Meus caros,
acabei me deparando com um topico no forum que explica o seguinte sobre fluidos de arrefecimento:
Óleo solúvel
Pros: Diminui a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido;
Contra: Ataca as borrachas, ataca partes plásticas, não evita cavitação, não altera ponto de ebulição e congelamento;
Durabilidade: N/A;
Custo: Baixíssimo;
Cor: Branco (leitoso);
Proporção: 10%.
Sem etilenoglicol
Pros: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido e evita cavitação;
Contra: Não altera ponto de ebulição e congelamento, ataca ligas de alumínio;
Durabilidade: 1 ano ou 30.000 km;
Custo: Baixo;
Cor: Verde;
Proporção: 10% até 20%.
Com etilenoglicol
Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
Contra: Ataca ligas de alumínio;
Durabilidade; 2 anos ou 50.000km;
Custo: Moderado;
Cor: Azul/Verde/Amarelo;
Proporção: 40% até 60%.
Orgânico (com etilenoglicol)
Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
Contra: Ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores.
Durabilidade: Até 10 anos ou 250.000 km;
Custo: Alto;
Cor: Vermelho/Laranja;
Proporção: 40% até 60%.
Observações importantes:
Pode haver variação na cor de acordo com o fabricante, portanto consulte a embalagem.
Alguns aditivos já vem pronto para uso e não devem ser diluídos.
Respeite a proporção, excesso de aditivo também prejudica.
Alguns aditivos japoneses não são orgânicos, mas também podem ser utilizados em ligas de alumínio (não contém silicatos).
Jamais mistures aditivos com composição diferente.
Misturar aditivos iguais (composição), mas de marcas diferente até é aceitável, mas o ideal é evitar.
Em uma emergência use o que tiver ou até água pura, é melhor do que correr o risco de superaquecimento. Assim que possível corrija o defeito e volte à proporção e aditivo recomendado.
De preferência para agua desmineralizada, destilada ou livre de cloro, nesta ordem.
Água da rua (encanada) tem muito cloro, não use.
Quem tiver mais informações, fique a vontade.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...qual-usar.html (Aditivo para radiador. Qual usar!!!)
Se vc reparar direito, quem tem um veiculo como o meu, com cabeçote de aluminio, bloco de ferro e radiador de cobre/latao (ou seja, praticamente todas as pajeros com motor 2.5, 2.8, 3.2 etc), teoricamente não existe nenhum fluido recomendado!
mas na obs aparece:
Alguns aditivos japoneses não são orgânicos, mas também podem ser utilizados em ligas de alumínio (não contém silicatos).
Sei bem que a Mit vende um fluido proprio, já na proporção correta. Será que o dela é tão especial que só ele mesmo deve ser usado?
uma alternativa que propuseram foi o Havoline XLC, que é não é organico mas não tem silicato.
Anchieta Car Center
Havoline XLC (Extended Life Antifreeze Coolant)
Fluido para radiadores de automóveis e de veículos comerciais leves movidos a gasolina, etanol, para uso em sistemas de arrefecimento com longos períodos de troca. Disponível nas versões concentrada e pronta para uso (já diluída em água deionizada). Havoline XLC proporciona:
- Longos períodos de troca
- Maior vida útil da bomba
- Excelente proteção contra corrosão
- Eliminação da formação de depósitos abrasivos
Havoline XLC pode ser utilizado em radiadores de alumínio ou ligas de cobre, bem como, motores de ferro fundido ou alumínio que requeiram um produto de tecnologia orgânica isento de nitrito e silicato.
Eu acabei de trocar a bomba dágua e coloquei o bardhal radcool long life, que apesar de muito bem falado, é organico e teoricamente ataca ligas de cobre e latão. Eu já perdi um radiador, (estourou, seja lá por qual motivo) e não queria perder novamente. Estou pensando em trocar o bardahl pelo XLC.
O que vcs tem colocado em suas viaturas?