Pois é pessoal,
Estava eu me divertindo testando o mwm 2.8 que adaptei na pajerona, iniciando viajem para Fortaleza, quando de repente, um barulho no câmbio. Encostei o carro e pelo retrovisor pude observar a mancha de óleo que caía no asfalto. Putz.....que grande M.
Diagnóstico......A caixa de transferência (reduzida) rachou....e ao abrirmos vimos um dente da engrenagem quebrado, o quê certamente causou a rachadura na caixa, pois o pedaço quebrado entrou por entre os outros.
A grande questão agora é descobrir o porque de ter quebrado uma caixa de transferência tão robusta quanto esta.
Em conversa com alguns mecânicos algumas possibilidades foram ventiladas:
1) Óleo inadequado - Eu estava usando o W80 que é a viscosidade recomendada, porém não era da marca EATON que é a marca recomendada; O óleo poderia não ter lubrificado corretamente o rolamento, o qual trava e ......o resto vcs já sabem;
2) Cardan empenado - Embora não percebesse qualquer vibração no carro vou fazer a verificação deste ítem também;
3) Solenóides de vácuo da roda livre - Esse é um ítem que me intriga... Rodei 5000 km com o mwm e podia sentir que o carro estava sempre "amarrado" ou pesado, embora o giro do motor sempre era compatível com a velocidade,inclusive melhor que o de outras pajeros com o mesmo motor...A 3000 rpm estava a 110ou 120 km, não me lembro bem. O fato é que o sistema de vácuo é que desacopla a roda livre e desta forma, se a minha não estivesse funcionando, certamente a roda livre não funcionaria, e assim a caixa de reduzida estaria sempre girando mesmo estando em 4x2, sendo arrastada pelas rodas.
Gostaria da opinião dos amigos e sugestões sobre o que poderia ter causado a quebra da CT. Alguém sabe de caso parecido?
Obrigado pelas respostas.