Walter, concordo com vc. A Ranger tem o mesmo conceito de engate que a Dakota.
Versão Imprimível
cheguei a me finar de tanto rir....3 metros de fio.... heheheheh
Akaprovic, quem fez a legislaçào nào fui eu... o máximo de culpa que temos, em conjunto, é que nós elegemos os ditos cujos e com nossos impostos é que são pagos os burocratas que fazem essas resoluções....
Em anexo fotos do engate original da L200.
Dá pra ver como a estrutura do carro é reforçada para o mesmo.
Ariel,
Vou botar mais lenha na fogueira.
Engate original é aquele que vem com o veículo, e não um acessório que é colocado dependendo da vontade co proprietário.
Experimente comprar uma M320 sem engate. Não existe. Neste caso, é original do veículo.
Se for interpretar conforme você cita, todos os carros de maior porte tem engate original, até porque todos eles vem com estrutura para fixação do mesmo, e citam em manual que pode ser instalado um engate.
O que estou tentando frizar é que, no entendimento de quem legisla e no entendimento de quem aplica a Lei, se o engate não vier instalado de fábrica, é acessório. E se é acessório, deve atender a Resolução, Artigo 6o. alínea "b".
Walter, se for assim, o engate da minha Scénic também pode ser considerado original? Mesmo sendo comprado à parte e sendo fabricado por outra empresa? O manual da Scénic também cita que pode ser instalado engate no carro, que a estrutura suporta a carga, ...
Bom, vou parar de "teimar" com vocês... Já estou passando por chato mesmo... Só estou frisando que de nada adiantam os argumentos que vocês estão colocando... A Polícia vai multar mesmo quem andar com o engate irregular... E se vocês ainda acham que estão certos, andem com o engate assim e pronto. Arquem com as multas, se incomodem, entrem com recursos,... Afinal, se tem uma coisa que eu aprendi é que a minha opinião de nada adianta quando se discute com uma força maior. E neste caso, a Polícia é sempre uma força maior... Afinal, são eles que tem a autoridade delegada pelo Estado para aplicar a Legislação. E neste caso, a opinião deles é a que mais importa. Ou vai teimar com um policial?
A propósito, vocês já conversaram com algum pra perguntar o que eles acham desta Resolução? Eu já...
PessoALL,
CASO 1: Tenho um L-200, onde pedi para instalarem o engate na concessionária. Eles retiraram a parte onde antes existia um gancho e colocaram a parte que permite o uso do engate com a cabeça remomível, com a tomada de força devidamente ligada, porém sem o gancho original, já que a peça onde ele estava foi substituida pela que contém a tomada e o engate. E ai? Estou dentro da legislação ou não?
CASO 2: Tenho um Troller que vem com o engate já instalado de fábrica porém sem a ligação elétrica e sem a cabeça removível, mas com uma alça para permitir a fixação da corrente de segurança. Já pedi para instalar a tomada elétrica e já comprei a cabeça com a bola para poder utilizá-lo.
Nos dois casos, a cabeça do engate está sempre guardada dentro do carro e só é instalada quando vou usar o reboque.
Pergunta: Estou DENTRO ou FORA da Lei?
AKPG
Se você está certo ou errado, se irá ou não rodar dentro da lei, eu não sei (sequer nossos legisladores sabem).
O que sei, como já antes frizei, é que você PODE ser autuado de qualquer maneira, por uma ou outra coisa, pois o julgamento na maioria das vezes é subjetivo, dependendo da opinião da "autoridade" e baseado em "Resoluções", "Portarias" dúbias e questionáveis, o que no meu entender é o PROBLEMA.
Abraços
Alexander,
vai estar denntro da lei sem a cabeça com a bola e desde que não fique nada saliente pra machucar os pedestres ou arranhar os carros de terceiro, isso é a mesma coisa que não ter engate. Se andar com a cabeça e a bola sem reboque, vai ter que ter a tomada e tudo mais coma manda a lei.
Walter,
Então eu entendo que nos dois carros, eu estando com a cabeça/bola ou sem eles, eu estarei dentro da lei. Visto q tenho as tomadas funcionando corretamente e tão existem cantos vivos em nenhuma parte do engate.
Agora, resta saber se os féla da p%t@ vão interpretar desta forma.
Um abraço,
Corrigindo o que disse anteriormente nesse tópico.
Acho que o parachoque da Ranger aguenta puxar algo bem pesado sim... vou concordar com o Walter.
Vi filmagens da Ranger nos USA rebocando um barco, e com a bola no parachoque, exatamente como no Brasil.
Bem... mas o problema ainda está encobrir a placa.
Mas, como já foi dito aqui, se deslocar a placa para a lateral do parachoque o problema estaria resolvido. E será que os "guardinhas" vão concordar que o que foi feito é legal. Mudando o lacre da placa no Detran, acho que não tem como duvidar.
E o interessante é que não vai ficar nada saliente, nada que fique além do parachoque. Portanto dentro da lei.
Abraços,
J. Gualberto
Na Frontier fiz isso que está no anexo. Sempre puxo Jeeps nas trilhas (ou eles me puxam). Já reboquei uma Toyota (carr. madeira carregada) por mais de 5 Km serra acima. Na última trouxe uma Rural no cambão até Paranaguá (uns 20 Km). Já dei trancos e o para-choque aguentou. Só não sei se está 'legal'.
Pode colocar a placa do lado, desde que seja iluminada.
Abraços
Alexandrino
Prezados amigos,
Concordo com o Alexandrino,
Na minha ranger eu coloquei a placa na parte inferior, pelo menos no modelo 98, já existem os buracos para posterior utilização, é só utilizar parafusos com porca e arruela de pressão, e a iluminação é só adquirir uma peça externa, geralmente comercializado em loja de material auto elétrico por R$ 5,00 e fazer a instalação.
No meu manual, vem mencionando o poder de tração, logo considero que se já veio furado para aplicação do engate...não tem como não considerar original, e se vcs repararem...já existe um buraco em uma parte reforçada, que pode ser utilizada a corrente de segurança que o contran exige...agora se realmente for rebocar em rodovia, acho que vale o bom senso...tem que possuir a parte elétrica funcionando.
Abçs Alexandre.
Meu irmão trabalha na Secretaria de Trânsito de Vitória e segundo ele o engate (bola) na Ranger não é original, visto que é instalado na loja como acessório, não é item de linha como cinto de segurança por exemplo. O fato encobrir a placa então é multa na certa.