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Hybrid View

  • #1

    Pajero Sport - Como levantar e que pneus usar??




    Amigos,

    Tenho uma Pajero Sport V6 2001, que fico deixando na cristaleira e evitando de fazer até mesmo os raids com ela. Esta calçada em Pneus Michelin Synchone que são 80% On road. Quero mudar isso! Quero comprar outro jogo de rodas e colocar pneus Mud... ai vem as perguntas:

    Com a altura original qual maior Mud eu poderia colocar?
    Como faço para levanta-la na suspensão? Existem algum kit? Algum kit para bodylift? Dessa forma qual pneu conseguiria usar?

    Obrigado pela ajuda,

    Fabio

  • #2
    Na dianteira vc pode subir nas barras de torção mesmo...Na traseira, coloca uns calços nas molas.
    O marcello ladeira subiu a sport dele...Ele pode te falar melhor...

    abraçoss
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #3
    Estou vendo essa mensagem hoje, depois de MUITO tempo de postada rsss
    Mas de repente, se voce ainda nao mexeu no seu carro, posso ajudar.
    Eu aumentei a minha tambem, coloquei ela com 1,90m de altura total.
    Fiz ajuste na barra de torção pra dianteira e na traseira, mandei fazer
    molas novas iguais as originais, porem com os elos reforçados. Acho que
    fizeram com 2mm mais espessa. Isso deu um levante no carro muito bom.
    NÃO COLOCARIA CALÇOS NA PAJERO SPORT POR NADA por conta do
    tipo de encaixe que a mola tem no carro. Ja me disseram que
    comprometeria muito a segurança, ainda mais em altas velocidades.
    Ganhei 17cm na altura. Colooquei amortecedores da Monroe Advendure
    e estou super satisfeito, o carro está macio por demais, e tem espaço
    suficiente pra por pneus 33x12,5.
    Um abraço

  • #4
    tbdelia os calços que foram feitos para minha Pajero foram planejados para não desencaixarem de forma alguma, no entanto optar por molas mais duras é sem dúvida melhor.

    abs,
    Marcello Ladeira
    Pajero Full 2005 2p (+BF MUD)

  • #5

    Cool Sou de acordo!

    Citação Postado originalmente por Marcello Ladeira Ver Post
    tbdelia os calços que foram feitos para minha Pajero foram planejados para não desencaixarem de forma alguma, no entanto optar por molas mais duras é sem dúvida melhor.

    abs,
    A minha pajero sport Verdinha é meu primeiro carro e foi direto pra lama... sem dó, na verdade, em um de meus trabalhos levo pequenos grupos a cachoeiras perdidas na selva, acessíveis apenas por estradas que são talhadas pela chuva apenas.

    Eu nem tinha pneus mud e a verdinha já me levava em algumas estradas horríveis aqui da Guiana Francesa e Amapá, no norte do Brasil.
    O problema é quando esqueço o teto solar aberto e a lama entra por cima e cai nos bancos de couro... dá uma pena.... mas já dizia os Raimundos, lavou ta novo.
    estou procurando capas para os bancos, alguém me dá uma idéia?

    Eu vou subir minha verdinha logo logo, com direito a body lift e tudo.. ja decidi de fazer como um amigo de portugal fez, calços de 4, 3, 2, 1, 0 de frente para trás, assim vou ganhar mais altura na frente onde provavelmente vou estar com o peso de um para-choque metálico e um guincho... Usarei a regulagem das barras de torção para ganhar na suspensão dianteira e as molas estou vendo , mas acho que vou ficar com a idéia do tbdelia, molas nacionais com um seção maior e conseqüentemente maior resistência a compressão. E calços de jeito nenhum.
    TBDelia diz ai quanto tu pagaste nestes amortecedores? sei que não são os OME mas podem ser uma ótima alternativa...
    4X4 Brasil Razão: erros ortograficos...nada muito grave....

  • #6
    Paguei em torno de 1250 reais os 4 amortecedores.

    Pus os pneus mud 33" como queria. Nao raspam em nada.
    Segue a foto para ver como ficou. E mesmo com os 33"
    estou com um baita espaço na cx de rodas.

