Quando comprei queria um carro que coubesse toda a família. Semana passada fui para Pirenópolis eu, minha esposa, a empregada, minha mãe e minha filha de 1 ano de idade (que fica sentada naquela cadeirinha instalada no centro do banco trazeiro). Coube todo mundo com todas as tralhas que um bebê precisa. O porta malas parece pequeno mas não é - cabe muita coisa. Ele é mais raso do que pequeno.
Instalei o sensor de estacionamento dele baratinho e ficou show de bola. Já tive um Citroen C5 cheio de firulas eletrônicas e hoje em dia eu realmente dispenso este tipo de coisa quando analizo a compra de um carro. Pra mim carro é robustez mecânica, e isso o Airtrek fabricado no Japão tem de sobra. Sobe o carro num elevador que vc vai entender o que estou falando, os braços das balanças são bem mais grossos que os de CRV, Tucson, etc.
Mesmo depois de 45.000 km o carro não tem um grilo sequer. A única desvantagem ao meu ver são os preços das revisões, cerca de R$ 1000 a cada 10.000 km rodados. O seguro, no entando, é barato comparado com o preço do carro. Fiz com a Alfa seguradora e ficou bem em conta.
Eu também acheio o Captiva recém lançado interessante, mas a versão 4x4 vai sair por uns R$ 110.000 ou mais... sem falar que ele vai beber bem mais que a Airtrek, e nos dias de hoje, mesmo pra quem pode pagar 100.000 num carro, não dá pra ignorar consumo. Minha Airtrek faz tantos km/l quanto o New Civic EXS da minha mãe.
Em relação a prazer de dirigir, vc não se decepcionará com este carro. Ele não só gruda no chão (parece que está sob trilhos), como desenvolve super bem. As 4 marchas automáticas são bem inteligentes... já tive um 307 tiptronic e era uma bosta... com respostas lentas ao acelerador... já o da Airtrek é perfeito... adapta que é uma beleza. Vc só sente vontade de mais uma marcha em pistas muito montanhosas.
Agora, de fato, não é um carro para ir pro Jalapão, ou atravessar a América do Sul. É um 4x4 mais para carro do que para caminhonete, que tem todas as vantagens de um carro (estabilidade, consumo, conforto), mas com algumas vantagens de caminhonete e jipe (4x4 permanente com acoplamento viscoso)... não te deixa na mão na lama ou em subidas com cascalho em locais com estrada de terra.... agora, sair da estrada de terra e entrar no meio do mato "crú"... aí meu amigo, compra uma Land Rover Defender. (Eu não botaria X5, Land Rover Discovery, etc numa situação destas... talvez a Pajero Full, aí sim

Qualquer dúvida sobre o carro me dê um toque. Concordo com o que um dos membros do fórum falou - o carro não é muito comercial, por ser caro, não ser muito conhecido, e não ser a diesel. Então, é carro pra ficar 4-5 anos pelo menos antes de vender... mas é tão bom, e estou tão satisfeito, que não penso em vender tão cedo. Com Ecosport, Weekend Adventure e outras merdas de quinta categoria sendo vendidas a 55-60 mil, sou MUITO MAIS botar um dinheirinho extra e comprar uma Airtrek ou comprar até uma usada (mas compre só 05 em diante, pois antes o motor não era MIVEC e tinha "apenas" 138 cv, agora tem 163 cv desde modelo 2005).