Pessoal, peço a ajuda de vocês em mais um mistério no meu carro que tem torrado meu cérebro:
Sem motivo aparente, o pedal de acelerador eletrônico da minha triton AT diesel 2009 pára de funcionar, a rotação fica fixa em mais ou menos 1500 giros como se alguém estivesse acelerando mas o pedal fica livre e perde todo o controle da aceleração do carro, a luz de injeção se acende, então quando isso acontece basta desligar o carro e dar a partida novamente e tudo volta ao normal imediatamente, depois de um tempo a luz de injeção se apaga sozinha, o único rastro desse defeito é o erro que fica gravado no scanner, que diz mais ou menos assim:
falha no sensor potenciômetro controle entre borboleta e acelerador
de cara, o mecânico me aconselhou a troca do sensor de posição da borboleta, que por sinal, é cravado na própria borboleta então somente pode ser trocado o corpo completo, que novo e original custa 1.800 reais, por sorte tenho um amigo de uma sucata que me emprestou um corpo pra teste e se não ocorresse a falha eu pagaria a peça usada original: 700 reais; mas no terceiro dia de teste ocorreu o mesmo problema, devolvi o corpo de borboleta e dessa vez peguei para teste o pedal acelerador eletrônico completo e o interruptor de freio, sobre este último explico a razão de testá-lo também:
há uns 15 dias meu carro estava sempre queimando fusível de freio - 4 em 10 dias - e ocorreu algo de errado com o carro 1 vez - ficou amarrado, como se o freio travasse um pouco as rodas ou se o acelerador não respondesse como deveria, voltou ao normal mas mesmo assim levei ao eletricista e este passou a manhã toda mexendo até encontrar um curto na fiação da luz de freio central da tampa da caçamba, além disso ele mencionou que teríamos que trocar o interruptor de freio também, como não achamos em nenhuma loja ele disse que então o consertaria, desmontou a peça toda mexeu por dentro e a montou novamente, aparentemente tudo voltou ao normal quanto a freio, mas a questão do acelerador permaneceu e já ocorreu umas 6 vezes desde então.
Por isso pergunto: já que como o carro é automático o freio funciona como freio mas também como embreagem (de certa forma), há alguma relação entre o pedal de freio e o do acelerador??? o que poderia causar esta pane, que é intermitente e sem motivo aparente???
Pesquisando pela internet vi algo relacionado à possibilidade de o freio anular o efeito do acelerador por alguma pane elétrica no chicote ou neste sensor, já que mesmo com outro corpo de borboleta o problema voltou a ocorrer, descarto um pouco a teoria de curto no chicote pelo fato de que basta desligar a chave e ligar o carro denovo que imediatamente tudo se resolve, se fosse chicote acho que o erro permaneceria por um tempo.
O último detalhe que me faz desconfiar do freio é que o problema sempre ocorre em baixa velocidade, saída de estacionamento, da garagem, do supermercado, do semáforo, situações em que provavelmente eu estive com o freio pressionado.
Atualmente estou testando este interruptor de freio, se o erro voltar a ocorrer eu vou retirá-lo e colocar o pedal de acelerador eletrônico que também peguei emprestado do meu amigo da sucata.
Alguém já passou por isso??? Suspeitam de mais alguma coisa que cause este problema???