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Convex Datacenter
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  • #1
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    11/01/2010
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    Rodei 1.700km sem barra estabilizadora - Pajero TR4..




    Olá !!! Preciso de uma orientação.....
    A história é esquisita....mas vou contar tudo pq é surreal....rss...

    Tenho uma TR42005 manual, gasolina. Está com 67mil km, peguei com 45mil, está comigo há 1 ano.

    Fiz 2 revisões nela, 1 há 6 meses, troquei 2pneus, velas, mangueiras, pastilhas de freio, balanceamento.. e outra na semana passada: troquei a bateria e fiz alinhamento..... Tudo em oficinas de confiança, que já mexiam em outros carros meus há anos..

    Todos me falaram que o carro estava perfeito.....

    Decidi pegar 3.400km ida/volta de estrada, SP pra Chapada Diamantina-BA...

    Peguei a estrada....... Nos 1os. 100km percebi q se o carro pegasse ondulações na pista, ele "bambeava", jogando o carro levemente de um lado pra outro.... E piorava se passasse de 100km/hora...

    Liguei pro meu mecânico... ele disse q era normal, q jipinho como a TR4 jogava mesmo no asfalto.....acreditei...

    E fui.... daí, com 400km, já em MG, estava inviável dirigir o carro, pois teve momentos em que dava a impressão de perda de controle...

    Comecei a ligar pras concessionárias da região (BH e Montes Claros), e consegui marcar pro dia seguinte pela manhã em Montes Claros. Rodei 960Km até lá... desse jeito...

    Na concessionária, o cara olhou o carro de cima abaixo... disse tb q tudo estava perfeito: amortecedores, molas, suspensão, etc... Daí disse pra fazer o alinhamento de novo....

    O cara do alinhamento (uma oficina "genérica" ao lado da concessionária - q foi indicada por eles) bateu o olho e disse que o carro estava faltando uma peça - a barra estabilizadora e me mostrou as marcas....

    Ele mesmo chamou o mecânico da concessionária, e ficaram lá embaixo do meu carro discutindo, um (o genérico) falando q faltava a peça... e o outro (o técnico certificado pela Mitsubishi) falando q ele tava doido... Chamaram o especialista em peças da concessionária, olharam... pegaram o manual técnico da suspensão do carro.....

    E de fato, estava faltando a BARRA ESTABILIZADORA........ Rodei 960Km sem essa peça !!!! E nem o cara da concessionária indicou o problema...

    Bom, resumindo: lá em Montes Claros eles não tinham a peça, iria demorar 1 semana pra chegar... e eu (com a minha família no carro) no meio do caminho.....E o pior: a peça completa (barra, buchas, etc) ficaria mais de R$ 1.400,00 (sem a mão de obra)....

    Decidimos ir a 80/90km por ora e continuar a viagem, e pesquisar alternativas durante a estada.....Rodamos mais 600Km desse jeito..

    Ou seja: no momento, estou numa cidade minúscula na Bahia, a concessionária Mitsubishi mais próxima fica a 350Km daqui....

    Daí preciso de uma forcinha da galera pra me ajudar a decidir as alternativas...

    1) Ir até a concessionária Mitsubishi (350Km), pagar R$ 1.400,00 e resolver...

    2) Comprar a peça fora (aceito sugestões), mandar entregar aqui na região e procurar um mecânico "genérico" pra colocá-la (não sei a complexidade do procedimento)

    3) Comprar a peça fora e ir na concessionária só pra eles instalarem (nem sei se eles aceitam fazer isso)

    Me ajudem !!! Não dá pra rodar os 1.700km de volta pra SP do mesmo jeito q viemos.... é muito arriscado...

    Desde já, muuuuuuito obrigada mesmo !!!!

  • #2
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    Olá Cilene,

    Vc disse que está faltando uma barra estabilisadora. O TR4 tem barra estabilizadora na dianteira e na traseira. Qual delas está faltando?

    Vamos por partes tentar entender o que está acontecendo:

    1- Vc disse que começou a perceber instabilidade no seu carro já nos primeiros 100 km da viagem.

    2- Vc disse que mandou fazer uma revisão pouco antes da viagem.

    Pergunta 1: Antes da revisão vc não percebia esse comportamento, mesmo na cidade?

    Pergunta 2: Foi feita alguma intervenção na suspensão na revisão antes da viagem?

    A principal função da barra estabilizadora é conter a "rolagem" da carroceria nas curvas. Dirigindo em linha reta em piso plano, ela não tem efeito, mesmo em freadas (em linha reta). Em piso ondulado o efeito da barra e conter o balanço lateral da carroceria, melhorando o conforto.

