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Convex Datacenter
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  • #1
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    08/03/2007
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    Goiânia / Luis Eduardo Magalhães/GO
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    Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Quando a gente vai ver, a maioria das vezes o problema reside no radiador e na maldita tampa que deixa de vedar corretamente...


    Ou é radiador sujo, ou aletas amassadas, e ALGUMAS vezes a embreagem viscosa que não funciona corretamente na temperatura que ela tem que "travar"...
    Prezado Sapo,

    Em alguns momentos você está certíssimo, a parte que acho incorreta é quando ocorre esses problemas de aquecimento nas L200 com pouquíssimo quilômetros. Veja que aqui mesmo no fórum você encontra relatos de aquecimento abaixo dos 10.000 e as minhas duas, tanto a HPE quanto a GLS estão dentro desta estatística.

    Algumas das L200 GL 2010 que fazem o monitoramento da região onde temos as fazendas já tiveram casos de aquecimento. O relato dos motoristas é sempre o mesmo. CAmionetes com peso na caçamba e em momento que é necessário forçar o motor para passar em determinados locais.

    Agora, como todos sabemos, para acabar com o problema basta instalar o Kit Gelo que está para lá de conhecido aqui no fórum.

  • #2
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
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    02/06/2008
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    Caro EE, é verdade que algumas L200 sofreram aquecimentos mesmo saindo 0km da loja... Porém depois de certo tempo "urubusservando" com atenção, andei me perguntando ( comentei até alguns dias atrás ) por quê raios a SR disponibiliza TRÊS válvulas termostáticas diferentes para um mesmo motor?

    Pra começar a entender meu raciocínio, vou partir do seguinte: As Pajero 2.8 Turbo Intercooler utilizam válvulas termostáticas com graduação de 76,5ºc.

    Essa é a MESMA graduação das válvulas utilizadas nas L200 GL/GLS de 87cv/100cv.

    A partir daí ocorrem graduações superiores como 82ºc ( usados nos motores da Hyundai HR/H100 e Kia Bongo 2500TCi ).

    Eu SEI exatamente pq já tive a oportunidade de ver um motor desses em manutenção e pude inclusive observar detalhadamente todas as modificações impostas pela Hyundai, como coletor de admissão e válvula EGR totalmente diferentes das usadas nas L200 Sport/Outdoor.

    Ainda como modificações extras, o radiador é BEM MAIOR ( em termos de capacidade ) do que os usados nas L200 Sport/Outdoor, e o intercooler tb é um bocado diferente, ainda que este não tenha influência direta na temperatura do motor por causa de suas dimensões.

    Agora sabendo desses detalhes, a pergunta que fica no ar é: POR QUÊ as L200 Sport/Outdoor utilizam como PADRÃO válvulas termostáticas de 88ºc ?

    Será que não seria ESTE o maior causador dos problemas de aquecimento?

    Será que o problema não está relacionado ao tamanho do radiador + válvula com temperatura acima do que seria ideal?

    Certa vez, um técnico da Bosch veio dar um treinamento/palestra aqui em Juazeiro do Norte, e em conversa com ele a respeito das bombas injetoras Zexel ( que faz parte do grupo Bosch ), surgiu umas conversas a respeito das pickups do nosso mercado e obviamente citei a L200 e perguntei a respeito da opinião dele.

    Conversa vai, conversa vai, ele com toda experiência que tem em motores me "soltou" essa: "Esses motores da Mitsubishi não foram feitos pra trabalhar em alta temperatura com as válvulas designadas pela SR, basta ver as válvulas usadas nas Pajero 2.8"

    E aí? Dada a situação, será que as L200 "chaleiras" não estão tendo problemas por causa DESSA ESPECIFICAÇÃO de válvula termostática?

    Será que mudando a válvula termostática ORIGINAL de 88ºc pela outra de 82ºc não seria a solução do problema? Ou mesmo a válvula de 76,5ºc das Pajero/L200 "quadradinhas"?

    O negócio seria pegar uma "cobaia" que tenha L200 Sport ou Outdoor que esteja tendo tais problemas de aquecimento e fazer os testes com ambas as válvulas.

    Abraços!
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #3
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    07/12/2004
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    Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Caro EE, é verdade que algumas L200 sofreram aquecimentos mesmo saindo 0km da loja... Porém depois de certo tempo "urubusservando" com atenção, andei me perguntando ( comentei até alguns dias atrás ) por quê raios a SR disponibiliza TRÊS válvulas termostáticas diferentes para um mesmo motor?

