x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 38

Citação Postado originalmente por Grassmann Ver Post
    A Ranger NÃO tem engate original de fábrica.
    O que acontece é que muita gente coloca uma bola de engate naquele furo no pára-choques. E, sinceramente, duvido que aquela chapa aguente 500kg de tração, que é o que normalmente se usa como capacidade de um engate decente.
    E não pode encobrir a placa mesmo. O "puliça" tá certo. Se você comprou sua Ranger assim, experimente ir a uma concessionária e ver as 0km expostas. Nenhuma delas tem o engate (bola) colocado.
    O que é considerado original de fábrica são aqueles engates que já fazem parte da estrutura do carro, a exemplo do que ocorre com alguns modelos de L200, Mercedes série M e outros.

A respeito do engate original, a Lei é clara... Não é preciso colocar tomada não!
    Olha só:

Art 6º Os veículos em circulação na data da vigência desta resolução, poderão continuar a utilizar os engates que portarem, desde que cumpridos os seguintes requisitos:
    a) qualquer modelo de engate, desde que o equipamento seja original de fábrica;

Quer um conselho? Imprima a Resolução e leve junto com seu carro...

Entonces, o original (só o original) da L200 pode ser usado como veio no carro.
    Aquele furo no pára-choque da Ranger é pra reboque sim e é reforçado pra isso tanto que nas Ranger anteriores a 97 vinha impresso ao lado do furo todas as informações sobre cargas permitidas tanto em Kg e Libras.

È permitido sim usa a bola naquele lugar desde que rebocando. Eu mesmo já fiz isso muito inclusive fui parado em focalizações e na tive problema.
    Outra vez com a bola naquele lugar sem estar rebocando e um policial me deu a opção de retirar a bola naquela hora ou ser multado.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Aquele furo no pára-choque da Ranger é pra reboque sim e é reforçado pra isso tanto que nas Ranger anteriores a 97 vinha impresso ao lado do furo todas as informações sobre cargas permitidas tanto em Kg e Libras.

È permitido sim usa a bola naquele lugar desde que rebocando. Eu mesmo já fiz isso muito inclusive fui parado em focalizações e na tive problema.
    Outra vez com a bola naquele lugar sem estar rebocando e um policial me deu a opção de retirar a bola naquela hora ou ser multado.
    Walter,

Pode até aguentar a carga e pode até ser que o manual diga que pode instalar uma bola de reboque ali.
    Mas que não é original do veículo, isso não é. E daí recai na opção "b" do artigo 6o. da resolução, ou seja, tem que atender uma série de requisitos, inclusive colocar instalação elétrica.
    E, de qualquer forma, a placa nunca pode ser obstruída. Nunca...
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

Citação Postado originalmente por Grassmann Ver Post
    Walter,

Pode até aguentar a carga e pode até ser que o manual diga que pode instalar uma bola de reboque ali.
    Mas que não é original do veículo, isso não é. E daí recai na opção "b" do artigo 6o. da resolução, ou seja, tem que atender uma série de requisitos, inclusive colocar instalação elétrica.
    E, de qualquer forma, a placa nunca pode ser obstruída. Nunca...
    Não entendi. Vem de fábrica constando no manual e tem o furo pra bola com especificações e não é original de fábrica? O que mais precisa ter pra ser original de fábrica então?

Por acaso você é uma autoridade de transito? Ta falando igual a eles. Ta querendo me multar de qualquer jeito? Então multa...
    4X4 Brasil
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário
    Entrada
    17/06/2006
    Agradecimentos: 0
    Bom, então acho que ficou claro que o original pode...

Já imprimi essa resolução e grafei os trechos que falam que pode:

Art 1º Esta resolução aplica-se aos veículos de até 3.500 kg de PBT, que possuam capacidade de tracionar reboques declarada pelo fabricante ou importador, e que não possuam engate de reboque como equipamento original de fábrica.

Art 6º Os veículos em circulação na data da vigência desta resolução, poderão continuar a utilizar os engates que portarem, desde que cumpridos os seguintes requisitos:
    a) qualquer modelo de engate, desde que o equipamento seja original de fábrica;

Vejam o que esta escrito no manual da Ranger:

“ Pára-choque de Estribo”

“O pára-choque de estribo é equipado com um engate integral e necessita apenas de uma extremidade esférica de 19mm de diâmetro. O pára-choque de estribo possui uma capacidade de 900Kg peso do trailer e 90Kg de peso de lança.
    As capacidades nominais (indicadas neste manual) para o reboque de trailer com o pára-choque original de fábrica são válidas somente quando a extremidade esférica do engate do trailer estiver instalada diretamente no furo do pára-choque. Bla bla bla bla....”
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário
    Entrada
    22/06/2006
    Local
    Paulinia/SP
    Agradecimentos: 0
    Não entendi. Vem de fábrica constando no manual e tem o furo pra bola com especificações e não é original de fábrica? O que mais precisa ter pra ser original de fábrica então?

