x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 24 de 24
  • #13



    Citação Postado originalmente por Marco _Maga Ver Post
    Olá pessoal,

    Bem estou comprando uma io 2001, e queria saber para poder ver se esta tudo ok na hora da compra,alguem tem mais algumas dicas da io ?
    Pq quando tento em algumas ir com a alavanca para frente tenho duvidas de como engatar e fico com medo de quebrar alguma coisa, pois acho que tem um caminho para ir com a alavanca..por isso a minha duvida, até agora só com consegui chegar no cambio até o bloqueio do diferencial, mas não consegui engatar nenhuma até a reduzida...Bem pelo que entendi, posso passar do 4x2 para o 4x4, gostaria de saber até que volocidade isso poder ser feito sem detonar nada, pq sei que rodando com o 4x4 numa estrada com chuva e pista escorregadia o carro fica muito mais seguro..Aguardo dicas dos amigos....Obrigado!!!!!

    Tentando ser o mais prático possível - no caso da TR4:

    De 4x2 para a 4x4H (e vice versa) vc pode engatar com o veículo em movimento, sem problemas, desde que não acelere no momento da troca e não esteja em velocidade superior a 100Km/h. Isso é bastante útil em asfalto, derepente começa uma chuva e há risco de aquaplanagem...

    Nas demais situações (HLc e Llc - ambas bloqueando o diferencial) só com o veículo parado. Nunca se esqueça disso... e mais: Se for cambio automático, no caso da Llc sempre com a posição N engatada.

    Umbraçoproçeis.

    ET.: Sem querer ser chato, mas no manual tem isso tudo super bem explicado...E p/ quem perdeu o manual, tem um adesivo na porta do motorista tbém, bem detalhado. Pelo menos nas automáticas tem.
    No mais é ir logo pro mato porque na prática esse carro é bom pracar@i!!!!!
    Espero ter ajudado.
    4X4 Brasil
    Walter Carlos Brössel
    Vitara Cavalo Branco - http://cavalobranconatrilha.googlepages.com
    Tracker 2007 & Stark 2013 - BH/MG

  • #14

    Thumbs up Tirando de vez a dúvida! Espero!

    8) Ficou quase um livro, mas vamos lá, leiam tudo e boas trilhas, agora espero que engatando corretamente:

    Citação Postado originalmente por Walter Carlos Brossel Ver Post
    Tentando ser o mais prático possível - no caso da TR4:

    De 4x2 para a 4x4H (e vice versa) vc pode engatar com o veículo em movimento, sem problemas, desde que não acelere no momento da troca e não esteja em velocidade superior a 100Km/h. Isso é bastante útil em asfalto, derepente começa uma chuva e há risco de aquaplanagem...
    Isso aí! Tá escrito!

    Citação Postado originalmente por Walter Carlos Brossel Ver Post
    Nas demais situações (HLc e Llc - ambas bloqueando o diferencial) só com o veículo parado. Nunca se esqueça disso... e mais: Se for cambio automático, no caso da Llc sempre com a posição N engatada.

    Umbraçoproçeis.
    HLc pode sim ser engatada com o veículo em movimento.

    Citação Postado originalmente por Walter Carlos Brossel Ver Post
    ET.: Sem querer ser chato, mas no manual tem isso tudo super bem explicado...E p/ quem perdeu o manual, tem um adesivo na porta do motorista tbém, bem detalhado. Pelo menos nas automáticas tem.
    No mais é ir logo pro mato porque na prática esse carro é bom pracar@i!!!!!
    Espero ter ajudado.
    Querendo ser chato, o que escrevi esta no manual, concordo que é d difícil entendimento, pois não está claro que a HLc pode ser engatada em movimento. A não ser pelo início, veja:

    - Citação da pagina 86 do meu manual, podem conferir:
    "Funcionamento da alavanca de transferência
    [] : "2H" ÷ "4H" ÷ "4HLc"
    A alavanca pode ser acionada entre estas posições com o veículo parado ou em movimento."
    mais à frente:
    "[cheio] : "4HLc" ÷ "4LLc"
    A alavanca deve ser acionada entre estas posições com o veículo parado."(grifo nosso)

    - Em qualquer caso, com veículo em movimento, tire o pé do acelerador e mantenha o volante com os pneus para frente.

    - Citação da revista Quatro Rodas de Setembro de 2002, quando foi lançada a TR4 no Brasil:

    "O uso em 4x4 off-road, com diferencial central bloqueado, é indicado para condições como areia, terra ou lama. E a 4x4 reduzida serve para as situações mais severas, como subidas íngremes ou lama profunda. Pudemos utilizar essas duas opções na pista da fábrica, quando o Pajero TR4 demostrou valentia. Com 4x4 reduzida, ele subiu uma rampa com 40 graus de inclinação - embora a fábrica especifique 35 graus como sendo seu limite - e abriu caminho no tanque de lama. Quando chegamos, o tanque estava nivelado, sem os trilhos feitos por outros jipes para facilitar nossa vida. Com exceção da reduzida*, todas as opções de tração podem ser selecionadas com o veículo em movimento, a até 100 km/h." (grifo nosso)