    Pra começar a entender meu raciocínio, vou partir do seguinte: As Pajero 2.8 Turbo Intercooler utilizam válvulas termostáticas com graduação de 76,5ºc.

    Essa é a MESMA graduação das válvulas utilizadas nas L200 GL/GLS de 87cv/100cv.

    A partir daí ocorrem graduações superiores como 82ºc ( usados nos motores da Hyundai HR/H100 e Kia Bongo 2500TCi ).

    Eu SEI exatamente pq já tive a oportunidade de ver um motor desses em manutenção e pude inclusive observar detalhadamente todas as modificações impostas pela Hyundai, como coletor de admissão e válvula EGR totalmente diferentes das usadas nas L200 Sport/Outdoor.

    Ainda como modificações extras, o radiador é BEM MAIOR ( em termos de capacidade ) do que os usados nas L200 Sport/Outdoor, e o intercooler tb é um bocado diferente, ainda que este não tenha influência direta na temperatura do motor por causa de suas dimensões.

    Agora sabendo desses detalhes, a pergunta que fica no ar é: POR QUÊ as L200 Sport/Outdoor utilizam como PADRÃO válvulas termostáticas de 88ºc ?

    Será que não seria ESTE o maior causador dos problemas de aquecimento?

    Será que o problema não está relacionado ao tamanho do radiador + válvula com temperatura acima do que seria ideal?

    Certa vez, um técnico da Bosch veio dar um treinamento/palestra aqui em Juazeiro do Norte, e em conversa com ele a respeito das bombas injetoras Zexel ( que faz parte do grupo Bosch ), surgiu umas conversas a respeito das pickups do nosso mercado e obviamente citei a L200 e perguntei a respeito da opinião dele.

    Conversa vai, conversa vai, ele com toda experiência que tem em motores me "soltou" essa: "Esses motores da Mitsubishi não foram feitos pra trabalhar em alta temperatura com as válvulas designadas pela SR, basta ver as válvulas usadas nas Pajero 2.8"

    E aí? Dada a situação, será que as L200 "chaleiras" não estão tendo problemas por causa DESSA ESPECIFICAÇÃO de válvula termostática?

    Será que mudando a válvula termostática ORIGINAL de 88ºc pela outra de 82ºc não seria a solução do problema? Ou mesmo a válvula de 76,5ºc das Pajero/L200 "quadradinhas"?

    O negócio seria pegar uma "cobaia" que tenha L200 Sport ou Outdoor que esteja tendo tais problemas de aquecimento e fazer os testes com ambas as válvulas.

    Abraços!
    Agora é achar o cobaia.

    Muito interessante essa informação do tecnico da bosch.

    Se não me engano ... no legítimo Kit Gelo By AKPG a valvula termostática foi trocada por uma de temperatura menor.

    Vou achar as especificações no forum só para conferir
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #4
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    24/03/2010
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Eustaquio Ver Post
    Prezado Sapo,

    Em alguns momentos você está certíssimo, a parte que acho incorreta é quando ocorre esses problemas de aquecimento nas L200 com pouquíssimo quilômetros. Veja que aqui mesmo no fórum você encontra relatos de aquecimento abaixo dos 10.000 e as minhas duas, tanto a HPE quanto a GLS estão dentro desta estatística.

    Algumas das L200 GL 2010 que fazem o monitoramento da região onde temos as fazendas já tiveram casos de aquecimento. O relato dos motoristas é sempre o mesmo. CAmionetes com peso na caçamba e em momento que é necessário forçar o motor para passar em determinados locais.

    Agora, como todos sabemos, para acabar com o problema basta instalar o Kit Gelo que está para lá de conhecido aqui no fórum.
    Caro Eduardo, tudo bem? Amigos, Uma dúvida:
    Como é esse aquecimento? Explico o motivo da pergunta: outro dia peguei um engarrafamento brabo de 2 horas e muito calor. Ar condicionado direto e câmbio em "D" no pára-e-anda. O ponteiro repentinamente subiu e ficou entre o centro e o limite.
    Só que tinha chegado no meu destino e desliguei a pkp. Depois, me arrependi por não ter deixado ligado para ver até onde ia chegar...
    Isso pode ser considerado como o tal aquecimento problemático ou é normal pelas condições severas que passei?
    O aquecimento que você se refere é assim ou o ponteiro chega no limite?
    Abs. Juarez
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário
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    08/03/2007
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    Goiânia / Luis Eduardo Magalhães/GO
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    Citação Postado originalmente por JRPinto Ver Post
    Caro Eduardo, tudo bem? Amigos, Uma dúvida:
    Como é esse aquecimento? Explico o motivo da pergunta: outro dia peguei um engarrafamento brabo de 2 horas e muito calor. Ar condicionado direto e câmbio em "D" no pára-e-anda. O ponteiro repentinamente subiu e ficou entre o centro e o limite.
    Só que tinha chegado no meu destino e desliguei a pkp. Depois, me arrependi por não ter deixado ligado para ver até onde ia chegar...
    Isso pode ser considerado como o tal aquecimento problemático ou é normal pelas condições severas que passei?
    O aquecimento que você se refere é assim ou o ponteiro chega no limite?
    Abs. Juarez
    Juarez,

