o bloqueio de diferencial, como o próprio nome diz, impede o funcionamento do diferencial do carro (não refrescou nada, não é?).
Bom, vamos ver se consigo explicar...
o diferencial faz com que, numa curva, as rodas percorram distâncias diversas, isto é, a de dentro roda menos que a de fora.
O diferencial corrige essa diferência no tamanho da circunferência a ser percorrida pelas rodas de dentro e de fora da curva.
Se não houvesse diferencial, uma das rodas iria arrastar, já que a distância a ser percorrida entre elas é diferente.
Veja este vídeo, que dá para entender melhor (são quase 9 min):
[ame]http://www.youtube.com/watch?v=Em1zQToa_a8[/ame]
Só que o diferencial representa um problema para o off-road: se uma roda patina (na lama ou no ar), a outra "entende" que essa roda está realizando uma curva, e a outra passa a rodar menos, chegando a parar de rodar (perde tração).
Para resolver esse problema, o bloqueio impede o efeito diferencial, e ambas rodam com a mesma velocidade. Ou seja, se uma roda patinar, a outra mantém a tração.
Em uma trilha, isso é sensacional, já que mesmo perdendo tração em uma roda, você terá tração na outra.
Se houver bloqueio nos dois diferenciais do 4x4, você terá tração em cada uma das quatro rodas...
Tentei explicar em termos simples, não sei se fui feliz.
Um abraço.