    Na foto em anexo, aparece a montagem da barra estabilizadora dianteira, indicada com as setas vermelhas. As setas em azul indicam os pontos de fixação (abraçadeiras e buchas de borracha) da barra na carroceria. As setas em amarelo indicam a fixação das pontas da barra nos braços (bandejas) dianteiros através de duas pequenas "bieletas" (links)

    Do ponto de vista "estrutural" a ausência da barra não compromete em nada a integridade do veículo, ou seja, não vai cair nada pelo caminho, desde que o seu mecânico não tenha esquecido nada solto.

    Acredito que vc esteja com o carro carregado e essa condição é mais critica em curvas, com a ausência da barra estabilizadora, pois o carro tende a rolar mais do que o esperado.

    Não há motivo para desespero. Se vc não conseguir repor a peça, tente seguir viagem, redobrando o cuidado, principalmente nas curvas e nas ultrapassagens.
    Evite movimentos bruscos na direção que produza rolagem acentuada da carroceria (curvas fechadas). Ou seja, vc terá que guiar de forma diferente enquanto estiver sem a barra.

    Vc pode tentar baixar um pouco a calibragem dos pneus. Isso deixará o seu carro mais lento em resposta de direção (menor rolagem, como consequência). Mas não vá exagerar, principalmente se o seu carro estiver muito carregado. Faça um teste para conferir as reações.

    Comentários:

    Muito estranho o fato de "sumir" a barra. Vc já tentou perguntar para o seu mecânico se ele teve que mexer na barra por algum motivo durante a revisão e se ele não esquecer de recolocá-la?

    Se vc já está com o carro faz mais de um ano e nunca percebeu esse comportamento, e logo depois da revisão surge o problema e a barra não está no lugar, tem coisa errada nisso tudo.

    Pesquisei nos sites de possíveis fornecedores de barras, mas nenhum deles disponibiliza catálogos online. Fico devendo...

    Bem, desejo sorte e uma boa viagem.

    Sds,

    Octávio
    (19) 9173-0279
    4X4 Brasil

  • #3
    Cilene ,

    Vc não consegue saber se existe algum desmanche perto,nunca é o ideal,mas eventualmente pode resolver,tente se certificar se falta só a barra,veja se os suportes,borrachas,parafusos e porcas estão no lugar.
    Concordo com o Otavio,se não tiver jeito,vem devagar com CUIDADO que vc chega.
    Boa sorte e não deixe que isso estrague as suas ferias.

    Urbano

  • #4
    Usuário Avatar de ferramenteiro
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    Cilene,

    Tive um problema com uma pedra que bateu no na barra estabilizadora da minha Frontier lá no Chile-Atacama. Um dos suportes quebrou e ela ficava batendo, resolvi então retirar toda a barra. O carro rola um pouco mais nas curvas mas não acontece nada imprevisível. A própria inclinação acentuada vai fazer vc ir mais devagar. Rodei uns 4.000Km sem a barra e com o carro totalmente carregado e não tive nenhum problema. Se não conseguir nenhuma barra usada por aí pode rodar tranquilo.

    Qualquer dúvida estamos aí

  • #5
    Cilene

    Tá estranho isso.
    Eu tinha uma Land Rover Defender 90 e retirei as barras para o carro ter um melhor desempenho nas trilhas, mas também usada tranquilamente o carro no dia-a-dia...o carro se comportava muito bem...e olha que eu sou pé pesado heimm...sempre gostei de fazer curva em alta velocidade, mesmo com jipe...não acredito que somente a falta da bara estabilizadora esteja impossibilitando que tu consiga passar dos 10 Km/h com segurança.

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  • #6
    Usuário Avatar de Paulo_CW
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    Muita calma... Não a necessidade de ficar desesperada por causa disto... eu mesmo retirei a barra da minha Pajero para melhorar o desempenho em trilhas e rodo sem problemas por aí.

    Como já comentado, claro q vc vai sentir mais a inclinação do veículo e o seu cuidado maior fica em baixar a velocidade para questão de segurança... e entrar nas curvas um mais atenção...

    Depois com calma vc pode ir atraz da barra estabilizadora.
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

  • #7
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    Citação Postado originalmente por Paulo_CW Ver Post
    Muita calma... Não a necessidade de ficar desesperada por causa disto... eu mesmo retirei a barra da minha Pajero para melhorar o desempenho em trilhas e rodo sem problemas por aí.