    Grande abraço
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Pajero Sport - Como levantar e que pneus usar??-resized_002.jpg   Pajero Sport - Como levantar e que pneus usar??-resized_003.jpg   Pajero Sport - Como levantar e que pneus usar??-resized_018.jpg  

  • #7
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    Citação Postado originalmente por tbdelia Ver Post
    Estou vendo essa mensagem hoje, depois de MUITO tempo de postada rsss
    Mas de repente, se voce ainda nao mexeu no seu carro, posso ajudar.
    Eu aumentei a minha tambem, coloquei ela com 1,90m de altura total.
    Fiz ajuste na barra de torção pra dianteira e na traseira, mandei fazer
    molas novas iguais as originais, porem com os elos reforçados. Acho que
    fizeram com 2mm mais espessa. Isso deu um levante no carro muito bom.
    NÃO COLOCARIA CALÇOS NA PAJERO SPORT POR NADA por conta do
    tipo de encaixe que a mola tem no carro. Ja me disseram que
    comprometeria muito a segurança, ainda mais em altas velocidades.
    Ganhei 17cm na altura. Colooquei amortecedores da Monroe Advendure
    e estou super satisfeito, o carro está macio por demais, e tem espaço
    suficiente pra por pneus 33x12,5.
    Um abraço
    Bom Dia ...
    TBDelia, poderia informar onde mandou fazer as molas e qual o preço

  • #8
    R. Fernandes
    ==========
    A estabilidade está jóia, nunca me pregou sustos, visto que tambem com esse tipo de carro, é impossivel dirigi-lo como um automovel qualquer, seria pedir pra ter problemas. As curvas continuam as mesmas, a velocid final que diminuiu um bocado por conta dos pneus MUD 33 bem como a aceleracao, mas nada que voce nao se acostume. (ainda mais que ando com 2 estepes, um na traseira 33" e outro na parte inferior - pneu original)
    Pensei seriamente em mexer na bomba injetora e na turbina, mas me aconselharam a nao fazer isso por questoes a longo prazo (manutencao e problemas), ja que meu objetivo é de usar o carro por longos anos mesmo. (meu carro esta com 160mil km e nunca deu um problema sequer, que continue assim).
    Realmente voce trabalhando com a barra de torção mais firme, o carro fica mais socadinho e aquela maciez toda "de fabrica" se vai um pouco, mas como disse, isso voce ajusta conforme sua percepcao de conforto. No meu caso, eu nao aumentei ela ate o final, pois nao vi necessidade, mas o que eu aumentei deu pra sentir que ela fica mais firme, mas nada que eu tenha me sentido prejudicado.
    Quanto a grade, um otimo lugar pra ver peças é seguir direto pela niteroi-manilha sentido reg.dos lagos, passa o pedagio, chegando na altura da entrada da estrada para tangua (que existe um retorno para niteroi), existem mais de 10 lojas de carros nacionais e importados sinistrados onde voce aponta a peça que quer e o pessoal desmonta para voce na hora. Ja comprei muita peça la, vale a pena.
    Sobre as trilhas, me interessa muito, pois gostaria de me enturmar com o pessoal que se reune pra isso, aqui em niteroi conheco pouca gente.
    Talvez voce ja tenha 'me visto' por ai ja que Niteroi é um ovo, e meu carro nao é tao dificil de reconhecer, deixo aqui uma foto pra voce ver como ficou. Qualquer coisa é so perguntar, forte abraço
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Pajero Sport - Como levantar e que pneus usar??-resized_020.jpg   Pajero Sport - Como levantar e que pneus usar??-resized_014.jpg   Pajero Sport - Como levantar e que pneus usar??-resized_001.jpg   Pajero Sport - Como levantar e que pneus usar??-resized_021.jpg  

  • #9
    Jaime,
    fiz aqui no rio mesmo, nas Molas Tigre, na Penha. (21) 3276-7887
    ou 2597-2293
    Ficou em torno de 300 reais reforçar as molas da Pajero.
    Eles dao um "banho" na mola, engrossando o diametro dela,
    assim ela nao arreia muito com o peso da carroceria.

    Ajustando a barra de torção e reforçando as molas,
    consegui por os pneus mud 33 e com isso o carro de 1,72m
    de altura originais, está com 2,02m.

