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Convex Datacenter
  • #3133
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    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    A galvanização de tubos ou objetos que possuem área interna, geralmente a zincagem ou galvanização só é realizada na parte externa devido ao processo eletrolítico.
    Abrir um tanque para galvanizar sem dúvida não é uma boa idéia e jamais deve ser feito.

    []s
    Como assim Leo, explica melhor pra eu poder entender.
    Se eu galvanizar por fora estaria afetando a parte interna também?

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.

  • #3134
    Usuário Avatar de Fabiano Klug
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    Não, o metodo de galvanização consiste em mergulhar o metal num tanque de acido especifico, ligado a corrente eletrica, ocorrendo a eletrolise, se o tanque estiver aberto voc e consegue galvanizar ele completamente, porem quando for fechar ele com solda, a parte onde ele foi soldado vai perder as propriedades de galvanização acarretando em possivel ferrugem no futuro novamente.

    Segue uns videos explicativos:





    4X4 Brasil

  • #3135
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Citação Postado originalmente por Costalonga Ver Post
    Como assim Leo, explica melhor pra eu poder entender.
    Se eu galvanizar por fora estaria afetando a parte interna também?
    Galvanizar por fora em nada vai adiantar, já que a corrosão se dá na parte interna (contato com combustível). Se galvanizar o tanque inteiro a zincagem vai ser realizada com eficiência na parte externa do tanque e não na parte interna.
    Se cortar o tanque para galvanizar, depois ele terá que ser soldado. Solda em superfície galvanizadas não ficam boas, já que o zinco tende a repelir a solda, além da solda promover uma zona térmica afetada no metal, gerando uma forte tendência a corrosão nesse ponto, somando ainda o risco de efetuar uma solda num tanque de combustível e ainda o fator de garantir a estanqueidade deste tanque.

    As empresas que eu conheço não realizam galvanização em tanques usados, devido o risco dos vapores de combustível.

    Ou seja esqueça a zincagem do tanque.

    []s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #3136
    Usuário Avatar de Fabiano Klug
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    Resumindo, faça um orçamento de um tanque em inox, se custar 2-3 mil reais, o que creio não passar disso, vai valer mais apena que comprar um tanque original.

  • #3137
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    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Galvanizar por fora em nada vai adiantar, já que a corrosão se dá na parte interna (contato com combustível). Se galvanizar o tanque inteiro a zincagem vai ser realizada com eficiência na parte externa do tanque e não na parte interna.
    Se cortar o tanque para galvanizar, depois ele terá que ser soldado. Solda em superfície galvanizadas não ficam boas, já que o zinco tende a repelir a solda, além da solda promover uma zona térmica afetada no metal, gerando uma forte tendência a corrosão nesse ponto, somando ainda o risco de efetuar uma solda num tanque de combustível e ainda o fator de garantir a estanqueidade deste tanque.

    As empresas que eu conheço não realizam galvanização em tanques usados, devido o risco dos vapores de combustível.

    Ou seja esqueça a zincagem do tanque.

    []s

    Agora entendi o processo.

    O jeito é partir para o Aço Inox e talvez só zincar o bocal, assim deixo mais protegido algo que tá sempre em contato com o diesel.

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.

  • #3138
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
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    Concordando com o Leob, ouso adicionar:

    Trabalhar com aços [existe uma infinidade!] NÃO é tão simples, assim. Mesmo bons profissionais: se "banhar" - mesmo que seja ouro - e submeter a "liga" à soldas, vai ter "problemas". Não sou especialista nessa área, mas acredito que ocorerrá algo similar a "anodo de sacrifício".

    Resumindo: um tanque de combustível, por mais que possa parecer um "simples" reservatório, é algo engenheirado e tem projeto!


    []s
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]


  • #3139
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Citação Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post
    Trabalhar com aços [existe uma infinidade!] NÃO é tão simples, assim. Mesmo bons profissionais: se "banhar" - mesmo que seja ouro - e submeter a "liga" à soldas, vai ter "problemas". Não sou especialista nessa área, mas acredito que ocorerrá algo similar a "anodo de sacrifício".

    Resumindo: um tanque de combustível, por mais que possa parecer um "simples" reservatório, é algo engenheirado e tem projeto!
    Exatamente...

    Só ressaltando que em conversa com o André Costalonga eu sugeri tratar o tanque com produto específico (Tank film), só verificar com o fabricante se pode ser usado em tanque para diesel.

    O André, achou estes 2 produtos:
    tankfilm Revestimento Protetor para Tanques de Gasolina
    www.protanque.com - Vantagens

    Assim que alguém tiver a resposta do fabricante seria interessante, divulgar aqui.

    []s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #3140
    Citação Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post
    ...

    Resumindo: um tanque de combustível, por mais que possa parecer um "simples" reservatório, é algo engenheirado e tem projeto!


    []s
    Então a Mitsubishi esta mal de projetista.
    Pajero Full GLS 3.2 DI-D preto (A VENDA)
    ex-Audi A3 1.8T AT prata

  • #3141
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    So posso concordar com o Plinio, é muito deslize fazer um tanque de metal ainda hoje em dia, se assim for é obrigatorio ser de inox.

  • #3142
    Usuário Avatar de Waldir Carlos
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    Plinio e Fabiano:

    Não tenho qualificação técnica suficiente, para "confrontar" o projeto do tanque, em questão. Ressalte-se, que estamos tratando do Pajero Full, made in Japan. Portanto, as minha ponderações refletem, tão somente, o discutido "tratamento químico"; pretendido pelo André.

    Em suma: o fato de o carro ser oriundo de fábricas japonesas, não significa que é imune a erros e falhas de projeto.


    EDIT: Sou "pajerista", mas NÃO sou adepto da prática defensiva apaixonada. Quando necessário, critico e "compro briga" com concessionária. Cidadania e respeito ao consumidor.


    []s
    4X4 Brasil
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    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
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  • #3143
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    Neste caso deveriamos ver se o problema é isolado de algum ano ou atualização pois isso pode ser algum problema que realmente nem seja de projeto, mas talvez de falha na produção, existe relatos deste problema em outras pajero mais antigas? Ainda que se as antigas oxidarem também, o fato de não usarem BI eletronica o problema opde passar despercebido eternamente.

  • #3144
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    Citação Postado originalmente por Waldir Carlos Ver Post
    Plinio e Fabiano:

    Não tenho qualificação técnica suficiente, para "confrontar" o projeto do tanque, em questão. Ressalte-se, que estamos tratando do Pajero Full, made in Japan. Portanto, as minha ponderações refletem, tão somente, o discutido "tratamento químico"; pretendido pelo André.

    Em suma: o fato de o carro ser oriundo de fábricas japonesas, não significa que é imune a erros e falhas de projeto.



    []s
    Lá fora o Diesel S50 e S10 existe a muito tempo.
    Então o tanque é projetado para tal.

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.

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