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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Judeu
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    29/11/2008
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    Question Problemas com pneus




    Pessoal, sou novo em assuntos 4x4 (e também no forum) e preciso de ajuda... Desculpem o post testamento mas tem uma historinha para contextualizar.

    Adquiri a um tempo atrás uma Pajero GLS-B 95 que venho usando num mix asfalto e terra. Nos últimos meses muito mais asfalto do que terra por falta de tempo de fazer umas trilhas .

    Pouco depois de comprada, troquei os pneus dianteiros por Yokohama Geolander 31x10.5 R15, e passei para a traseira os outros pneus de uma marca estranha (pelo menos para os que perguntei, ninguém conhecia) GT Savero AT também 31x10.5 R15.

    Depois de um tempo rodando, fiquei com aquela tremedeira no volante, e só então me dei conta da grande besteira que fiz: fiquei rodando 20.000 Km sem fazer o rodízio . Quando fui fazer o cara me mostrou que o pneu Yokohama havia deformado! Ficou cheio de altos e baixos! Passei os dois para trás e estou rodando pra ver se eles se desgastam mais uniformemente. Já rodei 11.000 Km desta forma e a impressão que tenho é que continua na mesma.

    Fora este problema ainda fiquei com um outro estranho: desde que fiz este rodízio, voltei os tais GT Savero para a dianteira, e não sei se o problema é com o pneu, o se é da direção, mas não tenho uma sensação de firmeza no volante – a impressão que dá é de ter uma pequena folga na direção. Já fiz um novo alinhamento, o cara disse que não tem folga, mas a sensação continua.

    Minhas dúvidas são as seguintes:
    - Alguém já passou por este tipo de problemas com pneus Yokohama? Se sim, tem alguma dica do que fazer? Será que seria melhor arcar com o prejuízo e trocar já?
    - No caso da sensação de folga, será que realmente o pneu pode dar este tipo de impressão? Se sim, que marca/tipo de pneus vocês recomendam?

    Depois de um testamento destes, agradeço qualquer ajuda

    Abraços!

  • #2
    Citação Postado originalmente por Judeu Ver Post
    Pouco depois de comprada, troquei os pneus dianteiros por Yokohama Geolander 31x10.5 R15, e passei para a traseira os outros pneus de uma marca estranha (pelo menos para os que perguntei, ninguém conhecia) GT Savero AT também 31x10.5 R15.
    Amigão, bem vindo ao fórum.
    Quanto a trepidação no volante pode ser falta de balanceamento dos pneus, pois como vcoê mesmo disse que estão deformados, provavelmente nem estão dando balanceamento.
    Quanto a falta de segurança depois de alterar os pneus, não consegui chegar a nenhuma hipótese cabível. Quantas libras você esta utilizando?
    Agora, quanto a citação acima, acredito que você fez o que a maioria do pessoal faz por falta de conhecimento, colocou pneus novos na frente e passou os meis vida para a traseira. O correto é estar com os 4 pneus bons (claro!), mas se não for possível os dois melhores devem estar na traseira.
    Abraço.
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  • #3
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    olá amigo,
    não sei o que vc chama por deformar.

    mas se for alguma das coisas que eu vou citar agora, meu conselho é troque o mais urgente possivel, pois vc está colocando sua vida e dos outros motoristas em risco.

    comumente os borracheiros definem:
    desagregar: é quando a tela de arame ou a lona interna do pneu se rompe ou perde simetria.
    bolha: no ponto da bolha a borracha de contato acaba se separando de outras camadas do pneu.

    nestes dois casos é aparente calombos e desniveis no pneu, e neste caso além de judiar da mecanica e sofrer todas as vibraçoes, consite em um risco imenso, pois estes pontos são pontos de fragilidade do pneu..... que pode estourar ou rasgar sem mais nem menos.

    portanto trocar o pneu, não é um prejuizo e sim "lucro"

    Abraços

  • #4
    Usuário Avatar de Judeu
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    29/11/2008
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    Olá!

    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Quanto a trepidação no volante pode ser falta de balanceamento dos pneus, pois como vcoê mesmo disse que estão deformados, provavelmente nem estão dando balanceamento.
    Então, pelo que me lembro a trepidação começou um bom tempo depois e acredito que foi justamente porque deformou o pneu. Estou tentando tirar uma foto boa da deformação para colocar aqui...
    Se fosse descrever, como sou engenheiro, diria que lembra um gráfico "dente de serra" . Quando tiver a foto talvez fique mais claro.

    Citação Postado originalmente por DieselPower Ver Post
    Quanto a falta de segurança depois de alterar os pneus, não consegui chegar a nenhuma hipótese cabível. Quantas libras você esta utilizando?
    Estou usando 29 libras. Será que é muito para este tipo de pneu?

    Citação Postado originalmente por Carlos_Bravo Ver Post
    olá amigo,
    não sei o que vc chama por deformar.
    Tentei descrever acima mas não acho que vai ser fácil de entender. Vou tentar tirar uma foto boa para mostrar (tirei algumas mas ficaram com foco ruim).

    Obrigado e abraços!

  • #5
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
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    21/05/2008
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    Amigo,

    Tive um problema parecido a uns 10 anos atras com um corsinha que tive, os pneus dianteiros deformaram de forma que o pneu pegava o balanceamento na maquina, mas como a banda de rodagem estava "deslocada" o carro tremia feito uma vara verde, mesmo em baixa velocidade. No meu caso, pneus novos acabaram com a dor de cabeca. Pra descargo de consciencia verifique com um meca de confiança quanto a folgas na caixa de direção.

    []´s
    Rafael

  • #6
    Usuário Avatar de Judeu
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    29/11/2008
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    Pessoal,

    Tirei umas fotos e fiz umas pequenas edições para mostrar a tal deformação dos pneus. O interessante é que as deformações ocorreram nos dois pneus, de forma praticamente igual (talvez tenha diferença pequena nos sulcos... não medi pra saber), e são relativamente uniformes, ou seja, as deformações que ocorreram na parte externa dos pneus também ocorreram na parte interna.

    As três primeiras fotos são do pneu traseiro da esquerda. As outras duas são do pneu traseiro da direita.

    Alguém já viu algo parecido? Será defeito de fabricação? Ou será mesmo o fato de ter rodado tanto tempo com eles na frente sem fazer o rodízio?

    Sobre a sensação de folga, amanhã vou diminuir a pressão dos pneus dianteiros para ver como fica. Imagino que com pressão menor talvez fique melhor. Vamos ver.

    Abraços!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Problemas com pneus-pneu_dente_de_serra_tras_esquerda_1.jpg   Problemas com pneus-pneu_dente_de_serra_tras_esquerda_2.jpg   Problemas com pneus-pneu_dente_de_serra_tras_esquerda_3.jpg   Problemas com pneus-pneu_dente_de_serra_tras_direita_1.jpg   Problemas com pneus-pneu_dente_de_serra_tras_direita_2.jpg  
    4X4 Brasil

  • #7
    Nunca tinha visto desgaste irregular desta forma...
    Já tentou entrar em contato com a Yokohama? Manda as fotos pra eles, numa dessas eles podem ajudar.
    Abraço.

    PS.: Lembre-se: Os melhores pneus devem estar nas rodas traseiras, o rodízio deve ser feito a cada 5 mil km, e a calibragem deve ser realizada conforme o manual do proprietário.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
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  • #8
    Hummm....

    Não sou especialista em pneus, mas este desgaste "escamado" parece problema de cambagem....meus BF MUD ficaram com algo parecido por algum tempo...

    De qualquer modo, o flávio da BFG pode dar uma idéia (mesmo os pneus não sendo BFG)

    My 2 cents

    Eddie
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #9
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    de fato, isto não é o que eu me referi....

    estranho isso né? nunca tinha vista .... não me parece ser um defeito do pneu e sim que algo causou este desgaste irregular.

    mas infelizmente meus conhecimentos são limitados, acho que é melhor esperar algum expert nesta area para maiores exclarecimentos.