    Nas minhas começavam assim como você descreve e ia passando o ponteiro do meio e ia subindo. Ai era o momento já de tirar o pé do acelerador.

    Como o Walter falou, esquentar mesmo é quando a luz da injeção acender e comigo, no dia que ocorreu isso foi o dia que o cabeçote foi embora.

    Por isso, passou do meio começa a verificar. Se chegou na altura de 3/4 do medidor tire o pe do acelerador, pois se você continuar com certeza terá problema no cabeçote.

  • #6
    Tenho certeza de que vcs vão conseguir resolver o problema! Estou torcendo por você!

  • #7
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    27/02/2009
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    Amigo JRPinto, pelo que voce falou a sua é uma outdoor at, mas o ponteiro subiu mas não foi no limite, pode ficar um pouco calmo, mas se chegou a passar do meio, fique em alerta pode piorar
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #8
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    24/03/2010
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    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Amigo JRPinto, pelo que voce falou a sua é uma outdoor at, mas o ponteiro subiu mas não foi no limite, pode ficar um pouco calmo, mas se chegou a passar do meio, fique em alerta pode piorar
    Pois é, isso que estou temendo, apesar de ter sido a única vez que ocorreu isso. Quando falam que "esquentou" é chegar até o limite?
    E não desligam a viatura antes?
    Abs.

  • #9
    Citação Postado originalmente por JRPinto Ver Post
    Pois é, isso que estou temendo, apesar de ter sido a única vez que ocorreu isso. Quando falam que "esquentou" é chegar até o limite?
    E não desligam a viatura antes?
    Abs.
    O ponteiro no medidor pode subir sem problema, mas você tem que ficar atento e reduzir a velocidade. O Câmbio também ajuda o motor a aquecer mais ainda então de preferência desligue o overdrive. Se for no transito lento reduza o câmbio para manter o motor girando um pouco acima de 2000RPM.

    Se preferir parar, não pode desligar um motor super aquecido. Tem que deixar em marcha lenta até a temperatura voltar ao normal.

    O motor super aqueceu de verdade se acender a luz da injeção...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #10
    Usuário
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    24/03/2010
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    O ponteiro no medidor pode subir sem problema, mas você tem que ficar atento e reduzir a velocidade. O Câmbio também ajuda o motor a aquecer mais ainda então de preferência desligue o overdrive. Se for no transito lento reduza o câmbio para manter o motor girando um pouco acima de 2000RPM.

    Se preferir parar, não pode desligar um motor super aquecido. Tem que deixar em marcha lenta até a temperatura voltar ao normal.

    O motor super aqueceu de verdade se acender a luz da injeção...
    Caro Walter, dicas valiosas. Valeu!
    Abs.