    - Citação da revista Mecânica on-line de julho de 2006:

    "A característica mais marcante do Pajero TR4 é sua versatilidade. Nesse quesito, a qualidade do veículo pode ser também comprovada pelo melhor e mais completo sistema de tração de sua categoria, que possibilita até 20 combinações de marcha à frente quando equipado com transmissão manual de cinco marchas e 16 combinações com transmissão automática de quatro marchas.
    São quatro as alternativas de tração, específicas para cada uma de suas necessidades: 4x2, ideal para rodar suave na cidade ou no campo; 4x4 contínuo (o diferencial central compensa a diferença de rotação entre os eixos dianteiro e traseiro, garantindo maior estabilidade e segurança em pisos de baixa aderência, como asfalto molhado ou pistas com lama e areia leve); 4x4 com bloqueio de diferencial central assegura aderência e força em terrenos com lama ou areia e maior controle direcional em pistas de terra ou cascalho; e 4x4 com bloqueio de diferencial central e reduzida*, praticamente dobrando o torque nas rodas, garante ainda mais força em terrenos muito lamacentos ou rampas escorregadias. Com exceção desta última, todas as outras opções de tração podem ser selecionadas com o veículo em movimento até 100 km/h." (grifo nosso)

    *
    - 2H - 4x2
    - 4H - 4x4 on-road
    - 4HLc - 4x4 off-road
    - 4LLc - 4x4 reduzida

    - A TR4 possui 3 diferenciais, sendo o diferencial central de acoplamento viscoso, o que permite o engate em movimento, diferente da maioria dos diferenciais que são à engrenagens. Já a reduzida, esta sim necessita das engrenagens para multiplicar a força, portanto engrenagem=engate parado, senão quebra tudo.

    - Veja a explicação técnica do acoplamento viscoso, tirada do site http://www.descobrirpeugeot.com/content/view/157/163/ (é da peugeot de Portugal e não vale a piada de português tá legal!):

    "Os veículos de tracção total com 3 diferenciais têm um diferencial para transmitir movimento às rodas do eixo da frente, outro para o eixo traseiro e um terceiro colocado centralmente para coordenar o movimento entre os dois eixos de tracção do veículo.
    O acoplamento viscoso funciona através de um efeito que se pode explicar de uma forma muito simples:
    Imagine um frasco contendo mel de abelha no seu interior e coloque uma colher no seu interior. Se rodar a colher devagar, esta consegue mover-se dentro do espesso líquido que é o mel. Se, pelo contrário, começar a acelerar a rotação da colher, o frasco começa a rodar devido ao arrastamento.

    Se imaginarmos que o “frasco” está ligado a um eixo do veículo e a “colher” ao eixo contrário, facilmente se percebe que, quando as rodas do eixo ligado à “colher” patinarem por falta de aderência, fazem acelerar o “frasco” que transmite mais potência e binário para o eixo contrário e vice-versa de um eixo para o outro passando capacidade de tracção de um lado para o outro sempre que for necessário.
    Quem desempanha o papel de “frasco” e “colher” no verdadeiro acoplamento viscoso associado ao diferencial central são os corpos interiores e exteriores que contêm uns discos que trabalham intercalados para se poderem arrastar entre si. Quem faz o papel do “mel” é um fluido à base de silicone – que está contido no interior do acoplamento e preenche o espaço circundante aos discos.
    O acoplamento viscoso é utilizado no diferencial central dos veículos de tracção total (4x4) que utilizam 3 diferenciais.
    O objectivo deste órgão é permitir passagem de tracção para um eixo do veículo quando o eixo restante patina por falta de aderência, aumentando a segurança durante a condução."
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
    Pajero Sport V6 -
    Wrangler TJ - Willys - Troller 2005, 2014 - TR4

  • #15
    RC, bela, precisa e didática explicação.
    Pajero TR4 AT 2008 + proteção Road Tech + BF All Terrain 225/75
    PU1-XAM

  • #16
    Valeu Luiz, estamos aí para ajudar.
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
    Pajero Sport V6 -
    Wrangler TJ - Willys - Troller 2005, 2014 - TR4

  • #17
    Fala RCTorrezan!
    Boas suas explicações! Concordo em tudo, porém na prática já vi dar merda.
    Na última Copa Mitsubishi um amigo ligou a 4Hlc no meio da prova e quebrou.
    Lógicamente ele deve ter feito alguma coisa errada, pois estava numa prova, acelerando, rodas viradas na lama,adrenalina a mil, etc...mas como quem perguntou parece ser iniciante, tenho muito cuidado com as dicas que dou p/ a galera aqui ok? Só isso...excesso de cuidado meu.
    Acho que para bloquear o diferencial, seja em High ou Low, são situações que vc geralmente faz ANTES de entrar no enrôsco.
    Sendo assim, acho que por segurança, não custa parar o carro e só depois engrenar.
    Quando vc vai precisar ligar bloqueio a 100Km/h? A proposta do bloqueio é outra.
    Mas na teoria é isso aí.
    E na prática cada um faz o que quer com o carro.
    Mas gostei das suas explanações. A da 4Rodas e das fontes que vc copiou. A vantagem desse fórum é essa, troca de opniões e informações, sejam teóricas ou práticas.