  • #10
    Usuário Avatar de lealrenato
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    judeu

    acho q nesse link, vc tera mais sucesso.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...=30311&page=58

    mas, posso te adiantar o seguinte.
    meus pneus começaram a descamar, como os seus.
    mas a solução para esse problema esta no rodizio, q deve ser de 5.000 km, e em X.
    muito importante, em X.
    os meus descamaram, pq o rodizio, estava sendo feito errado, pela widmen, aqui no rio(tavam fazendo em paralelo).
    agora, fiz o X, e acertaram.

    agora, tenho minhas duvidas, se vc podera faze-lo, ja que temos, 2 pneus novos e dois gastos, correto??

    mas , pergunte ao flavio, q ele o ajudara, com certeza.
    RENATO LEAL & VICTOR LEAL-MEU FILHO E NAVEGADOR http://www.youtube.com/watch?v=vCauhiwTvOU
    L 200 TRITON

  • #11
    Aqui Em Casa Olha A Merda Que Aconteceu...
    Temos 2 Pajeros E Meu Pai Tem Um Outro Mit Automatico Tb, Um Galant, Como Ele é Menor, Ele Prefere Este Para Andar No Dia A Dia... Porem Nao Sei Pq Sismou De Andar Com A 2.8 Tdi Por Uns Tempos, Como Eu Nao Tinha Muito Tempo Pra Ver Se Estava Tudo Ok Com Ela, Deixei Correr, Estava Até Muito Tempo Sem Fazer Trilhas E Tal.

    Quando Dei Por Perceber Um Dos Bf All Terrain Estava Muito Mais Gasto Que Os Outros 3...

    Fui Ver O Que Era... Um Burro De Frentista Calibrou 34 Libras Nesse Pneu E Deixou Os Outros Com A Calibragem Recomendada Da Pajero 29 Libras... O Pneu Estava Com Quase Toda A Carga Da Camionete Sobre Ele... Deu Até Dó De Ver, Agora Fiz Umas Calibragens Compensadoras Aqui E Esta Chegando Na Uniformidade
    Cuidado Galera, Vamos Cuidar Dos Nossos Brinquedos!!!

    Abraços Trilheiros
    Fernando França
    Troller 3.0 Tdi

  • #12
    Usuário Avatar de Judeu
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    Olá Pessoal,

    Obrigado pelas dicas!

    Citação Postado originalmente por lealrenato Ver Post
    mas, posso te adiantar o seguinte.
    meus pneus começaram a descamar, como os seus.
    mas a solução para esse problema esta no rodizio, q deve ser de 5.000 km, e em X.
    muito importante, em X.
    os meus descamaram, pq o rodizio, estava sendo feito errado, pela widmen, aqui no rio(tavam fazendo em paralelo).
    agora, fiz o X, e acertaram.
    Pelo visto esta realmente foi minha bobeira. Fui agora de manhã numa oficina e conversei com o mecânico responsável. Ele comentou que já viu este tipo de desgaste, que acontece neste tipo de pneu e realmente é causado pela falta de rodízio. Perguntei a ele sobre este tipo de rodízio em X, e ele comentou que para este tipo de pneu, que não tem "direção de rodagem" (ou alguma expressão parecida com esta), o rodízio em X pode ser feito sim e é melhor.

    Achei interessante porque quando você comentou do rodízio em X, imaginei que não poderia inverter a direção dos pneus, e portanto teria que desmontar o pneu de um lado para remontar do outro, e vice-versa. Parece que não é o caso, certo?

    Citação Postado originalmente por lealrenato Ver Post
    agora, tenho minhas duvidas, se vc podera faze-lo, ja que temos, 2 pneus novos e dois gastos, correto??
    Então... sobre o que fazer ainda estou sem saber também. Para minha tristeza, o tal mecânico que conversei disse que pelo tanto que se desgastou, deixando este pneu na traseira, como está agora, ele não vai se normalizar. Muito provavelmente o pneu vai ficar com este desgaste estranho até o fim da vida.

    Citação Postado originalmente por lealrenato Ver Post
    mas , pergunte ao flavio, q ele o ajudara, com certeza.
    De qualquer forma vou perguntar sim para o Flavio. Pelo visto ele é "o cara" dos pneus.

    Sobre a sensação de folga na direção, aproveitei para conversar com o mecânico, e ele observou que a possibilidade maior é de ser alguma folga na caixa da direção, como mencionado pelo Rafael. Ele verificou os parafusos de ajuste da caixa, comentou que é comum o pessoal fazer este ajuste primeiro, mas disse que já está no máximo possível. O próximo passo seria desmontar a caixa e ver o que pode ser feito.

    Ele mesmo não faz o serviço mas indicou uma outra oficina aqui em Campinas para fazê-lo. Passei por lá, e a pessoa que me atendeu confirmou a mesma história. Combinei de deixar o carro lá amanhã...

    Depois eu coloco aqui mais informações do resultado.

    Abraços,

    Judeu

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