Por acaso você é uma autoridade de transito? Ta falando igual a eles. Ta querendo me multar de qualquer jeito? Então multa...
    Com todo Respeito Grassmann, mas na minha ranger é original, o manual cita o parachoque de estribo como dito pelo Walter, e inclusive no proprio parachoque tem escrito, ao lado da bolota, os pesos que o mesmo consegue puxar.

Quando eu comprei a ranger, eu não fui lá furar o parachoque, comprar a bolota e alterar o manual para fazer tudo parecer original... Isso já veio nela, inclusive se você for numa concessionária e verificar numa ranger zerada, o furo no parachoque está lá, de fabrica, se está vindo com a bolota ai já é outra história...

[]´s sem recentimentos
    "O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano." - Isaac Newton

Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1

Vejam o que esta escrito no manual da Ranger:

“ Pára-choque de Estribo”

“O pára-choque de estribo é equipado com um engate integral e necessita apenas de uma extremidade esférica de 19mm de diâmetro. O pára-choque de estribo possui uma capacidade de 900Kg peso do trailer e 90Kg de peso de lança.
    As capacidades nominais (indicadas neste manual) para o reboque de trailer com o pára-choque original de fábrica são válidas somente quando a extremidade esférica do engate do trailer estiver instalada diretamente no furo do pára-choque. Bla bla bla bla....”

Walter,

Para ser original de fábrica, precisa vir incorporado ao carro. Não pode ser acessório, como a bola de engate no caso da Ranger. A bola precisa ser instalada depois, então é acessório.

Por acaso você já viu como é o engate de uma Mercedes M320? Depois que ver, vai entender o que é um engate original. Ele é incorporado (preso) ao veículo, é permanente e não pode ser retirado.

Se você procurar ver como é o engate da L200 vai entender. Ele nem bola tem, vem parafusado no carro entre duas partes do pára-choques.

Não entendo o porque de tanto rancor... Não leve as coisas para o lado pessoal...

Leia com calma a Resolução, leia com calma o próprio manual que você cita no seu post e verá que a interpretação é simples. É por causa de interpretações como a que você teve que existem tantos problemas com os guardas.

O local onde a Ford colocou aquele furo não é apropriado. A bola encobre a placa, e isso por si só já é contravenção. É proibido, vai gerar problemas com os policiais. Pra que procurar problemas? Melhor evitá-los...

Não quero entrar em discussão pessoal e sem fim, ok? Não quis ofendê-lo e nem quero comprar briga. Só quis mostrar que uma leitura com atenção pode evitar interpretações erradas, e que isso pode evitar muitos problemas. Se ainda tiver dúvidas, converse com alguma autoridade de trânsito (preferencialmente alguém que trabalhe com legislação) e vai ver o ponto de vista deles. Infelizmente, não adianta discordar deles. São eles que aplicam a Lei, e discordar só gera problemas pra você. Então...
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

Olá pessoal,

Bem... acho que das picapes do mercado a única que vem com engate original eh a L200, ou eu estou enganado??? Dentro do manual da L200 tem até um desenho mostrando esse engate. E esse engate eh muito seguro, pois eh preso na ponta do chassis. É um carro pra trabalho no campo, feito pra arrastar coisas ou outros veículos, portanto veio com esse engate.
    Assim como nos carros mais antigos que tem cinto de 02 pontos e não foram obrigados a mudar para cinto de 03 pontos. É um equipamento original do veículo, portanto dentro da lei.

A minha veio com o engate militar, que eh muito mais seguro que o com somente a bola, mas pode ser usado somente a bola também.
    Esse engate original da L200 "NÃO ENCOBRE" a placa, essa eh do lado direito do parachoque traseiro.

A Ranger, TOYOTA e S10, não tem engate original. Se colocar a bola no parachoque (Ranger) vai encobrir a placa mesmo e não tem segurança pra arrastar nada.
    Não dá pra comparar o engate original com esse feitos em empresas "fundo de quintal". Tem que ter certificado mesmo.
    Portanto, aconselho quem tem L200, tirar esse acessório não original e comprar um engate militar na MIT, pois eh somente tirar a "alça" ( vem na maioria das Mits) e fixar o "engate militar" no lugar. Mais elegante e seguro.

Abraços,
    João Gualberto
    L200 - L

hehehehe... vi a resposta do Graxamann abaixo...... quanto a rancor, etc...
    Claro que o Walter deve estar brincando.....(nào tenho procuraçào prá falar com ele) mas suas colocações são sempre bem humoradas....

o problema do REBOQUE é que a placa do veículo SEMPRE tem que ficar visível... tanto é assim que é comum quem puxa reboque com frequência ter que colocar uma placa na lateral do carro (que seja visualizada mesmo com o reboque) para a polícia parar de encher o saco.....

O art. 115 do CTB diz que o veículo deve ter placa dianteira e traseira, sendo esta última lacrada ao veículo....

Já o inciso VI do art. 230 do CTB estabele multa se o reboque COBRIR a placa do veículo, vejam....

Art. 230. Conduzir o veículo:

.......
    IV - sem qualquer uma das placas de identificação;

V - que não esteja registrado e devidamente licenciado;

VI - com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade:

Infração - gravíssima;

Penalidade - multa e apreensão do veículo;

Medida administrativa - remoção do veículo;
    Pajero Full 3.2D 2008/2009 - Pajero Full 3.8 2011/2012
    Ranger CD 3.0 4x4 3008/2008 - BMW X3 4x4 3.5i 2012/2012

Engate x Placa

Respeitando as opiniões em contrário, até porque não poderia ser diferente aqui no Fórum, acho que o engate da Ranger é original sim, pois não se pode aceitar que consumidor adquira produto com previsão de instalação de determinado equipamento sem que tal possa ser efetivamente utilizado legalmente e tal veículo, por certo foi aprovado pelos órgãos e autoridades competentes. SE TEM É PRA USAR E SE É PRA USAR TEM QUE ESTAR LEGAL POIS O VEÍCULO FOI APROVADO PARA SER FABRICADO E COMERCIALIZADO(inclusive eu passei por vistoria sem qualquer ressalva e com o engate alí no mesmo local).

Mas o principal, deixando de lado a questão da originalidade do engate da Ranger, é que nossa legislação, particularmente a de trânsito (CONTRAN, DETRAN - Resoluções) é totalmente contraditória, não somente quanto à este ponto, mas com relação a diversas outras matérias, pela imprecisão, falta de coerência e legalidade, o que inclusive deixa margem a diversas Ações Judiciais, que acabam por anular autos de infrações e procedimentos inconvenientes de tais orgãos. Daí minha indignação, não com policiais, mas com as normas que eles acabam tendo que cumprir por dever legal.

Abraços.

Pessoal, eu reproduzi o que ta escrito no manual da Ranger. O que mais vocês precisam pra acredita que a Ranger tem engate original?
    O que não se pode fazer é passear de Ranger com a bola sem estar rebocando, mesmo assim eu já vi Ranger com a placa deslocada para a direita e com a bola instalada.
    Quando se está rebocando em qualquer veiculo a placa esta sempre obstruda pelo trailer. Nesse momento não importa se a bola torna a placa ilegível já que tem um trailer muito maior que a bola escondendo a placa e pra compensar esse problema existe a placa do trailer.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Citação Postado originalmente por ramonpoa Ver Post
    hehehehe... vi a resposta do Graxamann abaixo...... quanto a rancor, etc...
    Claro que o Walter deve estar brincando.....(nào tenho procuraçào prá falar com ele) mas suas colocações são sempre bem humoradas....

o problema do REBOQUE é que a placa do veículo SEMPRE tem que ficar visível... tanto é assim que é comum quem puxa reboque com frequência ter que colocar uma placa na lateral do carro (que seja visualizada mesmo com o reboque) para a polícia parar de encher o saco.....

O art. 115 do CTB diz que o veículo deve ter placa dianteira e traseira, sendo esta última lacrada ao veículo....

Já o inciso VI do art. 230 do CTB estabele multa se o reboque COBRIR a placa do veículo, vejam....

Art. 230. Conduzir o veículo:

.......
    IV - sem qualquer uma das placas de identificação;

V - que não esteja registrado e devidamente licenciado;

VI - com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade:

Infração - gravíssima;

Penalidade - multa e apreensão do veículo;

Medida administrativa - remoção do veículo;
    Ramon,
    Vc vai me desculpar, mas se eu tiver que fazer a minha placa traseira ficar visível enquanto estou puxando o reboque, terei que pedir para o detran colocar mais uns 3 metros de fio no lacre da placa para que eu possa colocá-la na parte de tráz do reboque.
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Usuários Fantasmas
      Por Wallace no fórum Suporte
      Respostas: 104
      Última resposta: 19/12/2006, 21:27

Permissões de Postagem