    Um abraço e boa sorte!

    Fui.
    4X4 Brasil
    Walter Carlos Brössel
    Vitara Cavalo Branco - http://cavalobranconatrilha.googlepages.com
    Tracker 2007 & Stark 2013 - BH/MG

  • #18
    Seu amigo deve ter engatado a 4Hlc pisando no acelerador. Isto não se pode fazer.

    Realmente bloquear o diferencial, seja em High ou Low a 100Km/h ou perto disso é um pouco absurdo. A 4HLc até que nem tanto, pois ela aumenta a estabilidade do carro quando na estrada sob forte chuva, portanto engatar a 100 faz sentido, mas que engatar uma 4LLc a 100 por hora é demais, isso é, mas acredito que a proposta é a de que estando em um rallye de velocidade (exemplo) você sai do asfalto entra na terra e passa por alguma lama sem ter de tirar o pé.

    De qualquer maneira é um dos mais avançados sistemas da atualidade e se pode engatar a 100, também pode engatar parado e eu também até acho que podendo parar ou pelo menos diminuir para engatar, digamos que no mínimo poupa o sistema de maior manutenção no futuro
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
    Pajero Sport V6 -
    Wrangler TJ - Willys - Troller 2005, 2014 - TR4

  • #19
    Usuário
    Entrada
    06/03/2008
    Idade
    42
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Isso tudo serve para a L200? Ou só pode engatar com ela parada? Estou querendo uma para entrar nesse mundo fascinante do 4x4...
    Abraços
    4X4 Brasil

  • #20

    Para L200

    Na L200 Sport ou Outdoor, (nas quadradinhas, não sei q se é o mesmo procedimento)

    Segundo o manual do proprietário.

    4x2: É de uso no asfalto... Mesmo molhado, escorregadio... Pois não há compensação de velocidade das rodas internas em curvas!!!

    4x4H: Pode engatar, com a velocidade até 100km/h, em pisos com pouca aderencia (areia, terra...) Mas o mecanico da Brabus/SP, me aconselhou engatar sempre parado, e se não for possivel, pra enfiar o pé lá no fundo da embreagem, e engatar com cuidado!!!

    4x4L: Sempre e somente com a viatura PARADA e DESENGATADA (neutro)... Com o pé tbm enfiado la no fundo da embreagem...

  • #21
    Usuário
    Entrada
    06/03/2008
    Idade
    42
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Nilsinho, tô vendo uma 2003, ainda não tenho bala pra comprar uma zero.... Mesmo assim valeu pela informação, é sempre bom aprender um pouco mais....

  • #22
    Citação Postado originalmente por Ilton Filho Ver Post
    Isso tudo serve para a L200? Ou só pode engatar com ela parada? Estou querendo uma para entrar nesse mundo fascinante do 4x4...
    Abraços

    Depende da L200,

    As GL e GLS (quadradas) só engatam paradas (certeza, já pilotei as duas), já a sport HPE engata como a TR4 (informação de um amigo).

    O melhor consultar o manual da que você estiver interessado.

    As infomações da TR4 já foram testadas por mim. Já engatei até a 80 Km/h e por diversas e consecutivas vezes a cerca de 40 Km/h na minha expedição ao Jalapão-TO. Cerca de 500 Km rodados em 3 dias de pura trilha, com terra pedra e areia, areia, muita areia.

    O mundo 4x4 é maravilhoso, dificilmente quem se aventura não quer cada vez mais!
    4X4 Brasil
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
    Pajero Sport V6 -
    Wrangler TJ - Willys - Troller 2005, 2014 - TR4

  • #23
    Vamos Tomar Cuidado Pra Engatar A 4x4 Reduzida Hein Moçada, Tem Que Ser Com O Veiculo Parado Mesmo, Pé No Freio E Trocar.

    Quem Não Está Acostumado Com A Alavanca é Meio Estranho No Começo, Mas é Só Dar Uma Apertadinha Pra Baixo E Ir Pra Frente Que Ela Entra Sem Problemas.

    Abraços A Todos
    Fernando França
    Troller 3.0 Tdi

  • #24
    Usuário
    Entrada
    18/03/2004
    Local
    Ilhabela/SP
    Idade
    53
    Posts
    20
    Agradecimentos: 0

    Engate duro ...

    E normal o engate ser mais duro e dificil no 4X4 blocado e reduzido q nas outras opcoes ? Pajero IO 2000 automatica. Ele entra, mas tenho q dar umas forcadas, e nas outras opcoes entra facil. Sempre q esta nessa opcao (blocado e reduzido) uso a marcha L, pois subo uma ladeira mto ingreme e de terra/barro em Ilhabela, sobe q é uma blz, curti demais a Pajero, ja em 2 ou 3 nao é tao eficiente e acho q forca o cambio (patina mto), entao ja apelo p/ forca total, esta errado ? Agradeço, abs

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade