Postado originalmente por
Aldo Vieira
Galera,
sou novo por aqui, mas nos últimos 2 meses encontrei o blog e as informações contidas aqui me ajudaram muito. Tenho uma L200 Sport HPE 2005 e de uma hora pra outra esquentou. Depois disso, parece que gostou e não parou mais de esquentar. Como tentei não forçar, acho que não houveram maiores seqüelas, ela tem 130.000 km. Tive muitas dores de cabeça pois quando esquentou levei em meu mecânico, e como ele (assim como eu) não sabia deste problema das HPE 2005, trocamos válvula e bomba d'água, e nada... Era só pegar um engarrafamento que o ponteiro estava no vermelho. Daí, parava, esperava e saia correndo p a oficina... Que merda!!!
Ao ler esse e outros tópicos daqui comecei a tentar fazer o que vcs indicaram. A MIT me informou o preço do kit gelo, mais de 2 contos!!! Só a hélice c 11 pás das 2007 p frente, com engrenagem viscosa e o defletor, 935 à vista!!! Tive que morrer mesmo aí, mas não no kit todo, só hélice, engrenagem e defletor, pq selar o resto do kit é só p selar o sistema.
Mas, observem que ao selar o sistema, colocar 2 furos na válvula e abrir a chapa da bomba, o problema parecia sanado. Contudo, não quis arriscar e coloquei a hélice e assim tive que trocar o defletor.
Meu mecânico foi quem selou o sistema da maneira que sempre faz com Passats e outros Wolks. O reservatório coloquei um que ele tá acostumado e já tem o suporte feito. Claro que precisamos usar um T e foi o do opala mesmo, como disseram aqui. Além disso, como a cx do radiador estava muito desgastada, meio desfazendo dentro da mangueira, mandei fazer uma de alumínio p vida toda.
Enfim:
- troquei a cx do radiador p uma de alumínio
- troquei válvula e fiz 2 furos
- troquei bomba e alarguei a chapa igual a abertura do bloco
- comprei na Mit e troquei hélice c 11 pás, engrenagem viscosa, defletor
- coloquei borracha do gol p isolar a cx do radiador
- selei o sistema usando um T do opala e um reservatório da Wolks(n lembro o carro). Ah! Tem que trocar claro a tampa do radiador pq ela tbém é uma válvula e colocar uma comum, só p tampar.
como n uso p trilha nem em serra, n posso fazer esses testes q vcs fazem, só pegar um engarrafamento num dia de verão paulistano de 30 e tantos graus em um morro, tipo o que vai da aclimação p o paraíso, cheio de sinais e trânsito...
espero que ajude a outros ...
Se alguém precisar de fotos ou detalhes fala aí que mando...
abraços