x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 36

Hybrid View

TR4 Estalo da roda direta dianteira

Amigos,

Vi que há várias mensagens a esse respeito em diversos tópicos diferentes e por isso resolvi abrir um tópico específico. Parecer ser um problema crônico.

Quando manobro a TR4 esterçando a direção para a esquerda faz um estalo na roda direita dianteira, como se fosse um barulho de algo de soltando (um TAk ou TOK) por estar mal apertado.

Percebi esse barulho em manobras em baixa velocidade, geralmente em desnível (entrando e saindo da garagem por exemplo) e em marcha a ré. Com a tração bloqueada e reduzida o barulho é maior.

Se alguém percebeu algo parecido e/ou já resolveu, posta aqui. Estou esperando o diagnóstico da MIT a respeito.

Abs

Lindóia

Usuário
    Entrada
    23/10/2006
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 0
    AACL,

A minha fazia este barulho exatamente como você descreveu. Na 1a revisão o problema foi solucionado aqui na Tokio (Mit) em Brasília. Não souberam me explicar direito qual era o problema. Pesquisa no tópico de "TR4 alguém tem algo a falar" que tem a história completa. O nosso amigo de Fortaleza, Guillherme pode lhe responder melhor, pois ele quase enlouqueceu com este problema. Um cara de Natal também resolveu o problema na Mit de lá, parece que é uma bucha que fica embaixo do amortecedor, mas não tenho certeza.
    suzuki40+

Fala Eldon!

Valeu pela resposta. Eu vi os comentários no tópico que vc mencionou e a intenção desse tópico é abordar só esse assunto. Aquele tópico virou um tópico sobre tudo e como esse assunto parece ser importante e recorrente achei melhor dar o destaque e reunir aqui as experiências de todos.

Abraço,

lindóia

Usuário
    Entrada
    23/10/2006
    Local
    Brasília/DF
    AACL,

Sua TR4 é de que ano? Tá com quantos km rodados?
    suzuki40+

Eldon,

A minha eu tirei zero, ano/modelo 2008/2009, e está agora com 1.444km. Mas o barulho eu percebi na primeira vez que eu saí de minha garagem (marcha a ré, desnível da calçada, esterçando pra esquerda).

Abs

Lindóia

Legal esse tópico, já tinha solicitado se alguem lembrava de como um colega nosso tinha resolvido esse problema e ninguém se manifestou, espero que agora alguém ache o interruptor da luz do fim do tunél e nós consigamos resolver esse problema. Já perguntei pros mcanicos da Mitnorth em Sampa e eles não sabem doque se trata(?????). A minha é 2006 a/t com 28000km e queria resolver nessa revisão dos 30k.

Usuário Avatar de J Pinho
    Entrada
    28/04/2006
    Local
    João Pessoa/PB
    Citação Postado originalmente por AACL Ver Post
    Amigos,

Vi que há várias mensagens a esse respeito em diversos tópicos diferentes e por isso resolvi abrir um tópico específico. Parecer ser um problema crônico.

Quando manobro a TR4 esterçando a direção para a esquerda faz um estalo na roda direita dianteira, como se fosse um barulho de algo de soltando (um TAk ou TOK) por estar mal apertado.

Percebi esse barulho em manobras em baixa velocidade, geralmente em desnível (entrando e saindo da garagem por exemplo) e em marcha a ré. Com a tração bloqueada e reduzida o barulho é maior.

Se alguém percebeu algo parecido e/ou já resolveu, posta aqui. Estou esperando o diagnóstico da MIT a respeito.

Abs

Lindóia
    Caro AACL,

Não podemos afirmar nunca que o problema é o mesmo, embora os sintomas pareçam, mas ja apareceu na TR4 este barulho e depois de muita procura, identifiquei que era a bieleta do estabilizador que estava com folga no pivo.

Depois de desconfiar da bieleta, desconectei e ao andar com o carro, deixou de fazer a batida.

Encomendei duas novas na MIT e troquei.

Porem depois descobri que podia ser recondicionadas por um decimo do preço, que nao é baixo (em torno de 280,00 cada).

Sugiro que voce desconecte e verifique se persiste o ruido.

Abra~cos a todos

Julio Pinho

Usuário
    Entrada
    19/03/2008
    Local
    São Sebastião/SP
    Agradecimento: 1
    A minha esta com 15 mil km rodados de tempos em tempos acontece o tal TAK. Cheguei a ligar pra revenda de Natal e o mecanico de lá me explicou o defeito. O mecanico da DVM Santos falou que também sabia o que era mas só pode arrumar quando o tal TAK acontecer na mão deles porque a peça não tem como recolocar uma vez retirada. è a velha história de que a garantia só cobre defeito que tiver bem na cara ou que se deixa o carro parado. Deveriam fazer recall de um monte de coisas, só que vale mais($$$) a pena esperar o cliente pedir pra trocar(se quebrar).

Eldon e demais,

Vi as respostas mas não consegui ver com calma pq estou na correria de final de ano.

Peguei a TR4 na MITNORTH e eles disseram o básico: que não fez o barulho com eles, que não tem nada de errado. Então continuo com o carro em observação e vou tentar resolver isso na revisão dos 10milk. Até pq já viontem que o TAK continua...

Vou pedir pra eles seguirem as orientações dos links acima.

Continuarei postando aqui os resultados.

Abraço

Lindóia

Pessoal

Fica aqui uma dica, o único jeito de resolver estes problemas é colocar o chefe da oficina no carro e rodar com ele até ele ver e/ou ouvir o problema. Tive todos estes problemas na minha TR4 e só foram resolvidos quando fiz isto. Falar com o consultor técnico e deixar o carro não adianta nada. Tem que mostrar pro chefe da oficina e dizer para devolver o carro só quando o problema estiver solucionado. Senão fica essa novela mexicana...rsrsss!!!

Abs,

Usuário
    Entrada
    09/06/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Pessoal,

Por duas únicas vezes, a minha TR4 apresentou este mesmo estalo que vcs estão comentando. Uma delas foi quando fiz uma "trilhazinha" e peguei uma subida bastante elameada, com curva fechada à direita. A outra vez foi subindo de ré numa lage de pedra, que havia descido para chegar até uma cachoeira, na Chapada Diamantina. Ao retornar da viagem, como já estava na época da revisão dos 10.000km, levei o carro para a Yen, no Rio de Janeiro, e comentei o fato com o chefe da oficina. De imediato, ele falou: "tem que encamisar as molas dianteiras, porque elas batem no prato quando sofrem um esforço maior". Resumindo, sem qualquer teste feito na Mit, eles providenciaram a correção a um custo de R$ 22,00. Até agora, não ouvi mais os estalos.

Abraço,
    João Ricardo.
    TR4 08 - Prata.

Usuário
    Entrada
    19/03/2008
    Local
    São Sebastião/SP
    Agradecimento: 1
    Galera, vários pessoas relataram suas versões de TAK, TOK, CLACK etc, aqui. Hj vou adicionar uma versão.

O meu TR4 também veio com o famoso barulho quando esterça a roda. Alguns resolveram encapando a mola, outros trocaram bieletas, etc. No meu caso acabou que como era um barulho intermitente e depois de varias visitas a Mit deixei pra lá. Eis que com 80.000 km rodados estou descendo de uma calçada para fazer um retorno e ouço o tão famigerado ruido. Alguns dias depois resolvi investigar pela enesima vez a origem do barulho.

Tirei os protetores (Octavio) e o barulho parou. Opa! |Esta solução, pelo menos pra mim, é nova!
    Notei que tinha umas marca no protetor feitas pela barra de torção. Fiz um chanfro e apesar de não bater mais a barra o barulho continuou. O suspeito passou a ser o protetor dianteiro. Olhando com o carro parado era bem improvável mas mesmo assim cortei um pedado do protetor. O barulho continuou mas mudou de intensidade! AHA! Pode ser isso! Pra tirar a duvida coloquei uma câmera presa no protetor e filmei em slow. Vendo o vídeo percebi que o barulho acontece quando o conjunto da roda "cai" e não quando a suspensão é comprimida! Por ultimo, levantei a dianteira direita do carro no macaco e estercei toda a roda para a esquerda. BINGO, o protetor fez até uma marca no pneu.

Não sei se isso acontece em Tr4 originais, meu TR4 saiu da loja já com BF AT 225/75 16, depois de um tempo coloquei o calço de 40mm e agora troquei os AT por MuD.

Apesar de parecer longe, o pneu pega no protetor e faz um barulho que me fez suspeitar da mola por muito tempo mas agora sei que no meu caso e acredito que em outras TR4 era o pneu batendo na protetor de cárter.

Essa teoria faz sentido na trilha quando esterçamos o volante ao cruzar erosões ou em rampas de garagem em curva, o que causa a suspensão descomprimir por completo fazendo o pneu bater no protetor.

Se alguém quiser testar a teoria é só levantar o carro e esterçar a roda.

Valeu.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem