Galera,
Em especial aos amigos das Japonesas.
Um amigo nosso aqui de Brasília chegou de viajem quinta-feira (23/11) e o carro dele voltou apresentando os seguintes problemas.
Carro:
L-200 SPORT HPE 2003/2004 Automática:
Quilometragem Atual: Aproximadamente 108.000KM
Quilometragem quando comprou o carro: 65.000KM (Aproximado)
Carro comprado na Cotril Concessionária Mitsubshi de Goiânia 21/12/2005
- Suspensão Traseira: O carro voltou dando alguns estalos quando se faz curvas fechadas e ao passar por algumas partes do asfalto desnivelado. Andando com o carro em asfalto liso e curvas que digamos de alta não se faz o barulho.
- Embreagem: A embreagem do carro havia sido trocada logo na compra por conta da Concessionária Cotril, pois ela estava extremamente dura e, agora nessa viagem, ela começou a trepidar ao sair de primeira marcha. Ele recorda-se que na época que trocaram à embreagem do carro, colocaram a embreagem da L-200 GLS porque disseram que era mais macia.
- Turbina: No carro dele já tem instalado um manômetro da pressão de turbo e, ainda na ida, o manômetro começou a oscilar, ou seja, mantinha-se a rotação do motor em 3000rpm e o ponteiro do manômetro ficava indo de 0,8 a 1,2BAR sozinho. Nunca antes aconteceu isso. Outra coisa é que a turbina esta melejada de óleo.
- Motor: Voltou com certa vibração que não existia e quando esta acelerando forte, esta saindo uma fumaça azul.
Ele não é um desses playboys da cidade que andam com o pé embaixo, ele anda sim, as vezes, em velocidades constantes de 140km/h nas suas viagem e sempre vai com o carro bastante carregado para região de Tocantis / Pará.
Vamos aos fatos, ele me ligou agora na hora do almoço dizendo o que estava ocorrendo com o carro. Ele deixou a viatura lá na concessionária Nara Veículos aqui de Brasília para verificarem o que esta ocorrendo com esses problemas e fazerem um orçamento.
Suspensão: A Nara informou que será necessário trocar o feixe traseiro. Eu questionei se não seria melhor levar a um posto de molas que existem nas estradas.
Embreagem: A Nara informou que a Cotril realizou um procedimento errado, pois existem diferenças entre as embreagens da GLS e Sport HPE.
Turbina: A Nara falou que so outra. Essa foi para o saco e que a Mit não aconselha a instalação do manômetro que não seja feita por mecânicos credenciados da Mit. A instalação do Manômetro foi feita em uma loja de turbos para carros a gasolina aqui de Brasília.
Motor: Além de uma manutenção nos bicos e bomba eletrônica a Nara pediu para abrir o motor do carro pois a vibração esta parecendo como a de um anel de piston quebrado.
Valores:
Molas traseiras: R$ 2600,00
Embreagem: R$ 1200,00
Turbina: R$ 6000,00
Motor: So após abrirem darão o diagnostico.
Ele retirou o carro de lá indignado, pois além do péssimo atendimento, disseram a ele que o carro aparentava que havia sido feito algumas manutenções fora das concessionárias Mit e pode ter sido isso a razão dos problemas, de um mecânico não especializado mexendo no que não deve.
O carro fez manutenção na Mit até os 80.000Km depois disso em um mecânico conhecido dele em Redenção no Pará. O preço da Manutenção nas concessionárias Mit dos 90k em diante era fora de cogitação, algo de R$ 3.000,00 pra cima.
Essa é a 3º L-200 que ele tem e sabe e muito sobre os problemas de aquecimento e etc, por isso, ele é muito cuidadoso andando com o carro e com o olho no ponteiro da temperatura.
Como ele sabe que participo aqui do fórum, pediu para que eu colocasse aqui o que esta ocorrendo para ver se alguém aqui tem alguma Luz.
Pergunto aos amigos:
- O que vcs acham? Alguém já passou por isso?
- Alguém sabe aqui o Fabricante e Modelo da Turbina da L-200 Sport HPE?? Acho q poderemos cotar fora da concessionária e achar mais barata.
- Sobre a Embreagem, alguém já escutou algo assim de trocar pela da GLS por ser mais macia?
- O barulho da suspensão, alguém já viu ela estralando ou algo assim como descrito?
Pedi para ele verificar agora se o carro dele passou pelo Tal Recall Branco, ele esta entrando em contato com a concessionária.