    Posto aqui um "antes e depois" pra voce ver a "evolução"
    da alteração da altura.
    Foto1 ) carro original, com os pneus de fabrica
    Foto2 ) barra de torção ajustada + molas reforçadas + pneus 31 x 10,5
    Foto3 ) pneus bf mud 33
    Foto4 ) com suporte de estepe 33 e parachoque trazeiro

    Estou fazendo agora um projeto de proteção completo para a frente
    com suporte de guincho, pra mais a frente, por um.

    Forte abraço
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Pajero Sport - Como levantar e que pneus usar??-resized_006.jpg   Pajero Sport - Como levantar e que pneus usar??-dsc00595.jpg   Pajero Sport - Como levantar e que pneus usar??-resized_001.jpg   Pajero Sport - Como levantar e que pneus usar??-dsc02049.jpg   Pajero Sport - Como levantar e que pneus usar??-dsc01905.jpg  

  • #10
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    suspensão pajero sport 2007 e pneus. Como levantáa-la?

    Colegas, tenho uma pajero sport 2007 / 07 diesel automática. Preciso trocar os pneus e gostaria de sugestões para levantar a bicha. Na verdade uso o carro muito no asfalto e eventualmente off-road em trilhas médias.
    Abraços e muito obrigado

  • #11
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    Tbdelia

    Desculpa a pergunta... mas estou conhecendo o mundo das Pajeros ainda...

    Acabei de comprar uma Sport 2004 de um tio ... carro da familia!!!

    Logo terei que trocar os pneus, pretendo levantá-la para colocar os 33, mas penso nos A/T.

    Esse reforço das molas e o ajuste nas barras de torção, já levanta a suspensão?

    Tem idéia de quanto se gasta no ajuste total da suspa?
    Abraço e obrigado
    Pajero Sport HPE 2.8Td 2004 - Jabiraca

  • #12
    Fala grande Lucas, sem problemas pode perguntar a vontade. Tenho ate andado um pouco atarefado demais e acessado pouco aqui, é bom que eu retorno rsrsrs Pois o pessoal aqui ja me ajudou muito.

    Bem vamos lá. Pra voce apenas levantar ela e por os 33" como quer, nao terá praticamente gasto algum.
    Terá de fazer modificações muito simples. São eles:

    ======================= DIANTEIRA

    1) Retirar os batentes SUPERIORES da suspensão frontal. Sao 2 parafusos cada, e estão acima do braço da suspensão dianteira. Terá de retirar pois depois de levantar a dianteira atraves do ajuste na barra de torção, dependendo do aperto dos parafusos, o curso da suspensão ficará limitado, portanto, retirando os batentes, o curso volta ao seu curso normal.

    2) Ajustar as barras de torção para levanta-la até o ponto desejado na dianteira.

    ================= TRAZEIRA

    3) Opcional (eu fiz) : Retirar a barra de torção trazeira. (eu retirei a minha, e sinceramente nao fez falta alguma). Retirei porque depois que voce troca a mola, poe uma de maior curso, a barra de torção "enforca" a mola, nao deixando ela trabalhar em grandes vãos no solo, fazendo com o que o pneu perca aderência ao solo. Retirando a barra de torção, raramente perco o contato da trazeira com o solo.

    4) Trocar as molas originais para uma mola do "kit gás" para Pajero Sport a gasolina (aquelas molas reforçadas para instalacao do cilindro no porta malas). Com isso ela vai ceder menos com o peso do carro, mantendo a trazeira mais elevada.

    5) Opcional (eu fiz) : um suporte novo para os amortecedores trazeiros, pois como voce levanta o carro com a troca das molas, o amortecedor fica uns 10-15cm mais esticado normalmente, perdendo curso em valas ou desníveis mais profundos do solo. Com isso, eu fiz um suporte para os amortecedores onde eu reposicionei eles no curso original.

    =======================================

    Agora é so trocar os pneus rs
    E fez otima escolha em querer por os A/T, os MUD fazem muito barulho depois que voce os desgasta pela metade
    fora que na chuva intensa, nao é lá grandes coisas.
    Ah, ja ia me esquecendo, o carro vai consumir mais que o de costume com a mudança dos pneus, fora
    que o odometro tambem vai marcar com uma pequena diferença por conta do diametro.
    Nao estou com fotos aqui, mas se precisar depois posto pra voce ter uma ideia de como fica

    Grande abraco e espero ter ajudado

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