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Alerte L200 Outdoor com hélice de 11 pás

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  • 08/01/2009, 23:36
    Everton Júnior
    Citação:

    Postado originalmente por AKPG Ver Post
    Mas Everton, se vc mudar para de 8 pás, não passará a ter problemas?

    Sinceramente nao tenho medo. Aqui mesmo no forum tem relato de Outdoor GLS com 11 pas aquecendo, mas Sport GLS com 8 pas nao lembro de ter visto ocorrencias. Prefiro ter uma helice de 8 pas que nao quebra q rasga meu radiador, á ter uma de 11 pas que pode quebrar, rasgar o radiador e eu nao ver.
  • 08/06/2009, 10:53
    vipbh36
    Hélice com 11 pás na l200
    Olá amigos. Isto é lei da física. Quanto maior o número de pás, maior o arrasto aerodinâmico da hélice, ou seja, uma hélice de 11 pás "bombeia" mais ar para o motor do que uma de 8 pás. Más aí é que vem o problema: com 11 pás, ao entrar na água, o atrito da hélice com a água também é maior (ela freia mais) e portanto oferece maior risco de se partir do que a de 8 pás que não oferece tanta resistência à passagem da água. Ficou claro ? Espero que possa ter ajudado. Abraço a todos !
  • 08/06/2009, 13:11
    Luciano-Luís
    Li que alguns proprietários pensam em trocar suas hélices 11 por 8, concluíndo que estas não quebram.
    De fato é muito mais difícil de ocorrer esse problema.
    Mas lembro que este componente não é eterno.
    Recentemente troquei a hélice 8 pás da Pajero pois numa manutenção do radiador constatamos 3 fissuras transversáis ao aro.
    Vale a pena fazer inspeções periódicas, especialmente nas viaturas com mais de 10 anos de uso. A vantegem da 8 pás é que sendo clara a fissura aparece mais facilmente.
  • 11/10/2009, 11:56
    Everton Júnior
    Pessoal,
    ontem a helice e o radiador da minha Savana foi embora mais uma vez! Fui atravessar uma barra na praia, nada fundo, tava passando ate buggy, e quebrou todas as pas, rasgando o radiador todo. A sorte é que percebi o barulho da quebra e logo parei o carro.
    Vou exigir a coloçao da helice de 8 pas com o radiador da pajero sport! É um absurdo um carro que é preparado para enfrentar todo tipo de caminho, nao poder passar em aguas!
    Fica ai, novamente, o alerta para os donos de L200 com helice de 11 pas, seja branca ou preta, elas quebram!

    abraços!
  • 11/10/2009, 18:58
    Marcello Ladeira
    Citação:

    Postado originalmente por Everton Júnior Ver Post
    Pessoal,
    ontem a helice e o radiador da minha Savana foi embora mais uma vez! Fui atravessar uma barra na praia, nada fundo, tava passando ate buggy, e quebrou todas as pas, rasgando o radiador todo. A sorte é que percebi o barulho da quebra e logo parei o carro.
    Vou exigir a coloçao da helice de 8 pas com o radiador da pajero sport! É um absurdo um carro que é preparado para enfrentar todo tipo de caminho, nao poder passar em aguas!
    Fica ai, novamente, o alerta para os donos de L200 com helice de 11 pas, seja branca ou preta, elas quebram!

    abraços!

    Bom minha Sport HPE 04 tinha apenas 8 pás e guentava o tranco do aquecimento e também não me preocupava em passar em poças dágua.

    Abs,
  • 11/10/2009, 22:29
    Pequeno jr
    Teve algumas Rangers com esse problema e descobriram que era o material e não a questão de 8 ou 11 pas.

    trocaram o fornecedor e resolvido.
  • 20/12/2009, 20:02
    SAPO-BOMBA
    Ressurgindo o tópico das cinzas... quais os possíveis materiais utilizados na confecção de uma hélice dessas? Ou todas são plástico ou algum tipo de composto plástico?

    É pq adquiri uma hélice nova de 8 pás, feita para Ranger/S-10/L200 e que é fabricada utilizando Nylon.

    Se eu não estiver enganado, essa hélice nova teria uma certa vantagem em termos de resistência comparada com o plástico?
  • 22/12/2009, 14:05
    Pequeno jr
    Se vc tiver sorte de achar alguma Ranger 3.0 2006 das primeiras que não tenha trocado a Helice é do material ruim.

    Após 2007/8 mudou o material, fornecedor ... essas coisas
  • 20/02/2010, 15:39
    AndreLeonardo
    Ainda bem que achei esse tópico!
    Pessoal,

    tive esse mesmo problema agora no carnaval. Estava em Barreirinhas, indo para Jericoacoara e passei por um alagado (que nem era tão fundo!!) com minha Savana 2009 e adivinhem? Lá se foi a helice. Quebraram 4 pás, e tem uma 5ª trincada. O radiador ganhou um rasgo lindo... :parede:

    Em Barreirinhas mesmo fiz o reparo do radiador para poder seguir viagem, sendo que o carro foi numa ótima até Jeri, fiz alguns passeios por lá e ainda voltei pra São Luis pela BR sem maiores problemas, tirando um momento na ida onde o ponteiro subiu um pouco. Desliguei o carro, ele esfriou, completei a água e segui.

    Andei com o carro nos últimos 3 dias sem problemas (ainda não troquei a hélice por falta de tempo!), e agora há pouco minha mulher liga dizendo q o carro ferveu de novo. Parou num posto e viu q o radiador tava completamente seco... to com medo de ter mais furos, o que sinceramente não acredito.

    O que devo fazer? trocar pela tal hélice de 8 pás? Quanto custa, na autorizada, a tal troca? Será q tenho direito a trocar ainda na garantia?

    E com o radiador, vale a pena trocar ou apenas fazer os reparos? Quanto custa um radiador novo?

    Obrigado pela ajuda!!
    Abraços a todos,
  • 20/02/2010, 22:24
    SAPO-BOMBA
    Coloque a hélice de 8 pás em nylon, igual a que eu consegui:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...hmentid=204974

    Custou 82 reais e "faz muito mais vento" ( vulgo CFM, pros mais técnicos! Haha ) do que a antiga de 9 pás, por causa da angulação das pás ser maior...

    Agora acredito que o motivo das hélices quebrarem facilmente tem mais a ver com a embreagem viscosa estar travada, pq essa hélice de 11 pás preta/branca das L200 é a MESMÍSSIMA das Ranger 2.5/2.8/3.0!

    Já peguei ambas e coloquei lado a lado pra conferir... e confesso que fiquei até surpreso. Entretanto me fez pensar: Se não quebrou com as Ranger que entraram na água, não deveria quebrar com as L200, não é verdade?
  • 21/02/2010, 10:07
    AndreLeonardo
    Helice
    Sapo-Bomba,

    onde conseguiu a hélice? alguma loja que me recomende?
    tenho procurado na internet mas sem sucesso...


    um abraço!
  • 21/02/2010, 10:42
    Pequeno jr
    Sapo,

    As primeiras Rangers 3.0 quebravam sim e a resposta da ford foi o fornecedor da peça. trocaram e não tivemos mais relatos disso.

    Da mesma forma as L-200.
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