Hélice com 11 pás na l200
Olá amigos. Isto é lei da física. Quanto maior o número de pás, maior o arrasto aerodinâmico da hélice, ou seja, uma hélice de 11 pás "bombeia" mais ar para o motor do que uma de 8 pás. Más aí é que vem o problema: com 11 pás, ao entrar na água, o atrito da hélice com a água também é maior (ela freia mais) e portanto oferece maior risco de se partir do que a de 8 pás que não oferece tanta resistência à passagem da água. Ficou claro ? Espero que possa ter ajudado. Abraço a todos !
Ainda bem que achei esse tópico!
Pessoal,
tive esse mesmo problema agora no carnaval. Estava em Barreirinhas, indo para Jericoacoara e passei por um alagado (que nem era tão fundo!!) com minha Savana 2009 e adivinhem? Lá se foi a helice. Quebraram 4 pás, e tem uma 5ª trincada. O radiador ganhou um rasgo lindo... :parede:
Em Barreirinhas mesmo fiz o reparo do radiador para poder seguir viagem, sendo que o carro foi numa ótima até Jeri, fiz alguns passeios por lá e ainda voltei pra São Luis pela BR sem maiores problemas, tirando um momento na ida onde o ponteiro subiu um pouco. Desliguei o carro, ele esfriou, completei a água e segui.
Andei com o carro nos últimos 3 dias sem problemas (ainda não troquei a hélice por falta de tempo!), e agora há pouco minha mulher liga dizendo q o carro ferveu de novo. Parou num posto e viu q o radiador tava completamente seco... to com medo de ter mais furos, o que sinceramente não acredito.
O que devo fazer? trocar pela tal hélice de 8 pás? Quanto custa, na autorizada, a tal troca? Será q tenho direito a trocar ainda na garantia?
E com o radiador, vale a pena trocar ou apenas fazer os reparos? Quanto custa um radiador novo?
Obrigado pela ajuda!!
Abraços a todos,