x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6

Caixa de transferência - reduzida - GLS-B DIESEL 97

Pois é pessoal,
    Estava eu me divertindo testando o mwm 2.8 que adaptei na pajerona, iniciando viajem para Fortaleza, quando de repente, um barulho no câmbio. Encostei o carro e pelo retrovisor pude observar a mancha de óleo que caía no asfalto. Putz.....que grande M.
    Diagnóstico......A caixa de transferência (reduzida) rachou....e ao abrirmos vimos um dente da engrenagem quebrado, o quê certamente causou a rachadura na caixa, pois o pedaço quebrado entrou por entre os outros.
    A grande questão agora é descobrir o porque de ter quebrado uma caixa de transferência tão robusta quanto esta.
    Em conversa com alguns mecânicos algumas possibilidades foram ventiladas:

1) Óleo inadequado - Eu estava usando o W80 que é a viscosidade recomendada, porém não era da marca EATON que é a marca recomendada; O óleo poderia não ter lubrificado corretamente o rolamento, o qual trava e ......o resto vcs já sabem;

2) Cardan empenado - Embora não percebesse qualquer vibração no carro vou fazer a verificação deste ítem também;

3) Solenóides de vácuo da roda livre - Esse é um ítem que me intriga... Rodei 5000 km com o mwm e podia sentir que o carro estava sempre "amarrado" ou pesado, embora o giro do motor sempre era compatível com a velocidade,inclusive melhor que o de outras pajeros com o mesmo motor...A 3000 rpm estava a 110ou 120 km, não me lembro bem. O fato é que o sistema de vácuo é que desacopla a roda livre e desta forma, se a minha não estivesse funcionando, certamente a roda livre não funcionaria, e assim a caixa de reduzida estaria sempre girando mesmo estando em 4x2, sendo arrastada pelas rodas.

Gostaria da opinião dos amigos e sugestões sobre o que poderia ter causado a quebra da CT. Alguém sabe de caso parecido?

Obrigado pelas respostas.
    Saúde pra todos nós.
    Adriano Karlo. PU2AKR, QAP 145.180

Usuário Avatar de davidss6
    Entrada
    20/07/2007
    Local
    BH/MG
    Agradecimentos: 0
    1) Acho dificil ser oléo.... Antes do problema a caixa fazia algum barulho caracteristico de rolamento?

3) isso seria facil de ver levantando o carro e verificando se o cardã movimentava ao girar a roda. Chegou a ver isso??

Depois posta o desenrolar do problema, inclusive com as conclusões!

Assim que conseguir uma ct nova vou fazer os testes....Estou no aguardo de uma resposta de uma pessoa no Ceará. Eu até consegui uma ct com ele, mas não serviu.
    A minha tem um número ( 302011 ), a que consegui tem o número 302008. Essa última é das pajeros mais antigas que a minha e tem as engrenagens menores.
    Saúde pra todos nós.

Usuário
    Entrada
    03/01/2009
    Ola,pelo geito vc entende de mecamica da pajero GLS ,pode me dizer onde e o sensor da traçao?

Usuário Avatar de rafaelclima
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    FORTALEZA/CE
    Citação Postado originalmente por AdrianoJPX Ver Post
    Pois é pessoal,
    Estava eu me divertindo testando o mwm 2.8 que adaptei na pajerona, iniciando viajem para Fortaleza, quando de repente, um barulho no câmbio. Encostei o carro e pelo retrovisor pude observar a mancha de óleo que caía no asfalto. Putz.....que grande M.
    Diagnóstico......A caixa de transferência (reduzida) rachou....e ao abrirmos vimos um dente da engrenagem quebrado, o quê certamente causou a rachadura na caixa, pois o pedaço quebrado entrou por entre os outros.
    A grande questão agora é descobrir o porque de ter quebrado uma caixa de transferência tão robusta quanto esta.
    Em conversa com alguns mecânicos algumas possibilidades foram ventiladas:

1) Óleo inadequado - Eu estava usando o W80 que é a viscosidade recomendada, porém não era da marca EATON que é a marca recomendada; O óleo poderia não ter lubrificado corretamente o rolamento, o qual trava e ......o resto vcs já sabem;

2) Cardan empenado - Embora não percebesse qualquer vibração no carro vou fazer a verificação deste ítem também;

3) Solenóides de vácuo da roda livre - Esse é um ítem que me intriga... Rodei 5000 km com o mwm e podia sentir que o carro estava sempre "amarrado" ou pesado, embora o giro do motor sempre era compatível com a velocidade,inclusive melhor que o de outras pajeros com o mesmo motor...A 3000 rpm estava a 110ou 120 km, não me lembro bem. O fato é que o sistema de vácuo é que desacopla a roda livre e desta forma, se a minha não estivesse funcionando, certamente a roda livre não funcionaria, e assim a caixa de reduzida estaria sempre girando mesmo estando em 4x2, sendo arrastada pelas rodas.

Gostaria da opinião dos amigos e sugestões sobre o que poderia ter causado a quebra da CT. Alguém sabe de caso parecido?

Obrigado pelas respostas.
    Amigo, sei que ja passou bastante tempo... Mas conseguiu resolver seu problema ? Achou a causa da trinca ? Estou com um problema parecido numa tr4... Abração
    Álvaro Rafael Lima
    Pajero TR4 MT 2010/2010

Olá Alvaro, o defeito se deu exatamente pelos problemas acima relatados (a junção deles). A roda livre não funcionava por causa das solenóides e por conta disso o cardan dianteiro que estava empenado girava e forçava a CT, que por sua vez estava com óleo não recomendado para ela. Enquanto rodava na cidade não havia problema, pois o conjunto não era forçado por longos períodos, no entanto quando peguei a estrada aí lascou tudo.
    Hoje já vendi a pajero mas depois que consertei esse problema, fiz outra viajem e foi beleza, com o MWM empurrando tranquilo o pajerão.
    Saúde pra todos nós.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem