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  • #1

    Caixa de transferência - reduzida - GLS-B DIESEL 97




    Pois é pessoal,
    Estava eu me divertindo testando o mwm 2.8 que adaptei na pajerona, iniciando viajem para Fortaleza, quando de repente, um barulho no câmbio. Encostei o carro e pelo retrovisor pude observar a mancha de óleo que caía no asfalto. Putz.....que grande M.
    Diagnóstico......A caixa de transferência (reduzida) rachou....e ao abrirmos vimos um dente da engrenagem quebrado, o quê certamente causou a rachadura na caixa, pois o pedaço quebrado entrou por entre os outros.
    A grande questão agora é descobrir o porque de ter quebrado uma caixa de transferência tão robusta quanto esta.
    Em conversa com alguns mecânicos algumas possibilidades foram ventiladas:

    1) Óleo inadequado - Eu estava usando o W80 que é a viscosidade recomendada, porém não era da marca EATON que é a marca recomendada; O óleo poderia não ter lubrificado corretamente o rolamento, o qual trava e ......o resto vcs já sabem;

    2) Cardan empenado - Embora não percebesse qualquer vibração no carro vou fazer a verificação deste ítem também;

    3) Solenóides de vácuo da roda livre - Esse é um ítem que me intriga... Rodei 5000 km com o mwm e podia sentir que o carro estava sempre "amarrado" ou pesado, embora o giro do motor sempre era compatível com a velocidade,inclusive melhor que o de outras pajeros com o mesmo motor...A 3000 rpm estava a 110ou 120 km, não me lembro bem. O fato é que o sistema de vácuo é que desacopla a roda livre e desta forma, se a minha não estivesse funcionando, certamente a roda livre não funcionaria, e assim a caixa de reduzida estaria sempre girando mesmo estando em 4x2, sendo arrastada pelas rodas.

    Gostaria da opinião dos amigos e sugestões sobre o que poderia ter causado a quebra da CT. Alguém sabe de caso parecido?

    Obrigado pelas respostas.
    Saúde pra todos nós.
    Adriano Karlo. PU2AKR, QAP 145.180

  • #2
    Usuário Avatar de davidss6
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    20/07/2007
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    1) Acho dificil ser oléo.... Antes do problema a caixa fazia algum barulho caracteristico de rolamento?

    3) isso seria facil de ver levantando o carro e verificando se o cardã movimentava ao girar a roda. Chegou a ver isso??

    Depois posta o desenrolar do problema, inclusive com as conclusões!

  • #3
    Assim que conseguir uma ct nova vou fazer os testes....Estou no aguardo de uma resposta de uma pessoa no Ceará. Eu até consegui uma ct com ele, mas não serviu.
    A minha tem um número ( 302011 ), a que consegui tem o número 302008. Essa última é das pajeros mais antigas que a minha e tem as engrenagens menores.
    Saúde pra todos nós.
    Adriano Karlo. PU2AKR, QAP 145.180

  • #4
    Usuário
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    03/01/2009
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    Agradecimentos: 0
    Ola,pelo geito vc entende de mecamica da pajero GLS ,pode me dizer onde e o sensor da traçao?

  • #5
    Usuário Avatar de rafaelclima
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    Citação Postado originalmente por AdrianoJPX Ver Post
    Pois é pessoal,
    Estava eu me divertindo testando o mwm 2.8 que adaptei na pajerona, iniciando viajem para Fortaleza, quando de repente, um barulho no câmbio. Encostei o carro e pelo retrovisor pude observar a mancha de óleo que caía no asfalto. Putz.....que grande M.
    Diagnóstico......A caixa de transferência (reduzida) rachou....e ao abrirmos vimos um dente da engrenagem quebrado, o quê certamente causou a rachadura na caixa, pois o pedaço quebrado entrou por entre os outros.
    A grande questão agora é descobrir o porque de ter quebrado uma caixa de transferência tão robusta quanto esta.
    Em conversa com alguns mecânicos algumas possibilidades foram ventiladas:

    1) Óleo inadequado - Eu estava usando o W80 que é a viscosidade recomendada, porém não era da marca EATON que é a marca recomendada; O óleo poderia não ter lubrificado corretamente o rolamento, o qual trava e ......o resto vcs já sabem;

    2) Cardan empenado - Embora não percebesse qualquer vibração no carro vou fazer a verificação deste ítem também;

    3) Solenóides de vácuo da roda livre - Esse é um ítem que me intriga... Rodei 5000 km com o mwm e podia sentir que o carro estava sempre "amarrado" ou pesado, embora o giro do motor sempre era compatível com a velocidade,inclusive melhor que o de outras pajeros com o mesmo motor...A 3000 rpm estava a 110ou 120 km, não me lembro bem. O fato é que o sistema de vácuo é que desacopla a roda livre e desta forma, se a minha não estivesse funcionando, certamente a roda livre não funcionaria, e assim a caixa de reduzida estaria sempre girando mesmo estando em 4x2, sendo arrastada pelas rodas.

    Gostaria da opinião dos amigos e sugestões sobre o que poderia ter causado a quebra da CT. Alguém sabe de caso parecido?

    Obrigado pelas respostas.
    Amigo, sei que ja passou bastante tempo... Mas conseguiu resolver seu problema ? Achou a causa da trinca ? Estou com um problema parecido numa tr4... Abração
    Álvaro Rafael Lima
    Pajero TR4 MT 2010/2010

  • #6
    Olá Alvaro, o defeito se deu exatamente pelos problemas acima relatados (a junção deles). A roda livre não funcionava por causa das solenóides e por conta disso o cardan dianteiro que estava empenado girava e forçava a CT, que por sua vez estava com óleo não recomendado para ela. Enquanto rodava na cidade não havia problema, pois o conjunto não era forçado por longos períodos, no entanto quando peguei a estrada aí lascou tudo.
    Hoje já vendi a pajero mas depois que consertei esse problema, fiz outra viajem e foi beleza, com o MWM empurrando tranquilo o pajerão.
    Saúde pra todos nós.
    Adriano Karlo. PU2AKR, QAP 145.180

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