AbreU, 10 km/l num Troller andando a 140.... Me explica como se consegue isso?!?!?!?
Tudo bem que o meu está bastante modificado, mas o consumo do meu, seja na estrada ou na cidade, está sempre entre 7,5 e 8,5. NUNCA. Repito: NUNCA fiz um consumo de 10km/l, mesmo quando meu Troller era original. E olha que agora ele continua Original!!!
Devia ter uma ranger puxando ele he he he he... ai dá p/ fazer até 15 he he he...
Em primeiro lugar, não existe quinta marcha na Ranger. Depois da quarta vem uma marcha denominada "over drive" (traduzindo seria condução em trechos longos). Com relação a só trocar de quarta para "over drive" a 120 km/h acho que você deveria rever seus conceitos de pilotagem, porque um motor na sua mão não deve passar dos 100.000 km. E não chame as pessoas de anta sem conhecê-las (seja mais educado) e leia o manual do veículo. Lá tem as velocidades corretas para as trocas de marcha.
Por fim, já tive um Escort SW 99 16v. Te garanto que não vai a 170 km/h, em terceira porque o sistema de injeção corta o combustível em rotações elevadas. De "over drive" vai a 190 km/h
Passar bem.
Raposo o abreu exagerou um pouco, a 5a marcha (é quinta mesmo over drive é invenção de americano que só tem carro at) da ranger 3.0 vc só engata a partir de 90 km(2000rpm), 120 é exagero, 120 de 4a = a 3000rpm, a passagem de marcha da ranger 3.0 é 20, 35, 60, 90.
Sérgio acho que a questão tá mais pelo modo de conduzir mesmo, além de outras variáveis como já foi dito algumas vezes.
Mais tenho certeza que esses 14km/l são percorridos com velocidades baixas. Tipo 80km/h certo?
O modo de dirigir influi muito é claro! A média de velocidade ficou em torno de 90 a 100 Km/h, até porque, não dá para andar muito devagar nem correr muito até porquê as nossas estradas não são lá muito confiáveis, para não dizer outra coisa. Eu costumo dirigir de olho no conta-giro, buscando obter o melhor desempenho, com o menor gasto possível.
Na minha opinião, temos que comparar o consumo de picapes com o mesmo padrão de motorização e bomba injetora. Como exemplo podemos comparar, L200 Outdoor (GLS e HPE) com Ranger, S10 e Frontier com seus motores 2.5 ou 2.8.
Comparar L200 com Toyota 3.0 eletrônico ou Ranger 3.0 Eletrônico....sacanagem né?
Se for pra fazer isso a L200 sempre ficará em desvangem por sua defasagem tecnológica.
Acho que pra isso temos a Triton, provavelmente está em pé de igualdade tecnologicamente. Se não tiver a MIT que se cuide.
Seu vizinho deve ser daqueles que a 80Km/h passa uma quinta na Ranger, empurra o peh ate o fundo e sai por ai reclamando que o carro nao tem retomada e consome de mais...
80Km/h para Ranger eh para estar de terceira, ai sim vc em purra o peh ela anda que eh uma beleza e o consumo eh bem tranquilo...
Eu so usava a quinta da minha Ranger depois de 120Km/h, antes disso se tem a quarta com melhor desempenho e melhor consumo eu vou passar uma quinta para que?
E essa de que o cambio da Ranger eh longo, isso eh coisa de brasileiro acostumado com carro 1.0, que para ir de 0 a 100Km/h requer as 4 primeiras marchas!
Uma Ferrari vai a 100Km/h em primeira marcha...
Ai vem uma anta dessas, a 100Km/h passa um quinta e sai por ai reclamando que o carro nao tem retomada, que consome de mais etc etc etc...
Eu imagino um cara desses dirigindo um Escort Zetec 1.8 16v, daqueles ultimos que sairam... O carro vai a quase 170Km/h de terceira marcha!
Seu vizinho iria se suicidar!
Abracos!
Sempre achei que o consumo fosse diretamente proporcional a rotaçao do motor. Assim quando viajo com a outdoor hpe costumo colocar a quinta marcha a 65 ou 70 km/h. Dessa maneira vou retomando velocidade aos poucos(claro que em ultrapassagens uso uma 4 ou 3). Isso e errado?
Alem do mais esticar as marchas nao diminui a vida util do motor?
se você colocar a 5a. marcha nessas velocidades mais estiver numa estrada plana, não terá problema nenhum. Muito pelo contrário, você economizará combustível e motor. A L200 HPE a 80km/h está com 2000rpm, pelo menos a minha Outdoor HPE Mec era assim.
Agora se vc estiver numa subida, muda totalmente a coisa. Melhor passar a 5a. marcha com 85km/h. O torque desse motor atinge seu pico em 2050rpm (não tenho certeza mais é bem próximo disso).
Muito obrigado Rezende
E exatamente isso que acontece, a l200 fica bastante fraca abaixo das 2000rpm.
vou continuar nesse estilo de conduçao
A sua chego a esquentar? fui a sp na media de 140 com ac ligado e o ponteiro nem mexeu
muito obrigado
Sempre achei que o consumo fosse diretamente proporcional a rotaçao do motor. Assim quando viajo com a outdoor hpe costumo colocar a quinta marcha a 65 ou 70 km/h. Dessa maneira vou retomando velocidade aos poucos(claro que em ultrapassagens uso uma 4 ou 3). Isso e errado?
Alem do mais esticar as marchas nao diminui a vida util do motor?
No motor a diesel sim, principalmente os que tem bomba mecânica.
é uma coisa boa da Toyota Hilux até 2004 modelo CD motor 2.8 e 3.0 aspirado, pois a relação é a mesma...vc vem a 50km/h na quinta e é só pisar...de contra-partida a 120km/h tá a 3.100rpms...
Postado originalmente por edubelem
Raposo o abreu exagerou um pouco, a 5a marcha (é quinta mesmo over drive é invenção de americano que só tem carro at) da ranger 3.0 vc só engata a partir de 90 km(2000rpm), 120 é exagero, 120 de 4a = a 3000rpm, a passagem de marcha da ranger 3.0 é 20, 35, 60, 90.