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  • #1

    O que é bloqueio de difrencial???




    Olá amigos sou novo com carros 4x4 comprei faz pouco tempo uma pajeiro gls-b 95 ...vi muito nesse forum comentarios sobre bloqueio de diferencial...mas nao sei o que eh...e queria saber c ela e um bom carro tbm...
    aguardo respostas obrigado....
    entaum duas perguntas..
    1) O que e o bloqueio de diferencial e para que server??
    2)Posso andar cm o 4x4 ligado..ou seja em qual das posições tem q estar o cambio do 4x4 para poder andar em estrada....???
    4X4 Brasil

  • #2
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    Gabriel,
    o bloqueio de diferencial, como o próprio nome diz, impede o funcionamento do diferencial do carro (não refrescou nada, não é?).
    Bom, vamos ver se consigo explicar...
    o diferencial faz com que, numa curva, as rodas percorram distâncias diversas, isto é, a de dentro roda menos que a de fora.
    O diferencial corrige essa diferência no tamanho da circunferência a ser percorrida pelas rodas de dentro e de fora da curva.
    Se não houvesse diferencial, uma das rodas iria arrastar, já que a distância a ser percorrida entre elas é diferente.
    Veja este vídeo, que dá para entender melhor (são quase 9 min):
    [ame]http://www.youtube.com/watch?v=Em1zQToa_a8[/ame]
    Só que o diferencial representa um problema para o off-road: se uma roda patina (na lama ou no ar), a outra "entende" que essa roda está realizando uma curva, e a outra passa a rodar menos, chegando a parar de rodar (perde tração).
    Para resolver esse problema, o bloqueio impede o efeito diferencial, e ambas rodam com a mesma velocidade. Ou seja, se uma roda patinar, a outra mantém a tração.
    Em uma trilha, isso é sensacional, já que mesmo perdendo tração em uma roda, você terá tração na outra.
    Se houver bloqueio nos dois diferenciais do 4x4, você terá tração em cada uma das quatro rodas...
    Tentei explicar em termos simples, não sei se fui feliz.
    Um abraço.
    4X4 Brasil

  • #3
    Bloqueio de diferencial é quando uma roda fica sem traçao, entao o bloqueio faz a outra roda girar tbem...........sabe quando a kombi enrosca com a cruzeta de XJ e fica apenas uma roda girando.......entao....a kombi tem cruzeta de XJ, mas nao tem bloqueio !!!!!!

    abraço

  • #4
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    Citação Postado originalmente por gabrielkuginharski Ver Post
    2)Posso andar cm o 4x4 ligado..ou seja em qual das posições tem q estar o cambio do 4x4 para poder andar em estrada....???
    Depende, há 4x4 com tração nas quatro rodas full-time: Land Rover Defender, por exemplo.
    Há outros: jeep willys, por exemplo, que você tem que acionar o eixo dianteiro para que ele tenha tração nas quatro rodas, porque normalmente ele é 4x2. Para que o eixo dianteiro funcione (isto é, tenha tração), nesse caso, é preciso acionar a "roda-livre", de forma manual nos Willys, ou de dentro do veículo, como nos Trollers.
    Nos veículos que não são 4x4 full-time, não convém andar no asfalto com tração nas quatro rodas, porque gasta muito o pneu.
    Nos 4x4 full-time, não há esse problema porque há um diferencial central que evita que o eixo dianteiro ande mais que o traseiro, e vice-versa. Tanto é que a Defender tem bloqueio de diferencial central.
    Agora complicou, né?
    []s.
    4X4 Brasil

  • #5
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    Diferencial

    Citação Postado originalmente por gabrielkuginharski Ver Post
    1) O que e o bloqueio de diferencial e para que server??
    2)Posso andar cm o 4x4 ligado..ou seja em qual das posições tem q estar o cambio do 4x4 para poder andar em estrada....???
    Olá Gabriel,

    Sua Pajero deve ter as opções 4x2 Alta (High), 4x4 alta, 4x4 bloqueado e 4x4 baixa bloqueado (Low). Prefira usar
    > 4x2 no asfalto,
    > 4x4H em situações difíceis de estrada e eventualmente cidade (chuva, vento forte),
    > 4x4 com diferencial bloqueado nunca deve ser usado no asfalto ou concreto, apenas com areia, lama, e trilhas.
    > 4x4L use em situações difíceis do fora de estrada, como subidas e descidas íngremes.

    O assunto é um pouco extenso, mas não tem muito segredo - comentei apenas o básico do básico. Se pretende fazer trilhas é melhor se informar melhor sobre as técnicas. Há várias literaturas disponíveis, e mesmo aqui no fórum tem bastante informação a respeito e cursos, ok?

    Abraço.

  • #6
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    Falando em bloqueio alguem sabe c existe bloqueio para o eixo traseiro da pajero ?

    Abração.

  • #7
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    uma coisa que queria saber sobre bloqueios é porque uma tal marca diz que seu bloqueio é "inteligente"?

  • #8
    Citação Postado originalmente por Afonso Carlos Ver Post
    Falando em bloqueio alguem sabe c existe bloqueio para o eixo traseiro da pajero ?

    Abração.
    Ptz eu perguntei isso la no topico das pajeros mas parece q o unico bloqueio compativel eh da air lock e so importando. (cerca de 5mil). oq foi pergunado eh se o bloqueio da l200 serviria nas pajeros

  • #9
    Citação Postado originalmente por folgado Ver Post
    Depende, há 4x4 com tração nas quatro rodas full-time: Land Rover Defender, por exemplo.
    Há outros: jeep willys, por exemplo, que você tem que acionar o eixo dianteiro para que ele tenha tração nas quatro rodas, porque normalmente ele é 4x2. Para que o eixo dianteiro funcione (isto é, tenha tração), nesse caso, é preciso acionar a "roda-livre", de forma manual nos Willys, ou de dentro do veículo, como nos Trollers.
    Nos veículos que não são 4x4 full-time, não convém andar no asfalto com tração nas quatro rodas, porque gasta muito o pneu.
    Nos 4x4 full-time, não há esse problema porque há um diferencial central que evita que o eixo dianteiro ande mais que o traseiro, e vice-versa. Tanto é que a Defender tem bloqueio de diferencial central.
    Agora complicou, né?
    []s.
    Folgado,

    o Troller tem acionamento da roda livre também manual.

  • #10
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    Citação Postado originalmente por themoteo Ver Post
    Folgado,

    o Troller tem acionamento da roda livre também manual.
    Tem razão, tem razão

    o acionamento do 4x4 e da reduzida que é por botão, e não por alavanca...

  • #11
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    Fiquei na dúvida. Na possibilidade de existir esse bloqueio traseiro. A pajero ficaria com o bloqueio central e o traseiro ?
    Quais seriam as combinações possíveis?
    T4 - 2015/15 - BF 285/70 R17

  • #12
    galerionha obrigado jah deu p entender um pouco..mas teria mais algumas perguntas......o que vocês tem para falar sobre a pajeiro ano 95 gasolina 3.0 v6.......vou fikar esperando a resposta

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