
Postado originalmente por
mfdomingues
Bom dia, geralmente as "torneirinhas" com o tempo acabam emperrando, sem contar que a vazão é baixa, eu geralmente removo a abraçadeira de pressão da mangueira inferior do radiador e deixo soltar tudo por ali.
Outra questão, pelo menos nas nossas viaturas, com a válvula termostática fria ela estará fechada, o que vai criar uma pressão negativa no bloco fazendo com que o fluído das galerias internas do bloco fique retido, eu sempre solto a flange da termostática (aproveitou e verifico como está sua abertura) e deixo vazar todo o fluído, depois só colocar água para dentro (de mangueira mesmo) e soltar de novo, umas 3 vezes e está bom.
Não esqueça de misturar o fluído com água desmineralizada fora (faço em uma garrafa pet) na proporção que o fabricante indica e vai jogando para dentro (depois de tudo conectado claro) pelo bocal do radiador, depois de cheio ligue o carro e deixe aquecer até abrir a termostática, abra o radiado e vai completando, assim remove todo o ar do sistema.
Fazer isto com o carro levemente inclinado para frente.