  • #11
    Citação Postado originalmente por LUIS ANTONIO -BA Ver Post
    Acabei de descobri que a Mitsubishi tem em sistema o ja conhecido pelo pessoal aqui do Forum o Kit Gelo informado em primeira mão pelo nosso Amigo Alexandre (pessoa que abriu as portas para a solução das dores de cabeça dos proprietarios de L200), porem as concessionárias atraves de seus representantes legal teimam em informa que desconhecem, solicitei ao nosso amigo Alexandre e Freitas Jr, o telefone das concessionárias que instalaram para ambos, os quais me foram fornecidos imediatamente. Entrei em contato com o chf de oficina de uma delas que me informou que conhecia, e que ja tinha instalado alguns, dirigir-me a concessionária BRABUS em Salvador solicitei o chefe da oficina, que me atendeu, contei sobre aquecimento da minha L200 e o que ele me disse que teria que avaliar, pois não existia Kit nenhum da mitsubishi, foi ai que solicitei que ele entrasse em contato com o chefe das concessionárias que ja tinham instalado para informa-lo sobre o Kit, mas ele me respondeu que não precisava pois iria entrar em contato direto com a Fabrica. Meia hora depois me veio com a resposta que realmente tinha esse Kit mais só era colocado gratuitamente para os veiculos na garantia e mesmo assim depois de uma analise se o carro precisaria ou não do Kit e quem ia dizer isso era o pessoal da garantia, o meu como o carro não esta mais na garantia teria que pagar. Liguei para o SAC e informei a eles que quero a custo zero pois isso trata-se de um defeito pre-existente um vicio oculto e um erro de projeto pois se o carro não for usado como pkp e não pegar estrada não vai esquentar, mais se for usado como pkp vai sim esquentar e quem sabe ate trincar o cabeçote como eu o que tive que gastar R$ 6.000,00 pra troca-lo, no momento estou aguardando uma resposta da Fabrica para saber se vou ou não ter que pagar. Porem segue abaixo a dica para que eu não fique sozinho na Briga e que precisar possa usufruir tambem.
    Quem tem L200 esquentando que exija o Kit independente da fabrica acha ou não se deve ter, pois quando vc precisar do carro vai esquentar e estando na garantia é mais facil trocar logo.
    Se eles alegarem que o carro não tem defeito de esquentar, informe que a fabrica ja assumiu que elas esquentam mesmo, tanto é que criou um Kit.
    Se na copncessionária eles informarem que desconhecem tal Kit informe que o nome é Kit resfriamento da L200 e o codigo da peça é CA 1400129.
    Se eles disserrem que o carro ja não esta mais na garantia informe que isso é um defeito de projeto e que trata-se de um vicio oculto portanto um defeito pre-existente conforme informa a lei 8.078 do Codigo de defesa do consumidor. Não aceitem pagar, mas se precisar entre na justiça atraves do Juizado de Defesa do Consumidor que isso é rapido.

    VAMOS NOS UNIR E TRANSFORMAR ESSE KIT EM RECALL.
    VEJAM NI LINK ABAIXO O KIT NO SITE DA MIT
    http://www.mitsubishimotors.com.br/s...140019&txtNome=
    CARO AMIGO LUIS ANTONIO-BA,sou novo neste forum,não entendo nada de l200,pois adquiri a minha agora, mas uma coisa entendo, a solução encontrada caso a fabrica não queira colocar o kit gelo, no seu carro é entrar com uma ação de obrigação de fazer, baseado no principio do "vício redibitório" que consite em uma figura do direito civil, aplicada aos contratos e, portanto, afeita também ao direito comercial e do consumidor, que especifica a possibilidade de existência de um "vício" - aqui entendido por defeito - de forma oculta no bem ou coisa objeto de uma venda, e do qual o comprador não poderia tomar conhecimento quando efetuou o negócio e que torne seu uso ou destinação imprestável ou impróprio, ou ainda diminuindo-lhe o valor. É, portanto, uma garantia da lei, que protege o adquirente, independente de previsão contratual.
    Sendo assim,também irei ver caso a minha tenha este problema de aquecimento também irei entrar com esta ação.
    abraço!!

  • #12
    Citação Postado originalmente por guto L200 outdoor Ver Post
    CARO AMIGO LUIS ANTONIO-BA,sou novo neste forum,não entendo nada de l200,pois adquiri a minha agora, mas uma coisa entendo, a solução encontrada caso a fabrica não queira colocar o kit gelo, no seu carro é entrar com uma ação de obrigação de fazer, baseado no principio do "vício redibitório" que consite em uma figura do direito civil, aplicada aos contratos e, portanto, afeita também ao direito comercial e do consumidor, que especifica a possibilidade de existência de um "vício" - aqui entendido por defeito - de forma oculta no bem ou coisa objeto de uma venda, e do qual o comprador não poderia tomar conhecimento quando efetuou o negócio e que torne seu uso ou destinação imprestável ou impróprio, ou ainda diminuindo-lhe o valor. É, portanto, uma garantia da lei, que protege o adquirente, independente de previsão contratual.
    Sendo assim,também irei ver caso a minha tenha este problema de aquecimento também irei entrar com esta ação.
    abraço!!
    A solução do Luis foi muito melhor que essa. Vendeu a L200. Melhor que sair brigando com todo mundo...
    L200 Triton AT 3.2 2010

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