


- Citação da pagina 86 do meu manual, podem conferir:
"Funcionamento da alavanca de transferência
[] : "2H" ÷ "4H" ÷ "4HLc"
A alavanca pode ser acionada entre estas posições com o veículo parado ou em movimento."
mais à frente:
"[cheio] : "4HLc" ÷ "4LLc"
A alavanca deve ser acionada entre estas posições com o veículo parado."(grifo nosso)
- Em qualquer caso, com veículo em movimento, tire o pé do acelerador e mantenha o volante com os pneus para frente.
- Citação da revista Quatro Rodas de Setembro de 2002, quando foi lançada a TR4 no Brasil:
"O uso em 4x4 off-road, com diferencial central bloqueado, é indicado para condições como areia, terra ou lama. E a 4x4 reduzida serve para as situações mais severas, como subidas íngremes ou lama profunda. Pudemos utilizar essas duas opções na pista da fábrica, quando o Pajero TR4 demostrou valentia. Com 4x4 reduzida, ele subiu uma rampa com 40 graus de inclinação - embora a fábrica especifique 35 graus como sendo seu limite - e abriu caminho no tanque de lama. Quando chegamos, o tanque estava nivelado, sem os trilhos feitos por outros jipes para facilitar nossa vida. Com exceção da reduzida*, todas as opções de tração podem ser selecionadas com o veículo em movimento, a até 100 km/h." (grifo nosso)
- Citação da revista Mecânica on-line de julho de 2006:
"A característica mais marcante do Pajero TR4 é sua versatilidade. Nesse quesito, a qualidade do veículo pode ser também comprovada pelo melhor e mais completo sistema de tração de sua categoria, que possibilita até 20 combinações de marcha à frente quando equipado com transmissão manual de cinco marchas e 16 combinações com transmissão automática de quatro marchas.
São quatro as alternativas de tração, específicas para cada uma de suas necessidades: 4x2, ideal para rodar suave na cidade ou no campo; 4x4 contínuo (o diferencial central compensa a diferença de rotação entre os eixos dianteiro e traseiro, garantindo maior estabilidade e segurança em pisos de baixa aderência, como asfalto molhado ou pistas com lama e areia leve); 4x4 com bloqueio de diferencial central assegura aderência e força em terrenos com lama ou areia e maior controle direcional em pistas de terra ou cascalho; e 4x4 com bloqueio de diferencial central e reduzida*, praticamente dobrando o torque nas rodas, garante ainda mais força em terrenos muito lamacentos ou rampas escorregadias. Com exceção desta última, todas as outras opções de tração podem ser selecionadas com o veículo em movimento até 100 km/h." (grifo nosso)
*
- 2H - 4x2
- 4H - 4x4 on-road
- 4HLc - 4x4 off-road
- 4LLc - 4x4 reduzida
- A TR4 possui 3 diferenciais, sendo o diferencial central de acoplamento viscoso, o que permite o engate em movimento, diferente da maioria dos diferenciais que são à engrenagens. Já a reduzida, esta sim necessita das engrenagens para multiplicar a força, portanto engrenagem=engate parado, senão quebra tudo.
- Veja a explicação técnica do acoplamento viscoso, tirada do site http://www.descobrirpeugeot.com/content/view/157/163/ (é da peugeot de Portugal e não vale a piada de português tá legal!):
"Os veículos de tracção total com 3 diferenciais têm um diferencial para transmitir movimento às rodas do eixo da frente, outro para o eixo traseiro e um terceiro colocado centralmente para coordenar o movimento entre os dois eixos de tracção do veículo.
O acoplamento viscoso funciona através de um efeito que se pode explicar de uma forma muito simples:
Imagine um frasco contendo mel de abelha no seu interior e coloque uma colher no seu interior. Se rodar a colher devagar, esta consegue mover-se dentro do espesso líquido que é o mel. Se, pelo contrário, começar a acelerar a rotação da colher, o frasco começa a rodar devido ao arrastamento.
Se imaginarmos que o “frasco” está ligado a um eixo do veículo e a “colher” ao eixo contrário, facilmente se percebe que, quando as rodas do eixo ligado à “colher” patinarem por falta de aderência, fazem acelerar o “frasco” que transmite mais potência e binário para o eixo contrário e vice-versa de um eixo para o outro passando capacidade de tracção de um lado para o outro sempre que for necessário.
Quem desempanha o papel de “frasco” e “colher” no verdadeiro acoplamento viscoso associado ao diferencial central são os corpos interiores e exteriores que contêm uns discos que trabalham intercalados para se poderem arrastar entre si. Quem faz o papel do “mel” é um fluido à base de silicone – que está contido no interior do acoplamento e preenche o espaço circundante aos discos.
O acoplamento viscoso é utilizado no diferencial central dos veículos de tracção total (4x4) que utilizam 3 diferenciais.
O objectivo deste órgão é permitir passagem de tracção para um eixo do veículo quando o eixo restante patina por falta de aderência, aumentando a segurança durante a condução."