Tenho uma L200 Triton HPE Aut 2010, e emprestei para uma amiga na semana passada para ela buscar uns cavalos. Vou contar a história toda para ficar mais divertido. Se não quiser ler a história toda, pode ir pra pergunta no final do texto.
Antes de sair, eu explico tudo sobre o carro pra ela, e ela me pergunta: "E o óleo, como tá?" Eu respondo: "Vou fazer a revisão assim que você voltar, então nem se preocupa com o óleo, tá tudo certo."
Ela sai para buscar os cavalos (200km de distância). Lá pelas tantas recebo uma mensagem: "PRECISO FALAR COM VOCÊ. O CARRO NÃO TÁ PASSANDO A MARCHA". Meu coração palpita. Maior dificuldade de falar com ela, porque ela estava num lugar com o sinal ruim. Eventualmente consigo uma ligação, e ela me conta a história.
Em uma subida na estrada, ela passou a entrada que deveria tomar, então parou para fazer o retorno. Depois de parar, não conseguiu mais sair com o carro para frente, apenas dando ré. Disse que o carro estava sem força. E aí começou a me contar que no primeiro posto que parou, o frentista olhou o óleo e disse que faltava um litro e colocou. Imediatamente pensei: "O cara botou o óleo no reservatório da transmissão e estragou tudo" ou "o motor agora tá com excesso de óleo e deu merda."
Depois ela me conta também que havia levado o carro em um eletricista porque as luzes da carretinha para puxar os cavalos não estavam funcionando direito. Me confessou que o cara que mexeu não parecia "nada capacitado".
Ela parou o carro na fazenda onde ia buscar os cavalos, e ficamos uns 2 dias em contato tentando decidir o que fazer. Eu sugeri rebocar o carro para Feira de Santana e levar na concessionária para ver o que era, e eu aproveitava para fazer a revisão. Eventualmente ela chamou um mecânico de diesel para olhar o carro, e o cara disse que "não tem problema não, pode voltar com ele e rebocar os cavalos". Pois ela embarcou os cavalos e voltou. Disse que o carro voltou a funcionar, mas estava fraco.
Ela chega com os cavalos, eu pego o carro, e quando dou partida e tento arrancar, ele tem a maior dificuldade para sair de um leve declive. Imediatamente percebo que ele não está engatando a primeira marcha. Outros sintomas: não indica a posição do câmbio no painel e o aviso do airbag está aceso. Ando um pouco com ele e realmente percebo que ele não passa marcha nenhuma. O turbo parece que não aciona também.
Entro na internet e pesquiso, pesquiso e pesquiso. Eventualmente chego na thread que mencionei no inicio deste post. L200 que não indica posição do câmbio, luz do airbag ligada e não sai da terceira. Qual o problema? Fusível da luz de ré queimado. Pelo amor de Deus, sério mesmo?
Corro atrás deste fusível de 7.5a e não encontro em lugar nenhum. Procuro na cidade e nada. Procuro na cidade vizinha e nada! Ligo para o eletricista num outro distrito que cuida do carro desta minha amiga e ele disse que tem o danado do fusível de 7.5. Envio uma foto pra ele ao lado de uma moeda de 10c para GARANTIR que ele manda o tamanho certo. Minha amiga vai la buscar. Quando chega aqui, trouxe o tamanho errado. *bate a palma da mão no rosto*
Mando mensagem para o eletricista, e ele diz: "ela não falou comigo, falou com meu pai. Se tivesse falado comigo, teria dado o fusível certo". Tudo bem, por sorte, o filho dessa minha amiga estava indo para esse mesmo distrito no MESMO dia, e ela pediu a ele que buscasse o fusível certo. Mandei mensagem para o eletricista e disse que estávamos indo buscar de novo. Quando o rapaz volta, recebo uma mensagem dizendo: "não tinha fusível de 7.5, só de 10, mas ele disse que funciona igual". É lógico que funciona igual, mas não oferece a mesma proteção.
Mando mensagem para o eletricista de novo perguntando: "Uai, você não falou que tinha o fusível de 7.5?" Ele novamente responde: "Eu tenho, mas o rapaz não me procurou! Se tivesse me procurado, eu tinha buscado no depósito." E minha caminhonete aqui parada, PEDINDO pra andar.
Pois bem que hoje eu acordo e pensei: "Bom, vou pegar um fusível qualquer de 7.5 da caixa de fusível e botar no lugar do fusível da luz de ré pra pelo menos ver se vai resolver o problema mesmo." (Isso deveria ter sido a minha primeira ideia na verdade).
Chequei o mapa de fusíveis e achei o da posição 19: "Retrovisor externo aquecido". ??? Me perguntei que diabos é isso? É um aquecedor para restrovisor externo? não encontrei nada no manual falando sobre retrovisor externo aquecido. Isso é automático? Tenho que ligar em algum lugar quando tá muito frio para não condensar água no retrovisor?
Bom, troquei o fusível de lugar et voilá! O carro voltou a funcionar =)
Agora, depois dessa história toda, a minha pergunta é: Qual é que é a desse retrovisor externo aquecido? É automático, tem que ligar? Será que mu carro tem mesmo esse sistema, ou é só para carros que estão em lugares muito frios? Alguém sabe me dizer? Eu preciso deste fusível?
Além disso, tem o lugar do fusível do teto solar (que meu carro não tem), que está vago. Posso usar ele para guardar um fusível extra né?
Se for um fusível desnecessário, vou utilizá-lo como um local para guardar um fusível reserva, além dos que vou guardar na tampa da caixa de fusível.
Vendo o impacto que o fusivel da luz de ré teve em vários outros elementos do carro, eu estou com medo de mexer no fusível do retrovisor aquecido e do teto solar, mesmo sabendo que meu carro não tem essas paradas =P
Valeu galera! Já deixo meus agradecimentos por quaisquer informações.
Ótima história, Caltabiano.
É incrível como um simples dano (queima de luz de ré) possa interferir tanto na viatura.
Que bom que solucionou.
Bem, como a maioria dos carros são mundiais, há um aproveitamento de peças que serve à vários continentes.
A caixa de fusíveis deve ser uma delas.
Pelo o que sei, nenhum carro da Mitsubishi no Brasil tem aquecedor no espelho retrovisor.
Por isso, não se preocupe.
Quanto à guardar os fusíveis sobressalentes, é quase certo que na tampa removível da caixa deles tenha ranhuras para encaixe dos mesmos, e até uma pinça plástica para sacar os fusíveis danificados.
Por isso, sugiro não guardar junto com os demais fusíveis em funcionamento.
Vai que precise trocar durante à noite e tenha pouca iluminação.
O risco de sacar a peça errada será grande.
Quanto à sua amiga ter deixado o frentista abrir o capô para olhar o nível do óleo e colocar um litro(!), apesar da sua observação expressa, melhor não comentar.
Sinceramente?
Eu iria buscar os cavalos.
Seria mais seguro.