minha Savana 2009 e adivinhem? Lá se foi a helice. Quebraram 4 pás, e tem uma 5ª trincada. O radiador ganhou um rasgo lindo...

    Em Barreirinhas mesmo fiz o reparo do radiador para poder seguir viagem, sendo que o carro foi numa ótima até Jeri, fiz alguns passeios por lá e ainda voltei pra São Luis pela BR sem maiores problemas, tirando um momento na ida onde o ponteiro subiu um pouco. Desliguei o carro, ele esfriou, completei a água e segui.

    Andei com o carro nos últimos 3 dias sem problemas (ainda não troquei a hélice por falta de tempo!), e agora há pouco minha mulher liga dizendo q o carro ferveu de novo. Parou num posto e viu q o radiador tava completamente seco... to com medo de ter mais furos, o que sinceramente não acredito.

    O que devo fazer? trocar pela tal hélice de 8 pás? Quanto custa, na autorizada, a tal troca? Será q tenho direito a trocar ainda na garantia?

    E com o radiador, vale a pena trocar ou apenas fazer os reparos? Quanto custa um radiador novo?

    Obrigado pela ajuda!!
    Abraços a todos,
    Jimny 13 Bidu (meu); Tracker 08 Sapão, Dakota RT 00 Mata Hari e Rural 72 Melanie (tudo da patroa).
    ex: Niva 91; Discovery TDi 96; L200 Savana 09.

  • #22
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    Coloque a hélice de 8 pás em nylon, igual a que eu consegui:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...hmentid=204974

    Custou 82 reais e "faz muito mais vento" ( vulgo CFM, pros mais técnicos! Haha ) do que a antiga de 9 pás, por causa da angulação das pás ser maior...

    Agora acredito que o motivo das hélices quebrarem facilmente tem mais a ver com a embreagem viscosa estar travada, pq essa hélice de 11 pás preta/branca das L200 é a MESMÍSSIMA das Ranger 2.5/2.8/3.0!

    Já peguei ambas e coloquei lado a lado pra conferir... e confesso que fiquei até surpreso. Entretanto me fez pensar: Se não quebrou com as Ranger que entraram na água, não deveria quebrar com as L200, não é verdade?
    4X4 Brasil
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #23
    Usuário Avatar de AndreLeonardo
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    Helice

    Sapo-Bomba,

    onde conseguiu a hélice? alguma loja que me recomende?
    tenho procurado na internet mas sem sucesso...


    um abraço!
    Jimny 13 Bidu (meu); Tracker 08 Sapão, Dakota RT 00 Mata Hari e Rural 72 Melanie (tudo da patroa).
    ex: Niva 91; Discovery TDi 96; L200 Savana 09.

  • #24
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Sapo,

    As primeiras Rangers 3.0 quebravam sim e a resposta da ford foi o fornecedor da peça. trocaram e não tivemos mais relatos disso.

    Da mesma forma as L-200.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
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