    Como já comentado, claro q vc vai sentir mais a inclinação do veículo e o seu cuidado maior fica em baixar a velocidade para questão de segurança... e entrar nas curvas um mais atenção...

    Depois com calma vc pode ir atraz da barra estabilizadora.
    Vai ver então que essa TR4 já fez trilha (pesada?)!!!!!!
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #8
    Usuário Avatar de Everton Júnior
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    Cilene, se sua TR4 é 2005, so existe 1 estabilizador, o dianteiro. So saiu estabilizador na traseira nas TR4 2007 em diante, se nao me engano.
    O problema do seu carro, esta nos tensores da suspensao traseira, as buchas estao folgadas, deixando a traseira "solta". Se nao me engano sao 4 tensores, 2 grandes e 2 pequenos, na maioria das vezes sao os pequenos que fazem esse balanço. Verifique tambem o tensor que é fixado por tras do eixo para a carroceira de forma horizontal, fica entre o eixo e o ultimo bojo do escapamento.

    Abraço
    Pajero Full HPE 3.2 3 Doors - 11 A cada dia mais apaixonado por ela!

  • #9
    Quando penso que já vi tudo...a turma vende até carro faltando peça! Ou pior fazem revisão e esquecem de montar.

    Cilene, pode voltar pra casa assim mesmo, vá na autorizada e cobre sua barra estabilizadora, é ter atenção e não correr muito...pular por pular a TR4 já faz isso com ou sem barra estabilizadora, volte na tranquilidade e cobre sua peça.

  • #10
    Citação Postado originalmente por Everton Júnior Ver Post
    Cilene, se sua TR4 é 2005, so existe 1 estabilizador, o dianteiro. So saiu estabilizador na traseira nas TR4 2007 em diante, se nao me engano.
    O problema do seu carro, esta nos tensores da suspensao traseira, as buchas estao folgadas, deixando a traseira "solta". Se nao me engano sao 4 tensores, 2 grandes e 2 pequenos, na maioria das vezes sao os pequenos que fazem esse balanço. Verifique tambem o tensor que é fixado por tras do eixo para a carroceira de forma horizontal, fica entre o eixo e o ultimo bojo do escapamento.

    Abraço
    Exato, barra traseira somente apartir de 2007, se não me engano no modelo flex. Se o mecânico "esqueceu" da barra, pode também ter mexido nos amortecedores, o que explicaria a flutuação excessiva em velocidade, isso é fácil de verificar, mas é mais sério que só a barra dianteira faltando.

    Muito bem lembrado de verificar os tensores - pena que o pessoal das concessionárias seja tão incompetente!!

  • #11
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    Valeu pessoal...

    Galerinha, muito obrigada pelas respostas !!! Me perdoem pela demora em responder, estava no meio do mato...rss.. internet, nem à manivela...

    Então, a barra é só dianteira mesmo, porém acho q realmente esse não é a causa do problema de jogar a traseira, pois o problema só aparece em estrada de asfalto, principalmente em retas com pequenas ondulações.

    Pra descrever melhor: imaginem q tem 2 caras "pesados", 1 de cada lado do estribo, e daí se estou a mais de 80km/h e pego um pedaço de estrada assim, os dois caras começam a pular, 1 de cada vez de forma alternada, balançando a traseira de um lado para o outro.... Assim q piso no freio e diminuo a velocidade ele pára.

    E na terra (andei muuuito em terra e lama nesta viagem) e em baixa velocidade, ela vai perfeitinha..

    Acho q vou pedir pra algum mecânico aqui da região dar uma olhada mesmo nas buchas, pq acho q já comprei o carro sem a barra, e nunca senti nada de diferente em 1 ano.

    Uma perguntinha: o pessoal tira essa peça pra fazer trilha pesada ?... Tem mais algum indicativo de que o carro fez trilha pesada ?...

    Qdo comprei, o carro estava muito bonito, por dentro e por fora, pouco rodado e passou pelo "crivo" de um mecanico de confiança me dizendo que o carro estava blz...

    Abraços a todos e mais uma vez muito obrigada pela ajuda !!!!

  • #12
    Cilene

    Agora, do jeito que tu falou, me pareceu que pode ser problema de pneu/roda.

    Os teus pneus estão ok?
    Nenhum tá defermado?
    Os teus aros estão ok?

    Pergunto isso pq tenho um jeep que em certa velocidade os pneus fazem o jeep balançar muito. Mas é somente em uma certa velocidade (entre os 50 e 60 Km/h). Isso acontece pq os pneus do jeep deve sofrer muita deformação na trilhas. A mesma coisa poderia acontecer com o teu carro após passar um buraco.

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